Wishbox Technologies

5 projetos que só uma impressora 3D de dupla extrusão pode fazer

A dupla extrusão permite a impressão 3D de muitos projetos que não seriam possíveis com extrusão única!

Muitas pessoas podem pensar que uma impressora dupla extrusora serve apenas para imprimir projetos de duas cores. Ela também serve para isso, mas pode ir muito mais além!

Continue lendo nosso artigo e conheça 6 projetos que só uma impressora 3D de dupla extrusão pode fazer:

Por que você deve considerar uma impressora 3D de dupla extrusão?

Em seu nível mais básico, uma impressora dual extrusion aprimora a tecnologia adicionando uma segunda extrusora ao conceito do projeto, permitindo que a impressora produza a partir de dois carretéis de filamento.

Isso pode parecer um recurso superficial, mas oferece uma série de vantagens quando se trata de imprimir projetos mais complexos.

É possível utilizar a dupla extrusão para projetos que precisam construir estruturas de suporte com material específico para isso; para impressão em duas cores, ou até mesmo para compor um modelo com materiais distintos juntos.

Vamos dar uma olhada mais de perto nos tipos de projetos que essas impressoras 3D podem fazer e como elas estão tornando trabalhos complexos mais rápidos e fáceis para os usuários.

Projetos com duas cores

Furadeira de Bicolor

Furadeira Ultimaker impressa em 3D

A furadeira Ultimaker, conhecida como “Ultimaker Hand Drill”, é um protótipo visual que usa a dupla extrusão e serve de exemplo para esse tipo de aplicação.

Voltado à validação estética e de design, esta peça deve levar em consideração principal a fidelidade visual ao produto final.

Fonte: Ultimaker

Confira também esse tutorial de como imprimir com duas cores em 3D.

Peças com combinação de materiais

Combinação de filamento rígido e macio

Núcleo impresso com PLA Tough e estrutura externa impressa com TPU 95A

Na indústria existe alta demanda para fabricação de peças para uso final, peças de reposição ou ferramentas, e geralmente elas precisam abranger propriedades diferentes.

Este girador de pacotes faz parte de um processo produtivo, o modelo possui um núcleo rígido para a montagem no equipamento (impresso com PLA Tough), mas com uma superfície macia (TPU 95A Ultimaker), evitando qualquer tipo de avaria no produto final.

Peças com suporte solúvel

Gyro

Peça impressa com dupla extrusora combinada com filamento solúvel em água (PVA)

O giroscópio, conhecido como “gyro”, é um objeto muito intrigante e hipnotizante, composto por cinco dodecaedros aninhados, limitados a girar em torno de seu próprio eixo.

Ela é muito conhecida pelo seu design complexo, que só pode ser impresso graças a impressão 3D dupla extrusora combinada ao suporte solúvel em água (PVA).

Confira o processo de impressão desta peça em time-lapse:

Peça com cavidades internas

Peça impressa com PVA (filamento solúvel em água)

O filamento PVA é um material solúvel em água, que oferece melhor qualidade superficial no modelo impresso e possibilita a impressão de pequenos detalhes e cavidades internas como na peça acima.

O PVA é perfeito para imprimir modelos visuais, peças com geometrias complexas e auxiliares de manufatura que possuem encaixes ou estruturas internas complexas.

Fonte: Ultimaker

Peça com suporte breakaway

Peça com qualidade superficial

Peça impressa com suporte breakaway

O filamento Breakaway é ideal para projetos que precisam ser impressos com suporte, mas também precisam de boa qualidade na sua superfície.

Isso porque as estruturas impressas com Breakaway, podem ser removidas com facilidade do material de construção, sem deixar muitas marcas na peça.

Evitando as armadilhas das impressoras 3D de extrusora dupla

As impressoras 3D de dupla extrusão não são todas criadas da mesma forma. Muitas delas não oferecem uma separação nítida entre os filamentos, resultando em algum vazamento ou mistura de filamentos ao trocar o bico durante a impressão.

Aqui na Wishbox já testamos um punhado de máquinas “dual extrusion”, mas até hoje nenhuma delas chegou perto do sistema de extrusão dupla que a Ultimaker entrega.

A extrusão dupla da Linha S (Ultimaker S3 e Ultimaker S5) contém tecnologia de pivotação avançada para garantir uma troca limpa entre os materiais, construindo uma ‘torre’ para remover qualquer excesso de material ao trocar de materiais.

Isso reduz o risco de entupimento e proporciona uma qualidade de impressão superior à de outros equipamentos.

Recomendação da Wishbox

Trabalhamos com as impressoras 3D Ultimaker desde 2015 e por isso podemos assegurar por experiência própria sobre a qualidade, confiabilidade e durabilidade de seus equipamentos.

Não à toa, a fabricante é há muito tempo um nome confiável no campo, e mantém essa reputação com sua adição ao campo de impressão com extrusora dupla – a linha S.

Navegue pela gama de impressoras Ultimaker e filamentos compatíveis em nosso site.

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS