Wishbox Technologies

Prótese infantil transforma pacientes em super-heróis!

Um menino que não tinha um braço é presenteado com uma armadura do Homem de Ferro. Outro, que também sofria com uma deficiência nos membros superiores, hoje carrega garras de adamantium como as do Wolverine. Não foi necessária uma picada de aranha radioativa ou uma explosão de um acelerador de partículas para transformar esses garotos em super-heróis.

Na verdade, o processo foi muito mais simples. Esses fatos incríveis aconteceram graças a impressão de uma prótese infantil 3D! Confira a seguir a matéria completa e veja também outras aplicações na medicina.

As impressoras 3D impressionam mais e mais pessoas a cada dia, mas muita gente ainda não conhece a dimensão do impacto que essa tecnologia pode ter. Já foram impressas roupas, instrumentos musicais, armas de fogo e até casas! Apesar dessa infinidade de possibilidades, destacaremos, neste post, um tipo específico de impressão: de prótese infantil 3D.

O custo da prótese impressa

Um dos grandes benefícios da impressão de próteses é a redução de custos. As próteses tradicionais costumam ser caríssimas, e muitas crianças com necessidades físicas não têm condições de comprar uma. No entanto, graças às impressoras 3D e aos profissionais que se dedicam em criar projetos de baixo custo, muitos pequenos estão com nova esperança.

A rede e-NABLE

O e-NABLE é uma rede de pessoas de diferentes áreas que se juntam para contribuir, de alguma forma, com a produção e com o desenvolvimento de próteses infantis feitas por impressoras 3D. As próteses criadas por esse grupo não são colocadas à venda, e sim disponibilizados gratuitamente.

As próteses de super-heróis

Algumas dessas próteses desenvolvidas têm um “poder” especial: encantar a criança que a recebe. Isso porque as impressões podem assumir formas personalizadas e foram inspiradas nos membros de personagens das histórias em quadrinhos que fazem sucesso entre a criançada:

Homem de Ferro

Um desses incríveis projetos foi desenvolvido por um dos profissionais voluntários do e-NABLE. Pat Starace criou uma prótese de mão infantil inspirada no personagem vivido por Robert Downey Jr. — e que, inclusive, entregou uma dessas próteses pessoalmente a Alex Pring, na época com 7 anos de idade. A mão tem luzes e compartimentos para acessórios e sensores. Starace disse que esse tipo de prótese é uma ótima forma para ajudar a criança a enfrentar o seu problema e aproxima os colegas de escola. Afinal, quem não quer ter um amigo super-herói?

robert-downey-jr-3d-printed-prosthetics-for-children

Wolverine

Outro incrível modelo baseado em personagens dos quadrinhos foi desenvolvido por Aaron Brow. Ele desenvolveu uma prótese baseada no braço do Wolverine! O modelo tem as garras do herói, tornando a prótese num braço de fazer inveja. Esse é outro exemplo que, assim como anterior, tem um benefício psicológico e social muito grande para crianças deficientes.

Prótese por Aaron Brown

Esse tipo de iniciativa mostra que a humanidade ainda é capaz de nos surpreender positivamente e que os avanços tecnológicos podem trazer cada vez mais benefícios. A prótese infantil 3D pode dar superpoderes a muitas crianças deficientes. Mas cá entre nós: os verdadeiros heróis dessa história são as pessoas que se dedicam em trazer esperança e renovar os sonhos desses pequenos, não é mesmo?

Gostou deste post sobre prótese infantil 3D? Então não deixe se inscrever na nossa newsletter para receber mais artigos legais como este!

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS