Wishbox Technologies

Medicina em impressão 3D: 6 aplicações incríveis!

A tecnologia segue em crescimento exponencial atingindo diversas áreas, e novidades surgem a todo o momento, como os benefícios da medicina em impressão 3D, desafiando o que parecia impossível até pouco tempo atrás! É isso mesmo! Nesse contexto, as impressoras 3D vem se destacando no cenário da saúde, ganhando espaço pela sua multifuncionalidade — sabia que existem, inclusive, diversas aplicações e usos da medicina em impressão 3D? Neste artigo, vamos falar sobre alguns dos incríveis produtos criados pela impressão 3D para melhorar a vida de muitas pessoas e até salvar algumas delas:

1- Tecido para vasos sanguíneos

A partir de uma ideia que surgiu na Universidade de Harvard, pesquisadores estão criando um modelo 3D que pode simular os vasos sanguíneos humanos, já pensou? Os pesquisadores usaram um bioimpressora 3D para criar um modelo de fibra de agarose (molécula derivada de açúcar) para servir como molde para os vasos sanguíneos.
Vasos sanguíneos impressos em 3D
Embora essa iniciativa ainda não esteja à disposição no mercado, essa novidade já está em fase de testes promissores e deve aparecer nos próximos anos como uma solução para salvar invidas! Leia também: Impressão 3D salva vidas durante o surto de coronavírus na Itália.

2- Próteses de baixo custo

As próteses não são novidade na medicina, mas o alto custo e baixa possibilidade de personalização tornam-se grandes barreiras para aqueles que possuem poucos recursos. Porém, com estudos realizados na Universidade de Toronto em parceria com outras empresas, já é possível confeccionar próteses muito mais baratas com a ajuda da impressão 3D! Além disso, a facilidade de personalização característica desse método de fabricação, contribui para a adaptação de pacientes específicos.
Prótese impressa em 3D
O sucesso dessa tecnologia de impressão 3D na medicina já é algo concreto! Testada em países que sofreram com guerras na qual parte da população teve membros amputados, as próteses demonstraram uma efetividade acima do esperado e estarão em breve à disposição de todo o mundo!

3- Ossos

Os ossos artificiais são uma combinação de certos produtos químicos como pó de cerâmica, moldando partes ou conjuntos em praticamente qualquer formato. O objetivo futuro é aperfeiçoar esse processo para que as próteses ósseas possuam uma característica similar à dos ossos humano, incluindo fatores como regeneração para adaptação a longo prazo no organismo!
Ossos sendo projetados e impressos em 3D

4- Válvula de coração

Utilizando um sistema de impressão com duas extrusoras, já é possível imprimir uma combinação quase perfeita para simular as funcionalidades de uma válvula de coração! Essa novidade ainda está em fase de pesquisas, mas em breve serão realizados testes em ovinos para a determinação da efetividade desse processo, que em caso de sucesso, deverá revolucionar a medicina moderna!
Modelo de coração sendo impresso em 3D
Leia também: 6 iniciativas com impressora 3D contra o coronavírus.

5- Reparação de crânio

A técnica para reparar crânios fraturados já é vista em alguns países pelo mundo. Na Holanda, uma jovem recebeu um implante impresso feito em plástico, encaixado perfeitamente na região lesionada em virtude do alto potencial de customização apresentado na medicina em impressão 3D. Na China e na Eslováquia, dois procedimentos similares foram realizados, mas dessa vez utilizando titânio, mostrando a possibilidade de operar com diferentes materiais para casos particulares. Interessante demais, não é mesmo?
Prótese de crânio plástica impressa em 3D

6- Órgãos

Imagine como seria incrível se uma impressora 3D fosse a grande doadora de órgãos universal! Ainda em fase de testes, é possível que dentro de uma década essa prática deixe de ser sonho e se torne realidade, chegando ao mercado para transformar a vida de muita gente. Atualmente, partes impressas contendo células de fígado já existem, sendo utilizados em laboratórios para testar novos medicamentos e mostrando boa efetividade, mas por um período de poucas semanas apenas. E uma novidade que chocou o mundo recentemente foi o coração 3D. Isso mesmo, uma impressora 3D, em Israel, foi capaz de imprimir um coração de 3 centímetros a partir de tecidos celulares, e isso abriu os olhos de cientistas do mundo inteiro sobre como a medicina pode ter resultados promissores com impressão 3D.
Protótipo de órgão impresso em 3D
Se a impressão 3D já está revolucionando a medicina desta forma, o futuro próximo reserva inovações que deverão dar vida nova a milhares de pessoas pelo mundo, fazendo da tecnologia uma grande aliada da saúde, não é mesmo? E você, conhece alguma aplicação da medicina em impressão 3D que não citamos? Nos conte nos comentários! Não esqueça de se inscrever na nossa newsletter para mais novidades e informações relevantes sobre impressão 3D!

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS