Wishbox Technologies

Prototipagem funcional na ABB Robotics

Ao substituir os métodos de produção tradicionais por soluções internas, a impressão 3D oferece às empresas em todo o mundo a oportunidade de economizar tempo e dinheiro. A ABB Robotics escolheu as impressoras 3D Ultimaker para fazer protótipos de garras para seu robô YuMi, trazendo novas oportunidades para a empresa.

A ABB Robotics é líder global em tecnologias de energia e automação. A empresa desenvolve robôs industriais para qualquer tipo de aplicação na indústria automotiva, eletrônica e de manufatura. Eles se concentram na melhoria da eficiência e produtividade, minimizando o impacto ambiental. Visto que a inovação é um aspecto fundamental de seus negócios, a prototipagem é uma faceta importante.

De semanas a horas

“Em comparação com as garras tradicionais de alumínio, que eram muito caras e levavam cerca de 5 semanas para cada alteração de projeto, os designs impressos em 3D custavam quase nada e levavam cerca de uma hora para serem criados”
– Guillaume Pradels é co-desenvolvedor do YuMi

O robô YuMi é dedicado à montagem de pequenas peças e projetado para agarrar, selecionar e posicionar peças e fazer inserções. O YuMi precisa de diferentes formatos de garras para manusear peças diferentes, o que requer a geração de vários protótipos.

O desenvolvimento dos protótipos dessas garras era feito anteriormente internamente e, para a fabricação real dos protótipos, a ABB tradicionalmente confiava em fornecedores externos. Isso estava consumindo muito tempo e dinheiro, diz Guillaume, então eles começaram a buscar alternativas.

Protótipos funcionais de garras de robôs

Quando Guillaume trouxe a ideia da impressão 3D na ABB, as pessoas ficaram céticas no início. Eles estavam acostumados a aplicar protótipos tradicionais feitos de metal para seus robôs, e a ideia de substituí-los por plástico não foi bem recebida.

Guillaume, que sempre se interessou pela impressão 3D, decidiu levar uma maquete de design a uma feira para que lá fosse impressa em 3D. Depois de uma hora, o modelo foi impresso. Quando ele o trouxe de volta ao escritório, seus colegas de trabalho ficaram impactados ao ver o resultado.

Fabricação tradicional vs. impressão 3D

Em comparação com as tradicionais garras de alumínio, que eram muito caras e levavam cerca de 5 semanas para cada iteração, os designs impressos em 3D custavam quase nada e levavam cerca de uma hora para serem criados. Quando seus colegas puderam ter o resultado real em suas mãos e ver a qualidade da impressão, eles se convenceram de que a impressão 3D era a solução.

Diferentes formatos de garras são necessárias para pegar diferentes peças

Ao imprimir as garras internamente, a ABB acelera todo o processo de várias semanas para apenas alguns dias, pois a impressão leva apenas algumas horas. Observações de Guillaume:

“Como os novos designs agora podem ser impressos de um computador sem ter que passar por todas as etapas de pedido e entrega, economizamos muito tempo e dinheiro. Podemos fazer muito mais testes que não seríamos capazes de fazer sem a solução de impressão 3D”

Desde que ele apresentou a ideia de usar a impressão 3D em seu departamento, outras pessoas na ABB começaram a olhar para as possibilidades de prototipagem rápida e fabricação interna.

Curioso para ver como a impressão 3D é usada em outros casos na indústria? Faça o download gratuito do nosso Guia de impressão 3D na indústria!

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS