Wishbox Technologies

Replicator 2: a máquina que imprimiu história.

A tecnologia de impressão 3D FDM (ou Modelagem por Fusão e Deposição) já existe desde o final da década de 80, sendo criação do americano Scott Crump e gatilho que resultou na criação da Stratasys, uma das gigantes na prototipagem industrial. Conheça como a Replicator 2 foi capaz de tornar seu mercado acessível trazendo qualidade semelhante e ficou marcada para sempre como a jóia da MakerBot Industries antes de sua aquisição pela Stratasys:

Em 2009 um trio de hackers de hardware, inspirados pelo movimento Open Source e a comunidade RepRap, criaram a Startup MakerBot Industries e tornaram a impressão 3D pela primeira vez algo barato, graças a máquina Cupcake CNC e as gerações que a seguiram.

wired-replicator-2
E mudar o mundo foi o que ela fez, abrindo as portas para um novo mercado.

Em 2012 os ideais da jovem empresa deram luz à MakerBot The Replicator 2, cuja missão seria popularizar a impressão 3D. E foi justamente isso que ela fez, como evidenciado na capa da revista Wired de outubro de 2012 onde foi escrito “Essa máquina irá mudar o mundo”.

Empregando o conceito plug and play unido de uma construção robusta e durável, a Replicator 2 oferece também grande área de impressão e qualidade vastamente superior às demais impressoras de sua época (e alguns argumentam que até da geração atual).

 

Uma ferramenta acima de tudo

welcome-replicator-2

Enquanto as gerações atuais de impressoras 3D visam facilidade, conectividade, interfaces mais inteligentes e integração à nuvem, as Replicators 2 possuem um mindset de “fazer acontecer” de forma eficiente, mantendo apenas as funções necessárias para que realizem seu serviço, onde elas se provam espantosamente capazes.

Com uma área de impressão considerável (285 x 153 x 155 mm), a capacidade de realizar trabalhos demorados sem comprometer a qualidade da peça final e entregar uma resolução consistente de 100 mícron, essa máquina é por muitos considerada a melhor máquina já criada pela MakerBot.

Capacidade sem perder facilidade

Não deixe o fato da máquina ser focada em utilidade lhe dar a impressão de que sua operação é difícil, pelo contrário, seu workflow focado em resultado lhe trás o modelo final no mínimo de passos possível. Apesar de lhe faltar capacidade de streaming em tempo real de vídeo e acompanhamento em nuvem, essa máquina compensa em confiabilidade e qualidade.

Maior número de unidades mundiais

A MakerBot ajudou a criar e viveu o boom da impressão 3D iniciado em 2013, resultado de grande exposição da mídia e equipamentos capazes de atiçar a curiosidade. Esse evento tornou o emprego das máquinas em diversas áreas algo cada vez mais comum, na liderança dos inúmeros modelos que começaram a surgir desse mercado estava a Replicator 2, cujas especificações desafiam até mesmo impressoras de geração atual, apesar dos 5 anos que estas tiveram em inovação.

Por conta dessa explosão da indústria, a Replicator 2 recebeu o título de impressora 3D com maior número de unidades mundiais pelos dados publicados pela fornecedora.

We <3 Making Things

Algo que realmente respeitamos em um equipamento são as formas como seus desenvolvedores mostram sua dedicação e paixão pelo o que acreditam em detalhes que acabam dando a “personalidade” para o que seria apenas um produto. E o fato é que a Replicator 2 é muito carismática, com seu jeito maker de resolver problemas e aparência robusta, seu foco é criar coisas, e as faz como ninguém.

A cada projeto concluído, a mensagem “We <3 Making Things!” (nós amamos fazer coisas) é mostrada em seu display, com uma música de sucesso apropriada.

Outro ponto interessante é a capacidade de modificar sua máquina com projetos da própria base de usuários, que foi encorajada a mexer e mudar suas máquinas para realizar tudo o que quisessem. Seja uma impressora de chocolate, uma máquina de tatuagem automatizada ou até mesmo bioimpressora, tudo isso e muito mais já foi feito utilizando uma replicator 2, graças a um bom projeto e suporte da vasta comunidade.

replicator-2-thingiverse-community
Modificações para a Replicator 2 na comunidade Thingiverse.

A Replicator 2 foi um grande marco na história da impressão 3D, e até hoje é uma máquina de grande estima aqui na Wishbox Technologies (e em todo lugar que já trabalhou com ela realmente), por esse carinho que temos por essa grande peça da história decidimos que ela mais uma vez merecia o holofote. E você, o que faria com uma Replicator 2?

Conheça os produtos Makerbot

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS