Wishbox Technologies

Hospital Moinhos de Vento quebra barreiras geográficas com robô de Telepresença

Robôs de Telepresença ganharam força durante a pandemia e vieram para ficar. O Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre-RS, adotou essa tecnologia junto à Wishbox e vem revolucionando a forma como atende seus pacientes.

A Medicina Sem Limites Geográficos

Imagine um mundo cujo a medicina não tenha limites geográficos. Onde o seu médico possa realizar uma cirurgia complexa, sendo acompanhado por algum outro médico que esteja em qualquer lugar do mundo, e seja referência no assunto. Parece incrível, certo? Porém não se trata mais de imaginação, isso já é uma realidade!

Em 2020,no Hospital Moinhos de Vento, um paciente chamado Saul Pavanelo, após realizar o procedimento de prostatectomia radical robótica (que consiste na  remoção completa da próstata através de um sistema robótico que proporciona ampliação da imagem e uma visão 3D dos campos operatórios, permitindo o controle total sobre o procedimento), recebeu a visita de um dos maiores especialistas em cirurgia robótica urológica no mundo, sediado em Los Angeles, na Califórnia (EUA), o cirurgião robótico, André Berger. 

O urologista realizou o atendimento de Saul, junto de dois colegas, Marcelo Quintanilha e Artur Paludo, e também, de um grande urologista americano chamado Monish Aron, que estava nos Estados Unidos durante a consulta. Tudo isso graças ao robô Temi de telepresença.

Relatando brevemente, o fato até parece algo simples, mas reflita que um paciente no Brasil conseguiu ser atendido por um especialista nos Estados Unidos sem que ele precisasse se deslocar do seu país.

Isso significa a completa quebra da barreira geográfica para medicina, os robôs de telepresença permitem que especialistas talentosos estejam presentes em qualquer lugar do mundo, ajudando pacientes e colegas médicos em situações desafiadoras.

Leia também:  Robôs de telepresença a serventia da medicina

A Experiência do Real no Virtual

Na primeira visita depois da cirurgia, Aron pôde avaliar com nitidez o estado pós-operatório de Saul, graças aos recursos do Robô Temi, como o áudio de 20W, com equalizador de alta fidelidade e suas duas câmeras RGB de profundidade.

Sobre a experiência, Saul relatou: 

Você conversa como se estivesse na presença daquele profissional porque está nítido. Não importa a distância, pois a qualidade do sistema e do som é muito boa”.

O grande diferencial do robô de telepresença, é a sua qualidade de imagem e som, além dos seus sensores de movimento, que proporcionam a experiência de interagir com a pessoa do outro lado da tela de uma maneira muito próxima de uma interação real.

Você pode estar pensando que a experiência possa ser semelhante à de uma chamada de vídeo comum entre dois celulares, mas te afirmo que não. 

A interação com o robô Temi traz uma sensação completamente diferente do que uma chamada de vídeo em alguma plataforma de mensagens, não só por conta da sua qualidade audiovisual, mas também pelos seus 6 sensores lineares de navegação, que oferecem uma movimentação precisa de 360°.

Através do robô de telepresença, se torna viável a visita de familiares distantes, ou até mesmo para aqueles familiares que são grupo de risco e ainda evitam ambientes como hospitais, devido à pandemia. Essa experiência consegue unir o melhor do mundo virtual e do mundo físico

Leia também: Residencial Sênior usa robôs de telepresença para conectar familiares na pandemia

A Tecnologia é inevitável

Nos últimos anos a tecnologia dos robôs de telepresença vem evoluindo cada vez mais, e através dessa iniciativa do Hospital Moinhos de Vento, fica claro que é sempre possível inovar. Vimos o quanto a tecnologia pode ser benéfica e transformadora de vidas. A tecnologia é inevitável, e quem não se atualizar deixará de experienciar praticidades que somente ela oferece.

O robô Temi não tem utilidade somente para hospitais, mas também pode ser de grande serventia no mundo corporativo, para que gestores possam  comandar seus times sem necessariamente precisarem estar presentes no escritório, e até mesmo em escolas e universidades, quando o aluno, ou professor não puder se fazer presente por motivos de força maior. 

A telepresença vem se provando cada vez mais presente e eficiente, em breve, os robôs de telepresença se tornarão itens comuns, e até mesmo essenciais para um hospital. Pacientes poderão receber visitas de familiares, e médicos de forma mais prática e segura, livres de risco de contaminações.

Por isso, clique no banner abaixo para um dos nossos consultores te mostrar a melhor forma de encaixar o robô de telepresença Temi no cotidiano do seu negócio, seja em seu consultório, empresa ou universidade.

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS