Wishbox Technologies

Ultimaker Cura 5.0 – Fique por dentro das mudanças e benefícios para sua impressão 3D

O Ultimaker Cura 5.0 chegou! Nesta versão, temos o prazer de afirmar que você pode esperar algumas das maiores melhorias que o software já viu! Incluindo maior qualidade de impressão ao imprimir detalhes e paredes finas, peças impressas mais resistentes e tempo de impressão reduzido para usuários de impressoras 3D Ultimaker.

Incrível não é? Então leia nosso resumo mastigado dos principais recursos e vantagens do Software Ultimaker Cura 5.0:

Impressões melhores, mais inteligentes e mais rápidas com o novo mecanismo de fatiamento

A primeira e maior melhoria no Ultimaker Cura 5.0 é o novo e revolucionário mecanismo de fatiamento que permite alterar a configuração da largura variável da linha (variable line width) ao fatiar arquivos.

Na versão anterior, os arquivos fatiados apenas configuravam a largura de linhas constantes, com a largura exata dependendo do diâmetro do bico e das configurações de largura de linhas usadas. O resultado foi que ao fatiar um arquivo, se parte da impressão tivesse duas linhas e meia de espessura, duas linhas seriam geradas, com um pequeno espaço deixado entre essas duas linhas. Muitas vezes, partes da impressão com menos de uma linha de espessura não seriam impressas.

Nos casos em que haviam pequenos vãos entre as paredes, também era possível gerar linhas internas com erro ou inconsistentes.

À esquerda: Ultimaker Cura 4.13 e à direita: Ultimaker Cura 5.0

Isso geralmente resultaria em lacunas internas em sua peça impressa. Ou ainda pior, o cabeçote de sua impressora também teria que fazer muitos pequenos movimentos que resultariam em erro ao imprimir, o que diminuiria a velocidade da impressão e também criaria muitas vibrações e ruídos desnecessários.

Confira esta comparação de como a largura de linha variável lida com linhas entre a versão 4.13 e a versão 5.0.

À esquerda: Ultimaker Cura 4.13 e à direita: Ultimaker Cura 5.0

Como você pode ver, a largura das linhas é ajustada de forma automática na versão mais recente, o que significa que as lacunas são reduzidas e as linhas internas irregulares são eliminadas.

O resultado dessa mudança é enorme. As peças impressas são mais fortes e os detalhes que antes eram impossíveis agora estão ao seu alcance!

Uma ótima maneira de ver isso é na visualização do slicer. Como exemplo, aqui estão alguns modelos pequenos do Benchy sendo visualizados no Ultimaker Cura 4.13.

Um Benchy fatiado em escala de 20%, 15% e 10% no Ultimaker Cura versão 4.13

As partes em cinza do modelo são detalhes tão pequenos que não podem ser fatiados. Esses modelos foram fatiados em uma impressora 3D Ultimaker com um print core AA de 0,25 mm a uma altura de camada de 0,1 mm.

O modelo em escala de 20% parece bom, mas as versões de 15% e 10% possuem partes inteiras que se tornaram muito pequenas para imprimir.

Agora veja os mesmos modelos no Ultimaker Cura 5.0:

Um Benchy fatiado em escala de 20%, 15% e 10% no Ultimaker Cura versão 5.0

Como você pode ver, o novo mecanismo de fatiamento fez com que todo o modelo fosse fatiado corretamente em todas as três escalas. Em uma impressora bem ajustada, esses modelos não devem ter problemas para serem impressos.

Perfis de impressão mais rápidos

Além das melhorias em relação à resistência e detalhes das peças, o novo mecanismo de fatiamento também nos possibilitou melhorar ainda mais nossos perfis de impressão Ultimaker, tornando-os mais rápidos do que nunca. Qualquer pessoa que use uma impressora 3D Ultimaker com nossos perfis de impressão recomendados pode esperar reduções de até 20% no tempo de impressão.

Os usuários que atualizaram anteriormente para o Ultimaker Cura versão 4.13 saberão que os perfis de impressão nessa versão também diminuíram os tempos de impressão. Nosso trabalho nos perfis de impressão Ultimaker está em andamento e esse novo mecanismo de fatiamento abriu um novo mundo de melhorias em potencial. Os usuários da Ultimaker podem ter a certeza de que estamos sempre nos certificando de que os perfis de impressão fazem pleno uso de tudo o que o Ultimaker Cura tem para oferecer.

Melhorias adicionais

As seguintes melhorias também foram incluídas na versão do Ultimaker Cura 5.0:

  • Suporte para o chip Apple M1: Corrigimos vários bugs visuais, o que significa que os usuários do chip Apple M1 agora tiveram a sua compatibilidade aprimorada.
  • Integração com o mercado Ultimaker renovada: Simplificamos o fluxo de trabalho para acessar o Ultimaker Marketplace dentro do Ultimaker Cura. A interface do usuário foi aprimorada e agora é mais fácil e rápido encontrar e instalar plugins e perfis de materiais.
  • Interface do usuário aprimorada: Muitos ajustes e melhorias foram feitos na interface do usuário, incluindo vários novos ícones e uma plataforma de impressão virtual atualizada.

Assista o evento de lançamento oficial do Ultimaker do CURA 5.0!

Assista ao recente Showcase da Ultimaker (em inglês), onde o Ultimaker Cura 5.0 foi anunciado para ver como os especialistas do setor estão usando esta versão mais recente em uma variedade de aplicações.

Se alguma coisa aqui o inspirou a imprimir em 3D, você pode baixar a versão mais recente do Ultimaker Cura 5.0 gratuitamente para usar todos os recursos mencionados neste artigo e muito mais!

Saiba mais

Se esse conteúdo ajudou você, não dei de assinar gratuitamente a Newsletter da Wishbox para receber mais informações como esta e ficar por dentro das novidades. 

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS