Wishbox Technologies

Fell the Peel: Conheça o copo impresso em 3D feito de casca de laranja

Suco de laranja espremido na hora é um tira-gosto delicioso. Mas o que acontece com a casca de frutas? Geralmente é jogado fora para apodrecer, não é mesmo? Mas o estúdio italiano Carlo Ratti Associati teve uma idéia criativa envolvendo a impressão 3D para criar algo útil. O Feel the Peel é um bar de suco de laranja que transforma a casca de frutas usadas em copos impressos em 3D -bioplásticos – dos quais você pode beber suco de laranja. Foi desenvolvido com a Eni, a empresa de energia. A máquina protótipo tem 3,1 metros de altura e uma cúpula circular com capacidade para 1.500 laranjas. Quando você pede um suco de laranja, ela desliza para baixo, é cortada ao meio e espremida. A casca é então deixada cair em um recipiente na parte inferior da máquina e as sobras das cascas são secas e moídas para fazer o “pó”. Em seguida, ele é misturado com os grânulos de PLA para criar um material pronto para impressão 3D em um copo.
“O princípio da reutilização é uma obrigação para os objetos de hoje”, explica Carlo Ratti. “Trabalhando com a Eni, tentamos mostrar essa idéia de maneira muito tangível, desenvolvendo uma máquina que nos ajuda a entender como as laranjas podem ser usadas muito além do suco”.

Beba um suco de laranja em um copo de casca de laranja

Para criar os copos de casca de laranja, o bioplástico é aquecido e derretido para formar filamentos de impressão 3D. A impressora 3D fica no meio do bar de suco. Os visitantes conseguem ver como o copo é criado e depois enchido de suco. Após o término da bebida, o copo pode ser reciclado. Poderia ser triturado e reciclado em outro copo para manter a economia circular em movimento. Ratti explica que em futuras versões da máquina, veremos funções que incluem a impressão de tecido para roupas a partir de uma casca de laranja. copo impresso em 3d Leia também: Mitos e verdades sobre impressão 3D. A tecnologia FDM não é considerada segura para alimentos… E, a reciclagem do PLA não é tão trivial quanto a reciclagem tradicional, ou seja, copos de papel. Se você for para Milão, poderá visitar o Circular Juice Bar na Singularity University Summit. A máquina não é banda de rock, mas está em turnê por parte Europa. Quer ler mais conteúdos como este sobre o universo da impressão 3D? Fonte: Dezeen

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS