Moda e tecnologia: Conheça a coleção de Danit Peleg impressa em 3D

Atualizado em: 10 de outubro de 2019 às 5:26

A designer de moda Danit Peleg, começou a trabalhar em sua coleção para um curso de Fashion Design na Universidade de Shenkar, em Israel. Em vez de tecido regular, ela decidiu usar a impressão 3D. No começo, ela mal entendia sobre isso, embarcou em uma jornada sem nem imaginar qual seria o resultado. Continue lendo nosso post para entender a repercussão desse projeto.

O que você deve saber:

  • É a primeira coleção de moda impressa em 3D inteiramente usando impressoras 3D desktop
  • Feita por Danit Peleg, 27, como parte de sua coleção de pós-graduação para seu curso de Design de Moda na Faculdade de Engenharia e Design de Shenkar
  • Levou 9 meses de pesquisa e desenvolvimento, mais de 2.000 horas para imprimir (cerca de 400 horas por equipamento)
Coleção totalmente impressa em 3D, desenvolvida por Danit Peleg (Fonte: Danit Peleg)

Ela queria ver se seria possível criar uma peça de roupa inteira usando uma tecnologia acessível a qualquer pessoa, uma impressora 3D desktop.

“Minha inspiração foi Liberdade Guiando o Povo, de Eugène Delacroix. Eu modifiquei para parecer uma imagem 3D ”, conta em seu site. “Eu fui inspirada a trabalhar com os muitos triângulos presentes na composição da pintura.”

Moda e impressão 3D: Escolhendo o material certo

A primeira peça em que ela se concentrou foi a jaqueta “Liberte”. Ela modelou a jaqueta usando o software Blender. Quando os arquivos 3D estavam prontos, ela começou a experimentar diferentes materiais e impressoras 3D.

Esta jaqueta impressa em 3D sofreu muitas mudanças, do design ao material (Fonte: Danit Peleg)

Peleg testou diferentes materiais que você pode imprimir com uma impressora 3D desktop (PLA, soft PLA). Ela passou um mês experimentando o PLA. Sendo um material quebrável, ela não estava indo muito bem na sua aplicação. O material era muito inflexível – e essa é a propriedade chave de qualquer tecido “real”. O avanço veio quando ela foi apresentada à filamentos mais flexíveis como o TPU, então ela finalmente conseguiu imprimir sua jaqueta vermelha.

Leia também o guia: Materiais para impressão 3D

Este filamento parece um tecido

Peleg se sentiu segura para trabalhar em modelos mais elaborados para o resto da coleção. Ela começou a experimentar diferentes tipos de padrões. “Eu encontrei os Materiais Celulares Meso-Estruturados de Andreas Bastian”, Peleg escreve em seu blog, “e combinando suas estruturas incríveis e os materiais flexíveis, eu pude criar tecidos rendados que eu poderia trabalhar- assim como o pano”.

O material plástico flexível flui muito bem (Imagem: Danit Peleg)

Para seu vestido azul, ela modificou os padrões para que eles tivessem uma sensação 3D – agora eles têm um “relevo” e não são apenas tecidos planos.

Uma vez que ela descobriu como imprimir têxteis, Peleg estava a caminho de criar uma coleção completa. Demorou mais de 2.000 horas para imprimir em 3D (cada parte dos têxteis, em tamanho de folha A4, levou em torno de 20 horas para imprimir). Então, ela instalou uma “rede de impressão 3D” completa em casa.

Moda e tecnologia: O grande sucesso da impressão 3D

Para seu desfile de moda e tecnologia de impressão 3D, que acabou sendo um grande sucesso, Danit Peleg também imprimiu os sapatos para suas modelos. “Eu queria que as modelos usassem materiais 100% impressos em 3D, incluindo os sapatos.” Os designs foram inspirados por Michele Badia.

A jovem estilista afirma: “Quando eu comecei, não tinha certeza de que seria capaz de fazer isso acontecer, mas com a ajuda de pessoas incríveis, consegui realizar meu sonho – imprimir minha própria coleção de moda em 3D”.

Ela ainda continua: “Gostei do fato de poder criar sem intervenções; Eu poderia projetar meus têxteis e fabricar minhas roupas, tudo da minha própria casa. Eu não precisei comprar roupas que alguém escolheu para vender. Eu poderia fazer o minhas próprias roupas.

Aplicando toques finais para o ensaio fotográfico (Imagem: Danit Peleg)

A partir de suas idéias revolucionárias que chamaram atenção dos holofotes – e por ser a primeira coleção do mundo a ser inteiramente criada usando impressoras 3D desktop – em pouco tempo de carreira Danit já possui grande reconhecimento no mundo da moda.

A estilista tem sido destaque em espaços de renome mundial, como Vogue, The New York Times, Women’s Wear Daily e em 2018, ela foi reconhecida como uma das mulheres mais importantes da Europa em tecnologia pela Forbes. Além disso, Danit já palestrou na TED sobre o conceito de moda para o futuro.

O que ela pensa sobre a moda e tecnologia de impressão 3D agora? “Eu acho que isso é apenas o começo. À medida que as tecnologias evoluem, logo estaremos imprimindo nossas roupas em casa. Eu gostaria de permanecer na indústria e trabalhar com outros designers de moda que querem experimentar e pesquisar novas formas de criar moda usando a impressão 3D. ”

Danit ainda defende que a impressão 3D pode mudar transformar completamente a moda: “Há muitos benefícios e pode ser uma alternativa real e sustentável ao mundo que conhecemos hoje”. Ela ainda aponta os benefícios da tecnologia no mundo fashion: 

  • Personalização e customização: As roupas se encaixam exatamente no corpo do consumidor, porque cada impressão pode ser única; 
  • Digitalização: Imagine o upload de seus designs on-line e imediatamente com milhões de pessoas baixando e imprimindo-os; 
  • Zero desperdício: A impressão não requer o corte de excesso de materiais, portanto, os resíduos na produção são pouquíssimos; 
  • Nenhum estoque: Com essa tecnologia, as roupas são sob demanda; 
  • Democratização da moda: Imagine como será a indústria da moda quando todos os consumidores puderem comprar e imprimir suas roupas em casa; 
  • Reciclagem: Será possível reciclar roupas e fazer novos filamentos e depois imprimir um novo vestido.

E aí, o que você achou da impressão 3D na moda? Conte nos comentários se você usaria ou não essas roupas impressas! Não esqueça também de se inscrever na nossa newsletter para receber mais novidades sobre o universo da impressão 3D.

Referências:
DanitPeleg.com
Instagram Danit Peleg

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados