A KAV Sports usou Manufatura Aditiva para fabricar capacetes 3D para ciclismo personalizados e feitos sob encomenda, que são mais confortáveis e seguros.
Esses capacetes serão produzidos usando materiais customizados e manufatura aditiva. O capacete KAV Portola, que foi nomeado pela Time Magazine como uma das “maiores inovações de 2022”, é feito de um material exclusivo de nylon com fibra de carbono desenvolvido especialmente para atender a rigorosos critérios de desempenho e estética.
Whitman Kwok, fundador e CEO da KAV Sports, afirmou que o objetivo do projeto é salvar vidas. A KAV Sports queria projetar um capacete com melhor ajuste que as pessoas gostassem de usar. Para que os clientes pudessem desfrutar dos benefícios da personalização, a KAV teve que superar os limites de material e produção.
Desenvolvendo o ajuste ideal
Capacetes de bicicleta tradicionais são feitos de espuma de poliestireno expandido (EPS) moldada por injeção e vêm em um a três tamanhos, o que não é suficiente para se adequar a uma ampla variedade de tamanhos e formas de cabeça. Além disso, capacetes padrão carecem de estabilidade, durabilidade e conforto.
A KAV queria um material tão leve quanto o EPS, mas que também funcionasse bem em temperaturas de -15 graus Celsius a acima de 60 graus Celsius. Os engenheiros da KAV examinaram mais de 20 materiais disponíveis comercialmente, mas nenhum deles atendia aos requisitos da empresa para absorver impactos em alta velocidade e permanecer estável em condições climáticas adversas.
A KAV solicitou a ajuda da Jabil, fabricante de filamentos para impressão 3D, para desenvolver um material que fosse rígido e durável, mas flexível o suficiente para suportar tanto altas quanto baixas temperaturas. Além de ser melhor na absorção de energia, o material precisava ter melhor adesão entre suas camadas para desempenho consistente e uma aparência mais agradável.
Colocando a ciência dos polímeros em primeiro lugar
A Jabil e a KAV desenvolveram e testaram até trinta iterações de fórmulas e compostos de polímeros personalizados antes de estabelecer um composto proprietário de nylon com fibra de carbono com todas as qualidades necessárias. A experiência da Jabil em processamento de materiais, testes e escalabilidade foi fundamental na criação do polímero, na composição do filamento final e na obtenção da certificação do sistema de gestão de qualidade ISO 9001.
Para atingir esse marco, a Jabil implementou avanços extensivos na formulação de materiais, desenvolvimento de compostos, integração de sistemas de materiais e acreditação ISO 9001 para seu sistema de gestão de qualidade.
Em seguida, a KAV realizou os testes exigidos pela Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA (CPSC) para obter a certificação de segurança. Quando a KAV lançou o capacete Portola com o novo material em abril de 2022, a empresa afirmou que o dispositivo não apenas cumpria, mas também excedia em mais de 25% os critérios de segurança para resistência a impactos da CPSC dos EUA.
Melhorando a experiência do cliente
O material exclusivo da KAV está disponível nas cores cinza, preto e branco, oferecendo aos clientes uma variedade de opções. Capacetes feitos sob encomenda podem ser entregues em duas a três semanas, graças a um processo simples de ajuste personalizado e impressão 3D.
Essas estruturas únicas de absorção de energia não poderiam ser fabricadas usando técnicas convencionais. Além disso, a manufatura aditiva ajuda a KAV Sports a reduzir custos de produção e desperdício.
Como resultado bem-sucedido, a KAV pretende expandir sua linha de produtos e alcance de mercado.
Assine a nossa newsletter para se manter inspirado com as últimas notícias sobre impressão 3D! Você também pode acompanhar o nosso canal no YouTube para acessar mais conteúdos exclusivos.
Até a próxima!