Wishbox Technologies

Os benefícios da impressão 3D por tecnologia e indústria

A impressão 3D beneficia muitas empresas em diversos setores e indústrias. A tecnologia – também conhecida como manufatura aditiva – é uma maneira rápida e fácil de criar protótipos internamente e de fabricar ferramentas e produtos de uso final.

A capacidade de fabricar múltiplas versões de uma peça rapidamente, resulta em uma abordagem mais bem-sucedida para um projeto final – geralmente a um custo muito reduzido. A impressão 3D também pode ser usada para educar alunos nas escolas e até mesmo aprimorar algumas práticas médicas.

Quais são os benefícios da impressão 3D?

Um dos melhores aspectos da impressão 3D é sua versatilidade. As empresas podem alcançar uma variedade de resultados diferentes, dependendo do material e do tipo de impressora usada.

Por exemplo, um engenheiro pode querer criar uma ferramenta específica para sua máquina. Ao selecionar um material durável e resistente ao calor, com alta resistência à tração, o engenheiro pode imprimir um produto acabado que atenda perfeitamente às suas necessidades.

Como alternativa, empresas como a oficina automotiva TMC de Tarso Marques, podem demonstrar peças personalizadas aos clientes imprimindo com materiais que oferecem acabamento de alta qualidade e alta resolução (incluindo pequenos detalhes).

Em poucas horas, foram produzidos protótipos para teste de encaixe e ergonomia deste volante na TMC

Benefícios da impressão 3D por tecnologia

A escolha do material não é a única coisa a se considerar ao imprimir em 3D. O tipo de tecnologia também determinará os resultados que você gera. Aqui está um esboço de algumas das tecnologias mais comumente usadas e suas vantagens.

Benefícios da impressão 3D FDM / FFF

A impressão 3D FDM / FFF (fabricação de filamento fundido) permite que os usuários imprimam com uma ampla variedade de materiais, o que é útil para quem deseja criar mais de um tipo de item impresso. Também é barato, fácil de usar e simples de aumentar a escala – algo que as pequenas e médias empresas apreciam.

Benefícios da impressão 3D SLA

Uma impressora SLA (estereolitografia) usa um laser para imprimir com resina com precisão. As vantagens da impressão 3D com SLA é que itens complexos podem ser criados com facilidade. Isso é útil para imprimir peças de engenharia complexas ou fazer bens de consumo, como jóias.

Benefícios da impressão 3D SLS

A tecnologia SLS funciona fundindo uma matéria-prima em pó, normalmente um polímero. Com o SLS, as peças acabadas têm propriedades mecânicas relativamente altas em todas os aspectos (propriedades mecânicas isotrópicas).

Benefícios da impressão 3D por material jetting

Embora o material jetting tenha algumas desvantagens, ele é valorizado por sua capacidade de produzir um acabamento excepcionalmente liso usando resina líquida. Isso é ideal para empresas que imprimem bens de consumo de uso final, por exemplo.

Se você quiser saber mais, leia nosso guia completo com as diferentes tecnologias de impressão 3D.

Benefícios da manufatura aditiva

De maneira mais geral, um dos principais benefícios de todas as tecnologias de impressão 3D (em termos ecológicos) é a redução de resíduos. O material é adicionado em vez de removido, o que significa que você só usa o que é necessário. É considerada uma das formas mais econômicas de prototipagem interna e melhora muito a eficiência do fluxo de trabalho.

Uma das principais aplicações da impressão 3D é a prototipagem de produtos, como esses fones de ouvido BOSEbuild

Benefícios da impressão 3D por setor

Diversas indústrias já identificaram as vantagens da impressão 3D. Aqui estão algumas dicas de como eles usaram a tecnologia para aprimorar suas práticas.

Benefícios da impressão 3D na fabricação

A tecnologia permite que as empresas criem ferramentas, gabaritos, acessórios e mesmo peças de reposição impressas em 3D de forma rápida. Isso significa que o maquinário pode ser configurado mais rapidamente, a variação é reduzida durante o encaixe e a montagem e os processos de produção são mais simplificados. Ao usar materiais resistentes ao impacto, como ABS ou Nylon , empresas como a Ford podem imprimir ferramentas adequadas para uma linha de produção ocupada, sempre que necessário.

Leia também: Ambev: Mais confiabilidade na produção com impressora 3D

Os benefícios da impressão 3D no desenvolvimento de produtos

Muitas empresas se beneficiam dos protótipos impressos em 3D. Os projetos podem ser avaliados rapidamente, os protótipos funcionais simplificam o teste de usabilidade em termos práticos e o feedback pode ser obtido rapidamente do mercado-alvo. Isso também significa que os produtos chegam ao mercado com muito mais rapidez. A Embraco usou a impressão 3D no processo de desenvolvimento do produto, criando vários protótipos de seus conjuntos de peças para lavadoras.

Benefícios da impressão 3D na educação

Professores e palestrantes usam a impressão 3D para explicar ideias e aprimorar a compreensão dos alunos. Os alunos também podem experimentar e explorar a impressão 3D, testando teorias e refinando conceitos. Às vezes, materiais que oferecem muitos detalhes são adequados – como o PLA. Alternativamente, um material como o CPE pode ser mais apropriado, pois é fácil de usar e produz resultados confiáveis. Aqui está um exemplo de como a Universidade UNIFEBE aproveitou o potencial da tecnologia para o curso de engenharia mecânica.

Benefícios 3D em arquitetura e design

Uma das vantagens da impressão 3D é que as empresas podem criar modelos de seus projetos, seja para mostrar aos clientes ou para revisar e refinar suas ideias. O PLA é perfeito para imprimir com mais detalhes, tornando-o o material preferido para arquitetos. A oficina TMC de Tarso Marques, por exemplo, usa um conjunto de várias impressoras Ultimaker para aprimorar seu processo de design.

Benefícios 3D no setor médico

A impressão 3D está mudando a cara da saúde, seja criando próteses personalizadas ou ajudando a explicar procedimentos cirúrgicos para pacientes com impressões 3D. A tecnologia pode até ser usada para produção de guias cirúrgicos – por exemplo, a Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, usa uma impressora 3D para criar modelos que ajudam no planejamento, diminuindo o tempo das cirurgias e também o tempo de recuperação do paciente.

Quer saber mais sobre os benefícios da impressão 3D e como aplicar na indústria? Baixe nosso guia gratuito agora mesmo.

como aplicar a impressora 3D na indústria

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS