Wishbox Technologies

Como Medir Moldes de Alumínio de Tamanho Grande Efetivamente

Com o rápido desenvolvimento e o tremendo progresso técnico nas indústrias na última década, o projeto estrutural dos produtos tornou-se mais complexo e houve uma quantidade inédita de diversos moldes. Com a proporção de superfícies de forma livre aumentando e os requisitos de precisão para processamento de moldes, aumentando a precisão na medição de moldes, que geralmente enfrenta muitos desafios.

Os métodos tradicionais de medição de molde são geralmente feitos manualmente usando ferramentas de medição de contato, como ferramentas vernier ou micrômetros. Apenas alguns atributos, como largura, altura e profundidade do molde podem ser medidos, enquanto a curvatura das superfícies e as entradas são difíceis de medir. Esses métodos de medição não são apenas complicados e demorados, mas também difíceis de garantir a qualidade e a precisão da medição de moldes de grande porte, tornando a medição de moldes uma parte muito demorada e trabalhosa da fabricação industrial.

Ferramentas de medição tradicionais (fonte: Baidu)

Por esta razão, a medição por scanner 3D sem contato atraiu gradualmente a atenção da indústria de fabricação de moldes e se tornou um dos principais métodos de medição de moldes industriais devido à sua capacidade de superar os déficits dos métodos de medição tradicionais e alcançar inspeção de alta qualidade.

 

Cenário

 

Uma fábrica de moldes fez um molde de alumínio de 1,5m x 1m de acordo com as necessidades do cliente. Devido às diferenças significativas no equipamento de processamento e tecnologia, em muitos casos, o molde não consegue atingir a precisão necessária após a produção. Por isso, a medição de moldes torna-se uma etapa necessária no processo de fabricação de produtos industriais.

Devido ao grande tamanho do molde de alumínio, as ferramentas de medição manuais tradicionais não são capazes de obter com precisão as informações completas dos dados do molde. Para melhorar o dilema atual de resultados de medição ruins e trabalho de medição ineficiente, a fábrica de moldes optou por usar um scanner 3D portátil para realizar a medição 3D do molde.

 

Processo de medição e inspeção

 

Para este processo de medição, a fábrica de moldes escolheu o scanner 3D portátil de luz azul dupla EinScan HX. Devido à integração de laser azul e fonte de luz LED azul em um dispositivo, o EinScan HX é compatível com vários cenários de aplicação em medição. Devido à sua portabilidade, manuseio amigável e alta velocidade de leitura, o complexo ambiente de trabalho da fábrica não é mais um obstáculo complicado durante o processo de medição, mas um desafio aceito com entusiasmo pelo EinScan HX trazendo grandes melhorias para a eficiência da medição de qualidade.

 

Etapa 1: Aplicação de pontos de referência

 

Para esta peça, o modo de escaneamento a laser do EinScan HX foi selecionado. Antes da digitalização, os pontos de referência foram aplicados na peça do molde de alumínio reflexivo.

Peça com pontos de referência

Etapa 2: Escaneamento 3D

O modo laser tem uma velocidade de escaneamento de 480.000 pontos / s. O técnico gastou apenas 10 minutos para obter os dados completos do modelo 3D de alta precisão do molde de alumínio diretamente.

Medição em 2D

 

Etapa 3: Escaneamento 3D

Para verificar se o molde de alumínio atende aos detalhes com precisão, os dados digitalizados do molde de alumínio e um modelo digital do projeto original foram importados para o software de medição Geomagic Control X. Depois que as coordenadas foram alinhadas, a análise de comparação de desvio foi realizada usando o cromatograma para obter o diagrama de desvio anotado. Finalmente, o relatório de medição foi exportado.

Medição em 3D

Nesta aplicação específica, podemos ver o EinScan HX usando o modo laser para medir moldes de alumínio de grande porte. O processo de digitalização levou menos de 30 minutos, desde a aplicação de pontos de referência à digitalização 3D até a obtenção do relatório de análise de comparação final. Este método economizou muito tempo em relação aos métodos de medição tradicionais e resolveu muitos problemas paramétricos que não podem ser detectados por ferramentas de medição tradicionais.

O EinScan HX combina de forma inovadora a fonte de luz LED azul e o laser azul em um único dispositivo, que oferece os principais benefícios de ambas as tecnologias de digitalização 3D: a velocidade e a eficiência da luz estruturada LED e a precisão e os detalhes do laser em um único scanner 3D. O EinScan HX é um dispositivo multifuncional e compatível com uma variedade de materiais de superfície e tamanhos de objetos.

Além disso, ao optar pelo modo de digitalização rápida do EinScan HX, a fonte de luz LED azul pode ser usada para digitalizar e obter os dados 3D de peças de molde com características óbvias, sem a necessidade de pontos marcadores de colagem. Isso melhora a eficiência de todo o processo de aquisição de dados e satisfaz várias necessidades dos usuários, além de fornecer uma solução viável e rápida para medição de produto e engenharia reversa.

 

 

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS