Wishbox Technologies

Comunidade 3D no combate ao COVID-19 no Brasil (e como você pode ajudar)

Comércios e escolas fechadas, home office e muita tensão, são alguns resultados da pandemia do COVID-19 no Brasil, mas por outro lado, a comunidade 3D está mobilizada para reduzir ao máximo as proporções do impacto desse vírus.

Prestadores de serviços, empresas e até makers, se dedicam a fabricar equipamentos de proteção e outros dispositivos para os profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus!

Foram criados canais de comunicação entre quem pode ajudar e quem precisa de ajuda, e as impressoras 3D trabalham 24/7 para atender as demandas!

Confira aqui alguns dos projetos de destaque da comunidade 3D que já estão ajudando a combater o COVID-19 no Brasil com o uso da tecnologia:

Ou se preferir, ouça nosso conteúdo do #Wishcast:

1- Brasil Contra o Vírus

A comunidade 3D Brasil Contra o Vírus envolve profissionais, acadêmicos, cientistas, empresas e outras entidades privadas, instituições públicas e o governamentais.

Os voluntários envolvidos no projeto usam impressoras 3D para produzir equipamentos e acessórios para os profissionais da saúde que estão trabalhando em meio a pandemia.

Os fundos arrecadados são usados para financiar soluções opensource para auxiliar o Sistema de Saúde Brasileiro durante a crise de COVID-19.

São projetos de equipamentos de proteção individual como máscaras, dispositivos como ventiladores para auxiliar no tratamento pulmonar e acessórios como válvulas para respiradores.

comunidade 3d o que voce pode fazer para ajudar a combater o covid 19 no brasil rede brasil contra o virus
Empresa Leroy Merlin envolvida com o projeto “Brasil Contra o Vírus” produzindo máscaras de proteção

Leia também: Impressão 3D salva vidas durante o surto de coronavírus na Itália.

2- SOS 3D COVID-19

A plataforma SOS 3D COVID-19 foi desenvolvida para arrecadar fundos para a produção de máscaras de proteção para os profissionais da saúde de diversos hospitais.

O projeto arrecada doações financeiras para compra de materiais para impressão das máscaras.

Essas máscaras são distribuídas principalmente para hospitais públicos municipais, estaduais e federais.

Já foram arrecadados mais de R$ 46.500,00 e já foram produzidas mais de 3.600 máscaras para proteção dos profissionais da saúde.

comunidade 3d o que voce pode fazer para ajudar a combater o covid 19 no brasil sos 3d covid 19
Máscaras produzidas a partir do projeto SOS 3D COVID-19 no Rio de Janeiro

Leia também: Máscara de proteção impressa em 3D ajuda médicos e enfermeiros no combate ao COVID-19.

3- Projeto HÍGIA

O Projeto Hígia foi desenvolvido por um grupo de mulheres (Women in 3D Printing Brazil) que trabalham com impressoras 3D como projetistas, pesquisadoras e entusiastas.

Um novo projeto de máscara de proteção foi criado para também atender as demandas de profissionais da saúde em meio a pandemia do COVID-19 no Brasil.

Neste projeto, as Instituições podem fazer pedidos do equipamento de proteção, enquanto voluntários em todo o Brasil podem usar suas impressoras 3D para atender aos pedidos.

Mais de 15 mil máscaras Hígia já foram entregues em todo o Brasil, e já foram arrecadados mais de R$ 6.600,00 na 2ª vaquinha online criada pelo grupo.

comunidade 3d o que voce pode fazer para ajudar a combater o covid 19 no brasil projeto higia
Máscara Hígia desenvolvida pela Women in 3D Printing Brazil

4- ATITUDE 3D

O projeto #Atitude3D também segue o mesmo princípio dos demais projetos que reúnem usuários de impressoras 3D para imprimir máscaras de proteção aos profissionais da medicina.

Hospitais e Instituições de Saúde do estado do Paraná estão sendo beneficiados por esse projeto desenvolvido pela Empresa Produteca, localizada em Curitiba.

Neste projeto, também é arrecadada ajuda financeira para a produção das máscaras, e voluntários de Curitiba e região também podem se inscrever para ajudar.

Mais de 15.400 máscaras de proteção já foram entregues e mais de 19.900 máscaras estão sendo produzidas para atender às demandas.

comunidade 3d o que voce pode fazer para ajudar a combater o covid 19 no brasil atitude 3d parana
Máscaras sendo impressas em Curitiba na empresa Produteca

Leia também: 6 iniciativas com impressora 3D contra o coronavírus.

5- Missão contra COVID-19

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e a ABDI estão oferecendo 20 milhões em financiamento à soluções na luta contra o COVID-19 no Brasil.

O projeto “Missão contra COVID-19” tem como objetivo financiar projetos de instituições e empresas que querem ajudar na luta contra o coronavírus no Brasil.

Foram selecionados projetos que ajudam a prevenir, diagnosticar e tratar o coronavírus, como a fabricação de mais respiradores mecânicos, produção de EPI’s e o desenvolvimento de testes rápidos de detecção.

Entre essas soluções estão consultorias, metrologias, testes e análises, além de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Leia também: SENAI oferece milhões em financiamento na luta contra o coronavírus no Brasil.

Comunidade 3D engajada pelo Brasil

É notável que a comunidade 3D vem movendo todos os seus esforços para combater o COVID-19 no Brasil.

São vários projetos, com centenas de voluntários usando suas impressoras 3D para ajudar neste momento tão necessário!

Na Wishbox também estamos fazendo nossa parte na produção de Face Shields para doação à rede pública de saúde para as unidades que atendem ao surto de coronavírus.

Para ampliar nosso potencial de ajuda nesse momento delicado, estamos conectando os hospitais que precisam de equipamentos e pessoas que possuam impressoras 3D para produção.

Se você tem interesse em participar dessa rede, se inscreva no projeto que mais se identificou de acordo com sua disponibilidade ou necessidade.

Se você souber de mais algum projeto ou tiver alguma dúvida, deixe nos comentários!

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS