Wishbox Technologies

Projeto ROPE: ação catarinense que visa empoderar a educação

Fabricação digital dá vida à iniciativa que pode muito bem mudar a forma como crianças são introduzidas aos conceitos mais básicos do ensino. O projeto catarinense ROPE da Univali traz novas perspectivas para velhos problemas, confira!

Na quinta-feira dia 25 de maio a equipe do laboratório LITE (Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação) deu um grande passo em união da prefeitura do município de Balneário Camboriú (Santa Catarina) em direção à uma educação de maior qualidade, onde tecnologia se integra de forma natural ao desenvolvimento de crianças do ensino básico.

O simpático ROPE, anagrama para RObôs Programáveis Educacionais, traz uma metodologia lúdica para apresentar conceitos básicos de aritmética, desenvolver o cognitivo, lateralidade (noção de direita e esquerda), a coordenação motora, estimular a interação em forma de brincadeiras e incentivar a planejar ações, ampliando o raciocínio lógico e o pensamento focado em objetivos.

O robozinho será testado no núcleo de educação Carrossel, onde 3 unidades foram entregues na cerimônia do dia 25. O que nos leva a a:

Cerimônia de entrega do ROPE

Com direito à apresentação de balé e hino cantado por alunos (cortesia do projeto Oficinas), o início do evento foi um verdadeiro deleite para os pais, as crianças também se mostravam muito animadas com tudo que acontecia. Tivemos também a palavra de representantes da prefeitura do município, do Centro Educacional Municipal Vereador Santa (local do evento) e da Univali, que compartilhavam de expectativas positivas com o projeto que já pretende expandir a distribuição dos robôs para mais 10 núcleos só em Balneário Camboriú.

rope-cerimonia
Números, mapas e formas geométricas podem ser abordadas em diversas atividades com o brinquedo, como demonstrado na cerimônia.

 

Além de alunos, educadores e pais, o evento foi também prestigiado pelo jornalista Jairo Marques, colunista da Folha de São Paulo, que se mostrou bem engajado com as propostas do projeto.

Após as apresentações e da palavra sobre o projeto ser dada, era hora da entrega. 3 crianças foram ao palco onde os robôs foram posicionados em tapetes pedagógicos, ilustrando algumas das aplicações propostas para o ROPE.

Além das unidades, a equipe da Univali fornecerá material de suporte e capacitação para educadores que pretendem implementar o projeto em sua grade.

Depois da demonstração ao vivo, os brinquedos foram levados à “brinquedoteca” onde a criançada pôde brincar à vontade com os novos amigos digitais. Uma coisa bacana sobre o projeto é o fato dele contar com sons distintos para cada ação e botões bem definidos em alto relevo, permitindo que deficientes visuais também possam interagir.

crianças-rope
na brinquedoteca a molecada pôde experimentar de perto como é interagir com o ROPE.

 

Como a fabricação digital possibilitou esse projeto?

O ROPE pode parecer um projeto simples em seu estado atual, graças a maestria da equipe do LITE em planejar e executar, simplificando cada vez mais o processo de recriar os robôs (cujo hardware e software são livres e distribuídos para serem implementados onde for necessário).

3 anos atrás porém, onde os conceitos começaram a tomar forma, foi onde surgiram certos desafios a serem vencidos. Como se cria um protótipo de forma custo-consciente e com agilidade suficiente para permitir versões suficientes para garantir um produto final otimizado para o público desejado?

conceito-rope
Conceitos iniciais do ROPE (fonte: univali)

Corte a laser e a impressão 3D foram então integradas ao projeto ao longo do percurso. Com adição do trabalho manual dos talentosos makers que compõem o grupo. O que garantiu que a iteração atual do robô não só funcionasse, como também possuísse interface amigável para crianças de 4 a 7 anos de idade.

A versão final ainda carrega consigo botões impressos em 3D aqui mesmo (os da capa do post), na Wishbox! Foi incrível participar da concepção desse projeto tão especial. Placas cortadas a laser finalizam a exterior do modelo, com uma cara simpática que conecta com os pequenos.

O projeto ROPE hoje já promete revolucionar o ensino básico do município de Balneário Camboriú, e existe potencial para expandir não só pelo estado de santa catarina, como também pelo país inteiro. O impacto que a tecnologia pode fazer no ensino é imensurável, e nós da Wishbox gostamos sempre de incentivar onde podemos!

Esperamos que a história de hoje tenha lhe inspirado, se gostou do que viu aqui, por que não dá uma olhada no nosso e-book? Ele trás outras aplicações fantásticas da impressão 3D no ensino brasileiro, você não pode perder!

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS