Veja 5 dicas para fazer negócios com impressoras 3D

Atualizado em: 10 de outubro de 2019 às 5:33

Montar uma empresa focada em negócios com impressoras 3D é algo bem desafiador, mas que pode proporcionar muita satisfação e sucesso para quem tiver coragem para começar. Não existe um manual para se atingir os seus objetivos neste mercado, mas é possível dar início a tudo no caminho certo ao seguir alguns passos importantes.

Para ajudar, nós da Wishbox reunimos essas principais recomendações abaixo. Veja 5 dicas para fazer negócios com impressoras 3D:

CONFIRA 5 DICAS PARA FAZER NEGÓCIOS COM IMPRESSORAS 3D

1. Tenha uma ideia inovadora

Fazer negócios com impressoras 3D é uma das mais novas tendências do mercado, mas apenas isto não é o suficiente para lhe proporcionar sucesso. O seu objetivo sempre deve ser agregar valor ao mercado. Ou seja, procure oferecer um produto que vende porque é inovador, não só por ser relacionado a impressão 3D. Neste exercício mental, você também deverá desenvolver os diferenciais do seu negócio, aquilo que o seu cliente em potencial só obtém ao comprar de você.

Um bom exemplo dessa criatividade em inovar é a Vortic Watches Co., empresa americana que traz de volta do passado incríveis relógios customizados. Eles fazem seu produto juntando tecnologia em impressão 3D de ponta e tecnologia vintage com os métodos antigos de manufatura, o resultado são relógios de aparência incrível.

 

negócios com impressoras 3D negócios com impressoras 3D

A Vortic combina tecnologia em impressão 3D de ponta e tecnologia vintage de manufatura.

2. Venda um serviço, não produtos

Muitas pessoas possuem impressoras de papel em casa: então, como que gráficas se mantém em funcionamento? O segredo dessa questão deve ser o grande motivador do seu negócio: o foco precisa estar em oferecer um serviço, e não apenas produtos. A SOLS é uma empresa que foca em oferecer solas de sapato ergonômicas personalizadas para cada cliente e possui muito sucesso neste âmbito. Uma dica para agregar mais valor ao serviço oferecido é fornecer além da impressão um design 3D personalizado do item e uma pós-produção de qualidade (acabamento do produto).

negócios com impressoras 3D
A SOLS foca em oferecer solas de sapato ergonômicas sob medida.

3. Busque boas referências

Existem diversas empresas que se tornaram bem-sucedidas ao fazer negócios com impressoras 3D. Um exemplo é a 3D Trophy Factory, especializada na produção de troféus via impressão 3D, é capaz de entregar produtos altamente personalizados para cada cliente. Outra boa referência é a Print+, especializada na desenvolvimento de fones de ouvido inovadores. Através da impressão 3D, eles incorporaram a tendência “DIY” Do It Yourself (faça você mesmo), onde cada cliente pode comprar o projeto e os componentes eletrônicos e imprimir seu próprio fone nas cores e tamanho desejado.

Dessa maneira, a Print+ teve sucesso em oferecer um produto customizado, que otimiza recursos e logística. Eles viram através da impressão 3D, usando a  Ultimaker, uma forma de aproximar as ideias da realidade, criando materiais possíveis de serem impressos na forma de design desejada. Pense bem, por que não investir em um nicho ou viés para o qual existe demanda? Busque estas e outras referências para saber de que forma conduzir a sua empresa.

Leia também: Novos negócios que já faturaram com impressão 3D.

4. Mantenha os custos baixos

Ter as finanças sob controle é essencial para qualquer tipo de negócio. Independentemente de quanto capital você obteve em investimento, é muito importante que você saiba manter os custos baixos. Escolha uma base de operações que seja eficiente e não comprometa o seu orçamento. Que tal cogitar um espaço de coworking? Durante a etapa inicial de vida da sua empresa, também é essencial encontrar alternativas para certos tipos de gastos, como viagens e contratações.

5. Aquisição de impressora 3D X outsource da impressão

Para analisar qual a melhor opção para o seu negócio, é preciso considerar os prós e contras de adquirir sua impressora ou terceirizar processos. A terceirização (outsourcing) significa nenhum investimento em impressora 3D ou treinamento. Porém, lead-time e o alto custo a longo prazo ainda podem ser significativos, quando comparados a uma aquisição de impressora 3D. As impressoras 3D desktop oferecem uma ótima alternativa para prototipagem por exemplo, sem exigir um investimento financeiro significativo.

Hoje já é possível até mesmo produzir peças finais, com a gama de materiais oferecidos por impressoras como a UIltimaker. Elas entregam resultados profissionais, custos mais baixos, lead-times mais rápidos, liberdade para personalização e mais interações com o cliente. Além disso, você consegue uma maior escalabilidade, ou seja, você realiza suas produções de acordo com a sua demanda. Se você precisar de maior produtividade, você pode facilmente aumentar seu número de impressoras para atender o volume.

As impressoras 3D FDM Ultimaker são uma ótima alternativa para prototipagem.

Além dessas dicas para aplicar as impressoras 3D ao seu negócio, nós da Wishbox também indicamos que você fique de olho nas tendências e previsões da impressões 3D. Pensando nisso, desenvolvemos um infográfico para te deixar por dentro desse mercado tecnológico. E agora, tudo pronto para dar início aos seus negócios com impressoras 3D?

 

Compartilhe!

Comentários:

  1. Pretendo iniciar um negócio com impressora 3d, mas não sei nada a respeito dos materiais de produção, será que o tipo de material é plástico ou metálico?

    1. Bom dia Walteriano, as impressoras 3D operam com termoplásticos, contemplando uma vasta gama de opções entre resistências, aparências e peculiaridades.

    1. Oi Gilberto, tudo bem?

      Nossas impressoras conseguem alcançar até a altura de 45cm em uma única peça, mas se feito em partes separadas não há limitação!

      Ficamos à disposição.

      Abraço! 😉

  2. Boa noite!!
    Estou querendo abrir um negócio próprio, e gostaria de receber mensagem sobre a impressora 3 d. E quais oportunidades poderia abrir.

  3. MEU FILHO PERDEU O EMPREGO RECENTEMENTE E EU GOSTARIA DE AJUDÁ-LO COMPRANDO UMA IMPRESSORA 3D PARA QUE ELE COMECE UMA ATIVIDADE HONESTA, PARA SUSTENTAR SUA FAMÍLIA. ELE TRABALHAVA NA ÁREA ESPORTIVA. QUAL A IMPRESSORA 3 D QUE VOCÊS RECOMENDAM PARA QUE ELE POSSA COMEÇAR NESSA ÁREA? DESDE JÁ FICO MUITO GRATO SE VOCÊS ME RESPONDEREM.

    1. Boa tarde Luiz!

      Por que você não entra em contato com nossa equipe de consultoria (comercial@wishbox.net.br)? Assim conseguem encontrar a impressora ideal para seu filho! Boa sorte nos negócios, e qualquer coisa, pode contar com a Wishbox!

  4. Muito bom seu post. Parabéns! passando por quei novamente pra acessar suas dicas incríveis, já aproveito e te convido também a dar uma passada no meu último post explicando um pouco mais sobre sobre o tema proposto. Creio que irá se indentificar bastante ao acompanhar o que compartilho lá. Te aguardo Ok? Xau!

  5. Olá.
    Gostaria de orientação.
    Pretendo iniciar um novo negócio ligado a impressão 3d.
    Não sendo da área comercial, qual nicho de mercado encontraria menor dificuldades e apresenta maior demanda? Como teria que fazer para captar clientes nesse segmento? Qual o investimento necessário?

    1. Olá Marcelo, tudo bem? A impressão 3D pode oferecer muitas oportunidades diferentes. Pela própria característica desta tecnologia que permite personalização e produção em baixas escalas, é possível atender a nichos bem específicos. Não existe uma receita de bolo, ou a dica certa do mercado para você, mas aí já está uma dica, procure problemas em comum de algum nicho que você possa resolver com artigos impressos. Outra dica é ficar de olho nas tendências – trends – do mercado. Com uma impressora 3D você poderá rapidamente entrar em um mercado novo. Com relação à investimento recomendo investir em uma impressora profissional, se você pretende ter um alto volume de produção. Você pode conversar com um dos nossos consultores para entender mais sobre os modelos, tecnologias e preços. A dica final e mais importante é continuar lendo os artigos e E-books da Wishbox para que você fique um expert em impressão 3D e entenda melhor as alternativas e como se posicionar no mercado. Antes de investir é importante estar bem informado!! Um abraço e boa sorte!

    1. Olá Junior, tudo bem? A linha de impressoras 3D desktop da Ultimaker é desenvolvida para entregar a melhor qualidade de impressão de forma mais facilitada possível aos seus usuários, ou seja, ela praticamente funciona sozinha e ainda entrega resultados incomparáveis! Um de nossos consultores entrará em contato com você em breve para tirar suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados