Wishbox Technologies

Veja 5 dicas para fazer negócios com impressoras 3D

Montar uma empresa focada em negócios com impressoras 3D é algo bem desafiador, mas que pode proporcionar muita satisfação e sucesso para quem tiver coragem para começar. Não existe um manual para se atingir os seus objetivos neste mercado, mas é possível dar início a tudo no caminho certo ao seguir alguns passos importantes.

Para ajudar, nós da Wishbox reunimos essas principais recomendações abaixo. Veja 5 dicas para fazer negócios com impressoras 3D:

Ou se preferir, ouça esse post no nosso Wishcast.

CONFIRA 5 DICAS PARA FAZER NEGÓCIOS COM IMPRESSORAS 3D

1. Tenha uma ideia inovadora

Fazer negócios com impressoras 3D é uma das mais novas tendências do mercado, mas apenas isto não é o suficiente para lhe proporcionar sucesso. O seu objetivo sempre deve ser agregar valor ao mercado. Ou seja, procure oferecer um produto que vende porque é inovador, não só por ser relacionado a impressão 3D. Neste exercício mental, você também deverá desenvolver os diferenciais do seu negócio, aquilo que o seu cliente em potencial só obtém ao comprar de você.

Um bom exemplo dessa criatividade em inovar é a Vortic Watches Co., empresa americana que traz de volta do passado incríveis relógios customizados. Eles fazem seu produto juntando tecnologia em impressão 3D de ponta e tecnologia vintage com os métodos antigos de manufatura, o resultado são relógios de aparência incrível.

A Vortic combina tecnologia em impressão 3D de ponta e tecnologia vintage de manufatura.

2. Venda um serviço, não produtos

Muitas pessoas possuem impressoras de papel em casa: então, como que gráficas se mantém em funcionamento? O segredo dessa questão deve ser o grande motivador do seu negócio: o foco precisa estar em oferecer um serviço, e não apenas produtos. A SOLS é uma empresa que foca em oferecer solas de sapato ergonômicas personalizadas para cada cliente e possui muito sucesso neste âmbito. Uma dica para agregar mais valor ao serviço oferecido é fornecer além da impressão um design 3D personalizado do item e uma pós-produção de qualidade (acabamento do produto).

A SOLS foca em oferecer solas de sapato ergonômicas sob medida.

3. Busque boas referências

Existem diversas empresas que se tornaram bem-sucedidas ao fazer negócios com impressoras 3D. Um exemplo é a 3D Trophy Factory, especializada na produção de troféus via impressão 3D, é capaz de entregar produtos altamente personalizados para cada cliente. Outra boa referência é a Print+, especializada na desenvolvimento de fones de ouvido inovadores. Através da impressão 3D, eles incorporaram a tendência “DIY” Do It Yourself (faça você mesmo), onde cada cliente pode comprar o projeto e os componentes eletrônicos e imprimir seu próprio fone nas cores e tamanho desejado.

Dessa maneira, a Print+ teve sucesso em oferecer um produto customizado, que otimiza recursos e logística. Eles viram através da impressão 3D, usando a  Ultimaker, uma forma de aproximar as ideias da realidade, criando materiais possíveis de serem impressos na forma de design desejada. Pense bem, por que não investir em um nicho ou viés para o qual existe demanda? Busque estas e outras referências para saber de que forma conduzir a sua empresa.

Leia também: Novos negócios que já faturaram com impressão 3D.

4. Mantenha os custos baixos

Ter as finanças sob controle é essencial para qualquer tipo de negócio. Independentemente de quanto capital você obteve em investimento, é muito importante que você saiba manter os custos baixos. Escolha uma base de operações que seja eficiente e não comprometa o seu orçamento. Que tal cogitar um espaço de coworking? Durante a etapa inicial de vida da sua empresa, também é essencial encontrar alternativas para certos tipos de gastos, como viagens e contratações.

5. Aquisição de impressora 3D X outsource da impressão

Para analisar qual a melhor opção para o seu negócio, é preciso considerar os prós e contras de adquirir sua impressora ou terceirizar processos. A terceirização (outsourcing) significa nenhum investimento em impressora 3D ou treinamento. Porém, lead-time e o alto custo a longo prazo ainda podem ser significativos, quando comparados a uma aquisição de impressora 3D. As impressoras 3D desktop oferecem uma ótima alternativa para prototipagem por exemplo, sem exigir um investimento financeiro significativo.

Hoje já é possível até mesmo produzir peças finais, com a gama de materiais oferecidos por impressoras como a UIltimaker. Elas entregam resultados profissionais, custos mais baixos, lead-times mais rápidos, liberdade para personalização e mais interações com o cliente. Além disso, você consegue uma maior escalabilidade, ou seja, você realiza suas produções de acordo com a sua demanda. Se você precisar de maior produtividade, você pode facilmente aumentar seu número de impressoras para atender o volume.

As impressoras 3D FDM Ultimaker são uma ótima alternativa para prototipagem.Além dessas dicas para aplicar as impressoras 3D ao seu negócio, nós da Wishbox também indicamos que você fique de olho nas tendências e previsões da impressões 3D. Pensando nisso, desenvolvemos um infográfico para te deixar por dentro desse mercado tecnológico. E agora, tudo pronto para dar início aos seus negócios com impressoras 3D?

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS