Wishbox Technologies

Impressão 3D no cinema: Mais presente do que imagina

A impressão 3D no cinema está mais inserida do que se imagina. Muitos filmes famosos já utilizaram essa tecnologia para garantir resultados visuais de impacto. A tecnologia já foi utilizada para auxiliar designers a caracterizar personagens com maior riqueza de detalhes, construir cenários fantasiosos ou até mesmo criar um universo completo como em algumas animações. A escolha pela utilização da impressão 3D em grandes projetos cinematográficos parece ser comum a diretores de nichos diferentes, o que comprova sua versatilidade. Em destaque estão a agilidade na produção de protótipos e a riqueza de detalhes que pode ser obtida a partir de um bom layout. Confira em detalhes alguns filmes que utilizaram as técnicas da impressão 3D para criar obras de sucesso em crítica e bilheteria.

A versatilidade da impressão 3D no cinema

Contar com a impressão 3D para enriquecer a narrativa do ponto de vista visual vem transformando a forma como cineastas encaram seu processo criativo. É mais econômico que a computação gráfica, exige investimentos menores e abre novas possibilidades artísticas. Se os computadores transformaram a vida dos animadores, a impressão 3D pretende fazer algo parecido com os cineastas. Criações, personagens e modelos escaláveis podem ser resolvidos em menos tempo e podem ser alterados, reformulados e repensados se a necessidade surgir. Isso dá a artistas e diretores um controle muito maior sobre o processo criativo, encurta as distâncias entre a prancheta e a visualização de situações complexas e permite ajustes ao longo do processo. Além disso, o custo com material cai e abre o caminho para criações incríveis, como as que vemos nos filmes desta lista.

Harry Potter

Boa parte das criaturas fantásticas dos filmes de Harry Potter tiveram em alguma parte de sua produção versões impressas em 3D. Foi assim com a aranha Aragogue que ganhou muito de seu realismo ainda na fase de projeto graças a essa técnica. Deu tão certo que acabaram fazendo uso do mesmo método para criar sua irmã maior, utilizada na gravação. Hoje estúdios usam essa tecnologia para criar peças maiores, como máscaras e cabeças de personagens. A impressão 3D ajuda a tornar o mágico mundo de Harry Potter…mais mágico!

Guardiões da Galáxia

O filme Guardiões da Galáxia é outro que contou com o auxílio da impressão 3D no cinema para ganhar muito de seu realismo. A tecnologia foi utilizada para produzir itens de vestuário para os personagens da obra. As armaduras dos guardiões foram todas feitas utilizando apenas impressões 3D, tornando este o primeiro filme a utilizar um figurino feito inteiramente assim. O diretor e a equipe técnica justificam sua escolha com base nos avanços recentes que garantiram a essas peças a riqueza de detalhes necessárias para aparecer no cinema. Criar peças detalhadas e ergonômicas com agilidade era algo impossível de se imaginar há alguns anos. Hoje é realidade graças a impressão 3D. Diversas peças do capacete icônico de Peter Quill, o Starlord da Marvel, foram impressas em 3D. O tempo de produção, segundo o time, chegou a ser reduzido na metade. Uma surpresa positiva foi quanto a colaboração, que se tornou muito mais fácil para equipes trabalhando em continentes diferentes. Projetar peças podia ser feito de qualquer lugar e os melhores engenheiros e designers estavam a disposição do estúdio, com menos limitações que em uma produção comum. Os arquivos eram transmitidos em alta velocidade e com segurança via internet e produzidos em locais próximos a filmagem. Estúdios, investidores e até mesmo o público saem mais satisfeitos com decisões como estas, que se aproveitam de decisões criativas para qualificar a logística de produção. Em escala, esse tipo de decisão acaba dando mais liberdade a todos os envolvidos no processo, flexibilizando a rotina das equipes e aumentando a chance de resultados criativos.

Paranorman

A aclamada animação Paranorman também se beneficiou da impressão 3D em seu stop motion. Todos os modelos foram impressos a cores utilizando esse tipo de tecnologia e a produção teve de se desdobrar para tornar os personagens o mais expressivos possíveis. Para isso foram projetadas pelo menos 12000 faces que eram substituídas manualmente. A comédia e terror Paranorman utilizou a impressão 3D para dar vida aos personagens, trazendo uma estética realisticamente cartunesca.

Homem de Ferro

Para o filme Homem de Ferro a impressão 3D foi uma solução e tanto já que permitiu a criação de modelos de forma mais ágil, ajudando a acelerar a produção. A aprovação dos modelos criados para definir a produção dos efeitos visuais ocorria bem mais rápido graças à utilização de modelos virtuais, que não precisavam ser refeitos do zero. A criação de peças como as utilizadas neste filme representaram um desafio para os estúdios, já que devem ser moldadas de acordo com as medidas de atores e dublês. Com impressão 3D qualquer ajuste necessário poderia ser feito em algumas horas, ao contrário dos dias que eram necessários para a produção de equipamentos de filmagem como estes. A Wishbox já replicou o capacete do icônico herói para um vídeo do canal Galo Frito no youtube (você pode ler sobre essa história aqui), o resultado pode ser visto abaixo:
A Wishbox já fez uma réplica do capacete de Tony Stark.
Leia também: Menino ganha prótese impressa em 3D do Homem de Ferro

Anomalisa

Outra animação que teve sua produção simplificada através do uso de impressoras 3D foi Anomalisa. A produção, feita para adultos, versa sobre as dificuldades encontradas em estabelecer conexões com outros seres humanos.
anomalisa3dprinted
A impressão 3D traz milhares de faces, partes do corpo, decorações e objetos que ganham vida em Anomalisa.
O stop motion teve uma produção robusta e utilizou a impressão 3D para acentuar as características dos personagens conforme viviam suas mundanas atividades. Olheiras, rugas e imperfeições foram criadas para refletir a visão do diretor e a utilização de impressoras 3D significou uma economia significativa para o estúdio. Faces, modelos, props, cenário, tudo foi influenciado pela impressão 3D. Um vídeo detalhando esta integração pode ser visualizado abaixo, onde as peças impressas realmente entram em evidência e provam como a impressão 3D pode revolucionar com maneiras inventivas e rápidas de criação de objetos detalhados, veja:

Chase Me

Gilles-Alexandre Deschaud conseguiu criar um universo inteiro para sua obra experimental através do uso de impressão 3D no cinema. Produzidas com uma impressora 3D SLA as peças foram criadas para a filmagem que levou cerca de dois anos. Para o filme foram utilizados pelo menos oitenta litros de resina e o resultado visual é impactante.
chase-me-film-3d-printer
Um universo criativo inteiro, ao alcance do artista.
Todas as impressões foram feitas com enorme precisão e os acabamentos obtidos manualmente. Parte do cenário teve de ser montado com a impressão de várias peças que formavam as montanhas e vales por onde uma jovem toca ukulele. O filme foi exibido nos melhores festivais do gênero, inclusive em Cannes. Este é o primeiro filme feito inteiramente em impressão 3D. A Wishbox é especialista em te aproximar das mais modernas tecnologias de impressão 3D. Quer conferir outros conteúdos como este? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber nossos melhores post sobre o assunto!

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS