Wishbox Technologies

Por que usar impressora 3D no desenvolvimento de produtos?

O uso da impressora 3D por designers e engenheiros vem crescendo a cada dia, e não é por menos, essa tecnologia traz benefícios revolucionários para o ambiente de desenvolvimento de produtos.

Além do mais, as impressoras 3D já estão muito mais acessíveis do que talvez você pense, e com elas pode-se realizar protótipos rápidos e testes, que aliados às técnicas certas, podem proporcionar maior qualidade nos seus produtos e diferencial no mercado.

Você quer entender de uma vez por todas por que usar impressora 3D no desenvolvimento de produtos é tão vantajoso? Então leia a seguir.

Entenda a revolução

Uma impressora 3D pode ser uma aliada muito estratégica no seu desempenho para o desenvolvimento de produtos, especialmente quando aplicada em conjunto com táticas como o design thinking e metodologias ágeis, como já falamos aqui no Blog.

As tecnologias de impressão 3D viabilizaram uma revolução chamada “prototipagem rápida”, que refere-se à criação de modelos para validação de conceito logo no início do estágio de desenvolvimento, com baixa burocracia, e quantas mais vezes forem necessárias, de forma quase “instantânea”.

Usar uma impressora no desenvolvimento de produtos traz vantagens como:

  • Redução de Custos
  • Redução de tempo
  • Maior qualidade do produto

Alguns dizem que isso também poderia ser feito com outras técnicas de fabricação digital, como a usinagem CNC, visto que o processo também tem origem em um modelo digital CAD, que pode receber melhorias e ajustes necessários de forma rápida.

Mas comparando este método, a impressora 3D vem como solução mais rápida e mais fácil, podendo fabricar peças que antes seriam trabalhosas demais de serem feitas, ou teriam que ser terceirizadas e cara demais.

A impressão 3D permite que os projetistas tenham liberdade na criação de protótipos de seus projetos em tempo real, e isso abre diversas oportunidades de aperfeiçoamento, que talvez seriam negligenciadas.

Redução de tempo

Alguns projetos que antes demoravam 5 meses para ficar prontos e custavam milhões de dólares, hoje com o uso da tecnologia de impressão 3D podem ser produzidos em poucos dias e custar muito menos.

Veja como a empresa Wöhler reduziu em 70% o tempo de entrega com a prototipagem rápida:

Perfil: Fabricante internacional de tecnologia de metrologia e inspeção. Fundada em 1932, a empresa familiar emprega hoje mais de 150 funcionários em sua sede em Bad Wünnenberg e também fora da Alemanha.

Desafio: Criar protótipos funcionais semelhantes em aparência e funcionamento, na preparação de um novo produto para fundição e manufatura.

Solução: Usando as impressoras 3D e dois materiais de engenharia diferentes, a Wöhler produziu internamente um gabinete de alta qualidade e um teclado flexível como protótipos funcionais, substancialmente mais rápidos e a um custo menor comparado a outros métodos de fabricação.

Redução de custos

A redução de custos no desenvolvimento de produtos é uma das grandes aplicações da manufatura aditiva. Benefício este que atribui um ROI (Retorno Sobre Investimento) muito mais rápido.

Sylatech e a redução de custos no processo de fundição:

A Sylatech é uma empresa de fundição alinhada ao conceito da Indústria 4.0, que utiliza impressoras 3D para acelerar seu processo de desenvolvimento de produtos. A empresa oferece serviços em usinagem CNC, radiofrequência e fundição. Há mais de 53 anos no mercado, possui clientes nas áreas aeroespacial, defesa, médica, automotiva e de construção.

Eles conseguiram reduzir em torno de 98% os custos com a prototipagem à partir da manufatura aditiva.

Para criar um modelo de cera, a Sylatech precisava criar ferramentas especiais. Normalmente, um projeto que usa diretamente essas ferramentas leva cinco semanas para desenvolver a primeira peça de metal. Ajustar o ferramental, quando modificações são necessárias modificações no projeto, custa aproximadamente, £ 500 por ajuste.

Atualmente com o uso de impressoras 3D Ultimaker, cada peça custa em torno de £ 10.

Fique por dentro da história da Sylatech clicando aqui.

Mais qualidade no produto final

Com agilidade na criação, a impressora 3D desktop permite que você crie, teste e valide vários componentes de forma mais acessível. Outra grande vantagem, comparada com outros métodos de fabricação, é a liberdade de construção de geometrias complexas.

Consequentemente, é mais simples fazer protótipos estéticos para validação do design, sendo possível construir protótipos funcionais e testar a utilidade e eficiência de projetos.

Devido a sua capacidade de atingir precisões incríveis, pode realizar testes volumétricos, para validar encaixes, dimensões e ergonomia.

Native Union e a otimização de seus designs

A empresa Native Union, fundada em 2009 por John Brunner e Igor Duc, cria acessórios de tecnologias que são projetados para aprimorar a experiência do usuário, usando materiais da mais alta qualidade.

Para colocar os produtos no mercado, uma prototipagem rápida e econômica é essencial – e é aí que entraram as impressoras 3D Ultimaker!

O projeto “Eclipse”, que apresenta peças e mecanismos prototipados em uma impressora 3D Ultimaker, é um hub USB de 3 portas, projetado para gerenciar cabos e otimizar a experiência de carregamento do dispositivo do usuário.

Ele também oferece carregamento mais rápido, uma entrada extra com maior comodidade e um design sofisticado e elegante.

“Usamos a impressão 3D para testar algumas peças e mecanismos internos”, conta Igor. “Foi uma ótima maneira de experimentarmos novas ideias rapidamente.”

Ao ser capaz de experimentar várias iterações, a Native Union pode identificar rapidamente quais designs funcionaram e quais não deram certo – algo que não poderia ter sido alcançado sem uma impressora 3D interna.

A impressão 3D permite acelerar o processo de refinamento e auxilia na tomada de decisões difíceis no processo de design, melhorando assim o resultado final.

A empresa continua focada no desenvolvimento de recursos tecnológicos de ponta e quer continuar aprimorando a forma como as pessoas interagem com seus dispositivos de tecnologia.

A impressora 3D dá a eles o poder de continuar construindo e aprimorando protótipos, dando-lhes uma visão melhor dos produtos que estão projetando e ajudando a informar suas decisões de design.

Conclusão

A impressora 3D nunca esteve tão em alta como nesse momento de transformação digital. Contudo, ainda nem todas as empresas a utilizam por falta de conhecimento.

Hoje no mercado já existem impressoras 3D desktop com desempenho profissional, garantindo um ótimo custo e benefício. Você pode conhecer esses equipamentos visitando o site da Wishbox, que além da venda ainda te dará todo o suporte para implementar a tecnologia na sua empresa.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

Entraremos em contato

Em breve você receberá uma ligação de alguém de nossa equipe.

Preencha seus dados para falar diretamente com a pessoa certa.

Área de Atuação*

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

Área de Atuação*

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

Área de Atuação*

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

Área de Atuação*