Wishbox Technologies

Impressora 3D na culinária: Conheça os bolos de Dinara Kasko

A arquiteta ucraniana se transformou em Chef Dinara Kasko. Agora ela usa moldes de silicone impressos em 3D para criar iguarias exclusivas incríveis. Confira agora como essa Chef renomada usa impressora 3D na culinária.

“Eu não quero imitar os outros; Eu quero criar algo novo”.

Essa é uma declaração muito ousada para qualquer um.Não importa se é um cheff ou pasteleiro. No entanto, Dinara Kasko é fiel à sua palavra. Suas criações culinárias são realmente algo novo.

Sejam formas geométricas afiadas ou bolhas com formas orgânicas e brilhantes, seus bolos são criações distintas que refletem seu passado no design.

“Estou tentando conectar arquitetura, design e confeitaria com a impressora 3D na culinária. Um belo bolo – assim como um belo prédio – precisa de um desenho preliminar ”, explicou a chefe em entrevista para a revista So Good.

Formada como arquiteta na Ucrânia, Kasko desenvolveu seu interesse pela confeitaria em 2013. Desde então, aplicou suas habilidades em modelagem 3D e impressão 3D para mostrar do que era capaz na cozinha.

Seu ponto chave foi a criação do bolo “The Bubbles with exotic fruit” (bolhas com frutas exóticas). Debaixo de uma superfície de bolhas de merengue de limão vidrado, há uma camada de goiaba e manga, massa de dedo de moça e mousse de chocolate branco.

Confira a fatia cortada e tente não babar!

Pedaço do bolo “The Bubble with exotic fruit” de Dinara Kasko

Dinara Kasko e impressora 3D na culinária para moldes

O processo de criação do bolo de bolhas não começou na cozinha, mas sim no computador e na bancada de trabalho.

Primeiro, Dinara projetou um molde usando o software CAD do 3ds Max. Nesta fase, ela tem controle total sobre a escala e as proporções, e pode variar a cor, a textura e as decorações.

O próximo passo foi imprimir em 3D um modelo inicial, pós-processar o objeto impresso para suavizar as camadas e depois fazer um molde de silicone para usar no cozimento a partir da peça impressa.

Com a proposta de criar diferentes modelos – inclusive com uma variedade de texturas – Dinara precisa contar com uma impressora 3D de alta resolução e que resista às extensivas horas de “mão-na-massa”, por isso escolheu a impressora 3D Ultimaker 3.

Com esse processo padronizado, Kasko passou a criar vários outros moldes. Outra invenção é a “Triangulação de Manjericão-Lima“, que se parece com uma cadeia montanhosa em um tom de vermelho. Segundo Kasko:

“Novas tecnologias são incorporadas em diferentes tipos de setores; Da mesma forma podemos implementar novas soluções em culinária. Hoje em dia, com a ajuda da modelagem 3D e impressão 3D, os confeiteiros estão abertos a novas possibilidades muito significativas ”.

Assista também essa entrevista com Dinara:

Não é de se surpreender que o mundo da culinária tenha notado o trabalho de Kasko. Ela fechou uma parceria com a produtora de moldes de silicone Silikomartto para colocar seus projetos de produção em massa em ação.

Ela já disponibilizou alguns moldes como o do bolo “Chocolate Block“ (bloco de chocolate) na internet.

Bolo “Chocolate Block” (bloco de chocolate)

Se o trabalho da Dinara Kasko te inspirou, siga ela no instagram e continue acompanhando seu delicioso trabalho. Além disso, conte nos comentários qual formato você imprimiria seu bolo e não esqueça de se inscrever na nossa newsletter.

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS