Wishbox Technologies

Empresa cria miniaturas de carros perfeitas com impressão 3D

Para alguns amantes do automobilismo, colecionar miniaturas de carros é uma forma de cultivar sua paixão, e a impressão 3D chegou para revolucionar esse nicho.

Muitos dos colecionadores estão dispostos a investir (alto) em itens exclusivos para exibição em prateleiras ou redomas de vidro, e isso abre a possibilidade empreender nesse nicho de mercado usando a impressão 3D!

Continue lendo nosso artigo e conheça a história da empresa Magic 3D, que cria réplicas de carros perfeitas e outros ítens com impressão 3D:

Magic 3D: Empreendendo com impressão 3D

A empresa “Magic 3D”, localizada em Vitória da Conquista (BA), é uma empresa que cria miniaturas de carros e action figures usando impressoras 3D.

“Eu entendi que a tecnologia mudaria o rumo das coisas, então fui o primeiro na minha região a ir em busca de conhecer e trabalhar com impressão 3D”, afirmou Thiago.

Em busca de capacitação, o fundador Thiago fez um curso de modelagem 3D, e conheceu a tecnologia de impressão 3D mais de perto.

“Foi pesquisando sobre as melhores máquinas que conheci as impressoras 3D da Wishbox. A partir daí, entendi mais sobre a tecnologia, enxerguei o potencial de um mercado que poucos tinham conhecimento na minha região, e deu super certo.”
– Thiago Sá Santos, fundador da Magic 3D.

Thiago começou seu negócio prestando serviços, com a fabricação maquetes e protótipos e peças por encomenda para empresas da sua região.

miniaturas de carros impressao 3d maquetes
Maquete arquitetônica produzida usando impressão 3D pela 3D Magic

Porém, os pedidos por miniaturas de carros e action figures começaram a aparecer e ele viu a oportunidade de atender um nicho de mercado ainda pouco explorado.

Hoje, com mais de 3 anos de experiência no mercado, seu negócio com impressão 3D faz sucesso e conquista mais clientes a cada dia!

Leia mais: Conheça a Ultimaker 2+ Connect

Miniaturas de carros idênticas

Até pouco tempo atrás, eram usados métodos 100% artesanais para confecção das peças em miniatura, o que não permitia grande precisão.

Por outro lado, os métodos tradicionais de fabricação (como injeção em moldes e usinagem) são muito caros para produção em pequeno volume, tornando inviável.

Eis que a impressão 3D surgiu como opção viável para criação dessas miniaturas personalizadas e ampliou as possibilidades, em benefício dos colecionadores e das empresas no segmento.

Devido precisão dessa tecnologia, é possível produzir peças 100% fiéis ao modelo digital (CAD) e com isso, incrivelmente realistas e idênticas aos carros de verdade.

miniaturas de carros impressao 3d
Réplica do carro do filme “De Volta Para o Futuro”

Esta miniatura é baseada no filme “De Volta Para o Futuro” toda impressa em 3D (exceto leds e componentes eletrônicos) e controlada remotamente.

“Esse projeto para mim foi o que mais demonstra a precisão da Impressora Ultimaker, pois nesse projeto os encaixes das peças tiveram que ser perfeitos, e eu consegui isso sem perda alguma” – disse Thiago.

A liberdade de design e precisão, são pontos muito importantes na criação das peças em modelos de escala, que precisam ser espelhadas e encaixar perfeitamente.

Na Magic 3D, desde a modelagem até a impressão 3D, é possível notar a qualidade do trabalho nos mínimos detalhes.

Cá entre nós…. Até para quem não entende muito do assunto, é quase impossível não ficar fascinado com essas réplicas perfeitas!

Além das incríveis miniaturas de carro, a empresa também produz outras miniaturas de action figures e oferece serviço de prototipagem rápida em geral, como forma de ampliar o leque.

Toque final com pintura e acabamento

A empresa utiliza tecnologia de impressoras 3D desktop da Ultimaker, que tem um valor de investimento acessível e resultados com alto padrão, podendo fazer camadas tão finas quanto 0,02 mm.

Assim como qualquer outra impressora de tecnologia FDM, cada peças é normalmente impressa de uma só cor, e é aí que entra um processo artesanal de pintura, onde a 3D Magic também se destaca bastante.

No caso das miniaturas de carros e também dos action figures, o acabamento de pintura confere maior realismo aos artigos.

Um mercado em potencial para seu negócio?

Você também tem interesse em investir em uma impressora 3D para confeccionar miniaturas?

Importante escolher o caminho certo!

Existem impressoras 3D com todas as formas, formatos e muitas opções são bastante acessíveis.

O grande volume de impressoras no mercado pode dificultar sua escolha, mas podemos te ajudar com essa decisão a partir de alguns critérios:

1) A precisão é provavelmente o aspecto mais importante de uma impressora quando se trata de modelar miniaturas. A qualidade será determinada com medidas em milímetros, e no quão pequenos os menores detalhes podem ser impressos.

2) A tecnologia e os recursos por trás de uma impressora 3D também são muito importantes. As impressoras 3D FDM trabalham muito bem com detalhes e são as mais acessíveis.

3) O volume de impressão não é uma grande consideração para imprimir miniaturas, mas é bom poder imprimir modelos maiores, se necessário.

4) A facilidade de uso de uma impressora 3D determinará quanto trabalho você precisará colocar em seu modelo para obter um padrão aceitável. Uma máquina que possui interface intuitiva e não dá problemas com manutenção será a melhor opção sempre!

5) Por último, mas não menos importante, preço da impressora 3D é um fator a ser analisado com cuidado. Atualmente, existem impressoras 3D acessíveis que entregam resultados com qualidade profissional, e outras que não. Confira esse post e entenda um pouco mais das alternativas de preços das impressoras 3D.

Buscar boas referências e aperfeiçoar o conhecimento sobre a tecnologia, é sempre a melhor forma de começar a empreender com impressão 3D.

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS