Wishbox Technologies

Introduzindo impressão 3D na educação: 5 passos para professores

Um de nossos objetivos primários é dar suporte e educar professores tornando a introdução à impressão 3D na sala de aula um processo o mais simples possível. Tendo isso em mente, decidimos separar etapas que garantem uma progressão natural a educadores que pretendem investir nas possibilidades que a impressão 3D traz. Continue sua leitura e saiba mais!

A impressão 3D continua rumando à escolas, faculdades e universidades em todos os cantos do globo. Não é ciência de foguetes (apesar de que pode ser), porém há algumas coisas que devem ser mantidas em mente antes de começar.

Para a Wishbox e Printlab, o objetivo primário é dar suporte e educar professores tornando a introdução à impressão 3D na sala de aula um processo o mais simples possível. As possibilidades para jovens são maiores do que nunca e nós acreditamos que a impressão 3D irá ser um elemento chave nas carreiras da próxima geração. Do engenheiro ao arquiteto e artista de moda, a impressão 3D se propõe a resolver problemas, cultiva pensamentos criativos e incentiva o aprendizado de design 3D.

Esperamos que esses 5 passos para introduzir a impressão 3D sirvam como uma introdução adequada

1. Planejamento

O primeiro desafio é contemplar seus objetivos com a impressão 3D. Isso lhe permitirá planejar seu laboratório de acordo com sua necessidade. É uma boa ideia contemplar algumas questões. Quais resultados no ensino você pretende alcançar ensinando sobre a impressão 3D para seus alunos? Princípios de design, física e engenharia são ótimos exemplos e existe uma infinidade de outros para escolher. Quantos alunos necessitam de acesso à impressão 3D para desempenhar seus objetivos? Quais são as necessidades da grade curricular que a impressão 3D pode suprir? Existem outras coisas à serem consideradas, caso necessite de qualquer ajuda, não hesite em nos contatar!

2. Os básicos

Existem inúmeras formas de aprender os básicos da impressão 3D. Pesquisar no Youtube ou Google são alternativas interessantes caso saiba inglês. Uma outra alternativa seria utilizar nosso treinamento que vem junto com cada máquina (é seu para sempre, pode ser utilizado por quantas pessoas necessitarem e no caso de perda, nós enviamos novamente gratuitamente).

No Youtube recomendamos a série “3D Printing 101” do canal Maker’s Muse.

3. Conheça o Ecossistema

Agora que você tem uma boa ideia do que envolve a impressão 3D, vamos dar uma olhada no nosso ecossistema. Possuímos uma série de componentes interessantes como scanners 3D desktop, materiais informativos gratuitos, insumos diferenciados para experiências e além. Oferecemos garantia e assistência técnica nacional para marcas das quais obtemos parceria, garantindo uma solução completa para sua sala de aula. Seja as impressoras ou a assistência necessária para se criar um laboratório, nós podemos lhe ajudar com tudo isso.

Scanner para engenharia reversa para imprimir em 3D

4. Obtenha sua Primeira Impressora

Se você decidiu obter finalmente uma impressora 3D sua missão está começando a fluir. Assim que ela chegar tire um tempo para se familiarizar com ela. É importante conhecer bem sua máquina para se sentir confortável com essa nova ferramenta da sala de aula para que você consiga administrar e ensinar sobre ela para seus alunos. Não se intimide caso algo não funcione de início.

Novas tecnologias podem assustar um pouco mas as impressoras conseguem ser bem flexíveis, não tenha medo de pôr a mão na massa e ir aprendendo com seus erros! Considere começar imprimindo modelos da comunidade para se familiarizar com a máquina e suas capacidades, assim como limitações. Existem literalmente milhares de modelos disponíveis gratuitamente em sites como o Thingiverse ou a Designoteca. Depois disso, por que não tentar um software CAD simples e gratuito como o Autodesk 123D? crie seus próprios modelos e cresça cada vez mais!

5. Inspire uma geração

Após essa jornada você está pronto para ensinar sua primeira lição. Se divirta e encoraje alunos a fazerem o mesmo, a tecnologia permite um nível de expressão único. Existem vários planos de aula completos em sites como Thingiverse Education ou o YouMagine Education, apesar desses materiais estarem normalmente em inglês, é fácil de adaptar para nossa língua e trazer uma pletora de opções de aulas engajadoras, criativas e tangíveis como poucas formas de ensino podem ser.

A impressão 3D é uma ferramenta extremamente poderosa que traduz teoria para um plano físico em uma multitude de assuntos chave, inspira a criatividade e ainda abre espaço para debate em sala de aula. Se você é do tipo pioneiro porque não desenvolver sua própria aula? Bole algum resultado básico de ensino desejado e vá trabalhando acima disto. Melhor ainda, dê liberdade aos alunos para moldarem as aulas com designs próprios, Inspire!

Quanto à softwares, o já mencionado Autodesk 123D é um bom começo, caso algo mais avançado seja sua necessidade, a Autodesk oferece o Fusion 360 gratuitamente para estudantes, é um ótimo software por sua compatibilidade com a impressão 3D.

Interface do site Fusion 360

Obrigado por ler este artigo, espero que tenha lhe dado uma luz nas imensas possibilidades que a impressão 3D pode trazer, a Wishbox e a Printlab desejam lhe ajudar em cada passo para trazer a fabricação digital para a sala de aula. Caso queira mais conteúdos como este, se inscreva em nossa newsletter! Para qualquer tipo de questão que possa surgir, deixe seu comentário abaixo, será um prazer lhe auxiliar!

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS