Conheça o Centro de Inovação com impressoras 3D da UNIFEBE

Em março de 2017 foi dado um enorme passo rumo à um futuro mais presente em nosso país. O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE inaugurou o Laboratório In³D, o primeiro MakerBot Innovation Center (Centro de Inovação Makerbot) no Brasil! Continue lendo e conheça o Centro de Inovação com impressoras 3D da UNIFEBE!

“Quando saiu a notícia que ia ser inaugurado o Centro de Inovação na UNIFEBE foi um ‘boom’. Ficamos muito impressionados”
– Luiz Carlos Santana de Freitas, acadêmico da 3ª fase do curso de Engenharia Mecânica

A estrutura do Centro de Inovação In³D

Anexo ao CTIF (Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação), com as ferramentas e a estrutura necessária para liderar uma revolução no ensino brasileiro. O ambiente conta com 50m² em um espaço focado em desenvolver a criatividade e a colaboração principalmente ao curso de Engenharia, mas também atendendo cursos como Arquitetura, Urbanismo e Design de Moda.

Alunos desenvolvendo projetos no Centro de Inovação UNIFEBE

Com um total de 8 impressoras 3D Makerbot, marca pioneira no mundo e representada no Brasil pela Wishbox Technologies, o Laboratório de impressão 3D da UNIFEBE tem a capacidade de materializar ideias e capacitar alunos para um mercado de trabalho onde a fabricação digital se torna cada vez mais presente.

“A dinâmica de aula muda. Não é mais o professor passando o conteúdo em sala de aula, agora os alunos procuram desenvolver os projetos, testam e procuram os professores para tirar suas eventuais dúvidas”
– Profª Me. Eng. Susan Thiessen

Os modelos de escolha foram duas impressoras 3D Replicator Mini, quatro Makerbot Replicator e duas Replicator 2X, com diferenciadas características e aplicações. Além das impressoras, o laboratório conta também com um Makerbot Digitizer, que realiza Scans em tempo real para fins didáticos.

Todas essas ferramentas potencializam o ensino empoderando alunos e os permitindo aprender com seus próprios erros, suas iterações. O método é apenas possível com a liberdade de criar e testar suas peças fisicamente.

Bancada com as impressoras 3D FDM Makerbot

O Laboratório In³D é utilizado também como sala de aula. O Prof. Dr. Eng. Denis Boing acredita que a proximidade dos alunos com um ambiente de prototipagem realista, seja condizente com o mercado de trabalho e com as expectativas impostas sobre alunos do curso de Engenharia mecânica da UNIFEBE.

“Hoje, com os equipamentos de prototipagem rápida, trazidos pela Wishbox para a UNIFEBE, isso nos permite trabalhar com uma tecnologia emergente, já no primeiro semestre dos acadêmicos”
– Prof. Dr. Eng. Denis Boing

Segundo o professor, a tecnologia já faz parte da quarta revolução industrial. “Como estamos no ambiente universitário é nosso dever prospectar e disseminar tal tecnologia”, seu objetivo principal com as novas tecnologias é unir matérias em projetos colaborativos interdisciplinares, que simulam as efetivas situações da área.

Saiba mais sobre a metodologia do projeto Hands-On da UNIFEBE, que conta com toda a estrutura do Centro de Inovação com impressoras 3D.

A inauguração do Centro de Inovação com impressoras 3D

A cerimônia de inauguração do Centro de Inovação In³D contou com a presença dos responsáveis pela realização deste grande passo. O Diretor da MakerBot para América Latina, Felipe Rosales, o Diretor da Wishbox Technologies, Tiago Marin assim como o Reitor, Coordenador, professores e alunos do curso de engenharia mecânica da Universidade celebraram esse marco na cidade de Brusque – SC. A fita foi cortada e o novo espaço abriu as portas para um novo futuro, tanto para a instituição quanto para a educação brasileira.

Representantes responsáveis pelo projeto cortando a fita de inauguração do Centro de Inovação UNIFEBE

Veja também a reportagem do Canal X sobre a inauguração do Centro de Inovação com impressoras 3D da UNIFEBE.

O evento foi um marco na história da educação brasileira, pois o Centro de Inovação da UNIFEBE foi o primeiro Laboratório do Brasil nesse formato. Com a disponibilidade de múltiplas impressoras 3D e softwares a disposição para utilização dos acadêmicos em projetos, pesquisas e treinamentos, permite que a prática dos conteúdos poderá ser absorvida de maneira mais efetiva pelos alunos.

A UNIFEBE saiu à frente de muitas Universidades brasileiras ao investir em tecnologias que contribuem para a formação dos alunos, e mais uma vez será pioneira não apenas em sua região, mas em todo o estado de Santa Catarina, com a instalação de um Centro de Inovação totalmente voltado ao uso de impressoras 3D (Makerbot Innovation Center).
Para o reitor Günther Lother Pertschy, o projeto apresenta inúmeros benefícios para o cenário da ciência, tecnologia e inovação de Brusque e Região.

“A partir do momento que a mídia divulgou a implementação do Centro de Inovação na UNIFEBE, a procura externa de acadêmicos e empresários buscando por parcerias aumentou”
– Reitor da UNIFEBE, Prof. Dr. Günther Lother Pertschy

Saiba como montar seu Laboratório de Inovação!

Investir em uma tecnologia inovadora, que tem sido cada vez mais absorvida por diversos setores, é um ganho muito grande para o corpo docente e principalmente para os alunos. É uma excelente oportunidade de aproximar o que muitos centros de pesquisas possuem do dia a dia dos acadêmicos e no desenvolvimento de projetos e soluções inovadoras ao mercado.

A Wishbox tem comprometimento total com a educação e com o desenvolvimento de Centros de Inovação, como o da UNIFEBE e de outras universidades e centros de ensino técnico no Brasil. Nós garantimos o funcionamento e atualização dos equipamentos para as melhores experiências possíveis, tanto dos alunos, quanto dos professores e Instituição de Ensino.

E você, está preparado para dar esse grande passo? Gostaria de montar um Laboratório de Inovação com capacidade de libertar o potencial de alunos? Entre em contato conosco, nos comprometemos em garantir as melhores soluções em impressão 3D disponíveis do mercado, com assistência especializada e treinamento focado em resultados!

Compartilhe!

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados