Wishbox Technologies

5 princípios da manufatura enxuta demonstrados pela impressão 3D

Se a manufatura enxuta (lean manufacturing) tivesse um lema, seria “trabalho mais inteligente, não mais duro”.

E esse lema é mais relevante do que nunca – já que a economia sob demanda e a personalização do cliente continuam dominando as tendências do produto.

Portanto, não é difícil ver por que a produção lean continua ganhando força entre os fabricantes.

Fabricar os produtos da “maneira enxuta” é reduzir o desperdício e as ineficiências fabricando produtos em quantidades menores.

Isso é relevante quando existem poucos mercados inovadores, e os que existem são pequenos, maduros e altamente saturados.

Para reduzir o risco, hoje os fabricantes preferem produzir volumes mais baixos de produtos altamente segmentados e direcionados ao usuário, em vez de produzir muitos produtos genéricos em massa para usuários genéricos.

Mas que papel a impressão 3D interna pode desempenhar para manter sua manufatura enxuta e ajudar sua empresa a se manter à frente da concorrência?

Vamos explorar os cinco princípios da lean manufacturing, analisando algumas histórias de sucesso:

1. Defina valor

Determinar o que o cliente está disposto a pagar nunca é uma tarefa fácil.

Pesquisas, entrevistas, grupos de debate: existem centenas de métodos de pesquisas qualitativas e quantitativas.

Para a fabricação de produtos, todos envolvem testes de protótipos e iterações.

A terceirização da fabricação de iterações de produtos é cara e consome muito tempo.

É por isso que a Bose começou a usar suas próprias impressoras 3D da Ultimaker para prototipar seus fones de ouvido BOSEBuild.

Isso resultou em testar protótipos mais rapidamente e de acordo com o valor do cliente.

manufatura enxuta bosebuild
O BOSEBuild economizou US$ 39 por iteração dos fones de ouvido impressos em 3D, que eram duráveis o suficiente para serem testados por todas as equipes internas

Leia também: Como as impressoras 3D aceleram o processo de desenvolvimento de produtos

2. Mapeie o fluxo de valor

Mapear o fluxo de valor significa encontrar o caminho de menor resistência para oferecer valor ao cliente.

Toda atividade precisa contribuir diretamente para produzir e entregar valor – as etapas intermediárias que mostram valor fora desse sistema precisam ser eliminadas.

A Riosulense costumava passar por uma série de processos de produção apenas para criar um protótipo.

O uso interno das impressoras 3D permitiu eliminar uma série de etapas desnecessárias, mantendo seu fluxo de valor restrito, eficiente e eficaz.

manufatura enxuta riosulense
Por protótipos impresso em 3D para fundição, a Riosulense economizou tempo e custos por projeto em comparação aos métodos tradicionais de fabricação

Leia mais sobre o caso da Riosulense

3. Crie um fluxo

Se o fluxo mapeado for lento, deve ser substituído – criar fluxo é sobre ganhar velocidade.

Mesmo que cada passo em uma linha de produção agregue valor, um pequeno ajuste aqui ou ali pode fazer com que todo o sistema melhore.

Depois que os engenheiros da Ford descobriram que podiam produzir com eficiência peças e ferramentas personalizadas com impressão 3D interna, eles decidiram aproveitar a oportunidade criando uma equipe dedicada à manufatura aditiva.

Usando a tecnologia de impressão 3D FDM, a equipe acelerou sua inovação e criou 50 ferramentas adequadas para os objetivos dos operadores da linha de produção.

manufatura enxuta automobilismo
A Ford economizou cerca de US $ 1.000 por ferramenta, desenvolvendo auxiliares de fabricação impressos em 3D usando as impressoras 3D

Veja um vídeo completo sobre o case da Ford

4. Produza sob demanda

Produzir sob demanda significa ser capaz de produzir o necessário em vez de manter um estoque.

Por outro lado, o inventário digital permite registrar o valor do cliente em um sistema.

Um sistema baseado na produção sob demanda busca a entrega just-in-time: eliminando na medida do possível o estoque e os itens de trabalho em processo.

Ao trabalhar de forma retroativa às necessidades dos clientes em tempo real, os fabricantes podem garantir que todas as atividades contribuam diretamente para a geração de valor.

Não pode haver melhor exemplo de sistema de manufatura sob demanda do que o uso das impressoras 3D da Tarso Marques Concept para produzir suas peças personalizadas para uso final sob demanda.

manufatura enxuta tmc
As impressoras 3D FDM permitiram ao garagem do tarso Marques triplicar sua velocidade de produção de peças finais e reduzir custos

Veja o vídeo sobre o caso da Tarso Marques Concept

5. Busque a perfeição

Se os quatro princípios acima foram etapas práticas que você pode adotar para melhorar seu processo de produção, buscar a perfeição é adotar uma atitude geral de melhoria contínua.

Ao eliminar “bom o suficiente” do seu vocabulário e não se acomodar, você pode continuar a procurar soluções e alcançar pequenas conquistas.

Foi pensando nisso que a Heineken instalou um laboratório de impressão 3D no meio de sua fábrica em Sevilha, Espanha.

Usando impressoras 3D para analisar, otimizar e criar continuamente ferramentas e recursos de valor agregado para suas linhas de produção, a Heineken está estabelecendo o padrão-ouro para buscar a perfeição.

manufatura enxuta heineken
Após encontrar 90% de economia de tempo e custos na Espanha, a Heineken planeja ampliar os benefícios da manufatura aditiva para suas mais de 150 cervejarias em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Desde o início de seu projeto piloto, a equipe imprimiu e validou localmente um grande número de peças de reposição, auxiliares de fabricação e até dispositivos de segurança.

Agora eles podem ser enviados para serem impressos em 3D em outras fábricas ao redor do mundo.

Ao aplicar o modelo de distribuição digital e manufatura aditiva local, eles descobriram que mesmo as pequenas conquistas se somam rapidamente para produzir economias e eficiências ainda maiores.

Leia o caso da Heineken

Conclusão: Fique enxuto com a impressão 3D dentro de casa

Da mesma maneira que os humanos evoluíram com base na “sobrevivência dos mais aptos”, as empresas de hoje devem operar de acordo com a “sobrevivência dos mais ágeis”.

Para descobrir como você pode aplicar a impressão 3D para implementar a manufatura enxuta, faça o download gratuito no nosso whitepaper sobre como introduzir impressão 3D no seu negócio:

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS