Wishbox Technologies

OctoPrint: Controle e monitoramento da impressão 3D wireless

O OctoPrint é um dos mais bem-vindos avanços em tecnologia de impressão 3D. Com ele, profissionais e amadores podem gerir suas tarefas de forma prática, ganhando um tempo precioso no dia a dia – afinal, quanto mais complexo o objeto, mais demorada é a sua produção. Conheça melhor essa ferramenta, que é uma verdadeira mão na roda para colocar sua impressora 3D para funcionar!

O que é OctoPrint?

OctoPrint é um aplicativo de controle de impressão 3D de código aberto criado pela arquiteta de softwares e desenvolvedora alemã Gina Häußge. Inicialmente, ela elaborou o recurso para suportar sua primeira impressora 3D, no ano de 2012. Com a experiência bem-sucedida, não demorou muito para que o programa passasse a ser distribuído em escala comercial.
octoprint interface
Interface do aplicativo octoprint

Quais são as vantagens do OctoPrint?

Quem trabalha com impressão em três dimensões terá no OctoPrint uma ferramenta e tanto para auxiliar nas tarefas diárias. Conheça, na sequência, alguns dos principais benefícios do software.

Controle remoto da sua impressão

Com o OctoPrint, cria-se uma interface web para controlar impressoras 3D. Assim, é possível iniciar um trabalho a distância, bastando apenas enviar um código G para um equipamento conectado via USB. O programa monitora o status do processo, bem como a própria máquina, inclusive a temperatura da cabeça de impressão e da cama. Ele também pode mostrar a saída de uma webcam conectada para acompanhar o estado do trabalho. Ainda, permite visualizar o código G em sincronia com a impressão ou de forma assíncrona.

Roda nos principais sistemas operacionais

Seja qual for o seu sistema operacional preferido, esteja certo de que o OctoPrint vai rodar. Inclusive, a performance será a mesma, não importa se no Windows, Mac ou Linux.

É de graça

Essa é, talvez, uma das melhores características do OctoPrint: ser totalmente sem custos, pelo menos em relação aos softwares necessários.

Como controlar sua impressora 3D a distância usando o OctoPrint?

Outro ponto positivo do OctoPrint é que ele não demanda muitos hardwares ou dispositivos para sua instalação. Aliás, esse é um dos principais fatores que o tornou um sucesso mundial: trata-se de um acessório de grande utilidade e de fácil aquisição.

Materiais necessários para a instalação

Na verdade, tudo o que você precisará são três equipamentos básicos, conforme detalhamos abaixo.

Raspberry Pi (mais a fonte)

O primeiro item a ser adquirido é a placa RaspBerry Pi. Prefira a de número 3, que é equipada com Wi-Fi embutido, facilitando a sua instalação. Não deixe de obter a fonte para ligá-la à placa-mãe.
octoprint respberry pi
Placa Raspberry Pi usada para instalação do octoprint

Cartão SD

Você também precisará de um cartão de memória SD de, pelo menos, 32 GB de capacidade.

Webcam (opcional)

Caso queira monitorar suas impressões, não se esqueça de adquirir uma webcam compatível com o seu computador – mas esse item é opcional.

Softwares necessários para a instalação

Além da parte de hardware, é preciso também obter os programas para fazer a instalação do OctoPrint. Veja a seguir.

OctoPrint

O mais importante dos softwares a ser baixado, claro, é o próprio OctoPrint, disponível para download no site.

SD Memory Card Formatter

Você precisará também de um programa para formatação de cartão SD. Ele pode ser encontrado no portal SD Card e está disponível para diversas versões de Mac e Windows.

Win32 Disk Imager

Por fim, acesse o site da SourceForge, baixe e instale o Win32 Disk Manager para criar um disco virtual.

Como instalar o OctoPrint [Passo a Passo]

Devidamente equipado e com os softwares indispensáveis adquiridos, é hora de colocar a mão na massa e instalar o OctoPrint. Embora seja um processo dividido em várias etapas, ele é mais simples do que pode parecer. Acompanhe!

1. Abra o SD formatter

Com o cartão SD inserido em seu computador, abra o SD Formatter. Na opção “Drive”, selecione o cartão de memória a ser utilizado e clique em “Format”.

2. Extraia o conteúdo da pasta compactada

Agora, é hora de instalar o programa OctoPrint baixado anteriormente. Para abrir a imagem contida no arquivo extraído da pasta compactada, você deverá usar o Win Disk Manager. Na opção “Device”, selecione o cartão SD a ser utilizado e, em seguida, clique em “Write”.

3. Ligue via Wi-Fi ou RaspberryPi

Você poderá conectar o OctoPrint via Wi-Fi ou pelo RaspberryPi. Pela rede sem fio, a conexão deve ser feita pelo cartão SD, contendo os arquivos que você já instalou. Para tanto, abra o arquivo TXT e, na linha “WPA/WPA2 secured#, retire o #. Depois, faça o seguinte nas linhas listadas abaixo:
  • Em “said=put SSID here”, troque “put SSID here” pelo nome da sua rede Wi-Fi
  • Em “psk=put password here, troque “put password here” pela senha da sua rede.
Se preferir pelo RaspberryPi, o processo é mais simples: basta conectar o cabo de rede, o cartão SD nela e já estará feito.

4. Descubra seu endereço IP

Agora, é hora de saber qual é o seu endereço IP para a etapa final de instalação. Existem aplicativos e softwares para isso no Google Play e na Apple Store. Um deles, por exemplo, é o Fing (em Android e iOS). Após fazer o download, abra o app e veja qual é o endereço numérico do OctoPrint. Depois, copie o número, cole na barra de endereço do seu browser e dê Enter.

5. Siga as instruções e conclua a instalação

Pronto! Agora é só seguir as instruções que aparecem na tela para finalizar a instalação do Octorpint. Então, não foi fácil?

Os 4 melhores plugins do OctoPrint para otimizar sua impressão 3D

Para obter o máximo de desempenho ao usar o OctoPrint, destacamos quatro dos melhores plugins para você. Veja o que cada um deles agrega.

1. NavBar Temp

Para controlar a temperatura da impressora, poucos plugins são tão bons quanto o NavBar Temp. Com ele, você monitora o estado em tempo real e tem ainda mais controle sobre o andamento dos seus trabalhos de impressão.
octoprint navbar temp plugin
Interface do plugin NavBar Temp instalado no octoprint

2. Display ETA

Já pelo Display ETA, é possível acompanhar ao vivo o tempo de impressão. Ele exibe estimativas de tempo restante nos moldes dos downloads feitos utilizando o Windows.

3. Simple Emergency Stop

Nunca se sabe quando uma impressão vai dar problema, não é? Caso isso aconteça, com o plugin Simple Emergency Stop basta acionar o “botão vermelho” e o trabalho é imediatamente cancelado.

4. GCode Editor

E se no meio da impressão você perceber que precisa editar o GCode? Para fazer isso rapidamente pelo OctoPrint, não deixe de instalar esse plugin, que é uma verdadeira salvação.

Conclusão

Útil é pouco para definir o OctoPrint. Com essa poderosa ferramenta, que tem um polvo como símbolo, você ganha diversos tentáculos para gerir suas tarefas. Sendo assim, ele é praticamente uma aquisição obrigatória para profissionais da área, já que permite ter um controle mais preciso das atividades de impressão 3D. Como visto, você monitora o tempo, a temperatura e muito mais por esse sensacional recurso. Aproveite que está por dentro de mais um tópico em impressão 3D e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais. E na hora de adquirir sua impressora 3D, buscar consultoria ou assistência técnica, conte com a Wishbox!

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS