Wishbox Technologies

Como funcionam os robôs de telepresença?

Umas das novidades tecnológicas de hoje — que parecem até mesmo ter saído de um filme de ficção científica — são os robôs de telepresença. Imagine que você fique impossibilitado de participar de uma reunião importante na empresa ou tenha que ministrar uma aula e não possa comparecer. No seu lugar, eis que é enviada uma base robótica móvel controlada remotamente.  

O Double, robô de telepresença, carrega um iPad exibindo a sua imagem na tela e emitindo sua voz. De sua casa, ainda que a quilômetros de distância, você é capaz de ouvir e ver tudo e todos que estejam no local em que você deveria estar. Dessa forma, você será capaz de interagir com os presentes, mesmo não estando fisicamente — não é fantástico?

Nós da Wishbox Technologies, somos referência na comercialização e suporte de produtos como Impressoras 3D, Scanners 3D e Robôs de telepresença. Trabalhamos desde 2016 com o robô Double, uma das opções mais acessíveis e funcionais disponível no mercado brasileiro.

Quer saber mais? Então continue acompanhando o nosso post de hoje e entenda melhor essa tecnologia!

Como funciona o Robô de Telepresença Double?

Com o robô Double, é possível realizar conversas de áudio e vídeo remotamente, com a vantagem de que o dispositivo se locomova através de um giroscópio e um acelerômetro, que o mantém sempre na vertical.

Conheça suas funcionalidades:

  • Cabeça do robô: Sua “cabeça” é compatível com iPad 2 ou superior, acoplado no topo.
  • Altura: A altura pode ser ajustada a qualquer momento durante a teleconferência, expandindo-se de 120 a 150 centímetros.
  • Velocidade e equilíbrio: O robô se move em ritmo de passos lentos e possui algoritmos de auto-balanceamento que o mantém estável na locomoção.
  • Transmissão remota: Para transmitir sua imagem e interagir com as pessoas no local onde o seu robô se encontra, é necessário um dispositivo iPad com câmera frontal ou computador com webcam.
  • Controle remoto: Para controlar remotamente o Double, basta ter acesso a um dispositivo mobile ou até mesmo um computador em que estejam instalados os navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox.
  • Conexão via Wi-Fi: O Double é controlado de forma remota, levado ao usuário para qualquer lugar, dentro do perímetro da rede Wi-Fi do local.
  • Duração da bateria: A bateria do dispositivo tem a capacidade de duração de até 10 horas, o que assegura uma grande autonomia do Double.
  • Segurança do usuário: A ferramenta  de áudio e vídeo, recebido e transmitido pelo Double, não armazena informações na nuvem ou em qualquer forma de mídia, o que garante a segurança do usuário.
  • Configurações extras: O equipamento conta com recursos de visão noturna e, por meio do driver instalado em um dispositivo compatível, é possível gerenciar o acesso a vários Doubles. Além disso, você pode escolher a qualidade da transmissão de vídeo de acordo com a necessidade de economia de bateria ou qualidade do sinal na rede Wi-Fi disponível.
  • A comunicação entre o Double e o iPad: Essa ligação entre o robô de telepresença e o iPad é feita via Bluetooth e o pareamento entre os dispositivos é simples. Vale ressaltar que o iPad necessário para o funcionamento do robô não está incluso na compra.
  • Base de recarga: Um ponto interessante é que, ainda que a bateria do iPad tenha duração menor do que a do Double, o robô tem a função de recarregar o tablet quando está no charging dock (base de recarga).

Robô de Telepresença: Leque de utilidades

Além da captura e transmissão de áudio e vídeo em tempo real, o produto possibilita o compartilhamento de tela para apresentações e permite tirar fotos. Você poderá levar essas informações por toda a parte, movimentando-se livremente através do dispositivo pelo perímetro alcançado pela sua rede Wi-fi. Dessa forma, é possível ampliar radicalmente as possibilidades de interação com o espaço e as pessoas.

Dessa forma, cada vez mais escritórios de empresas, escolas, universidades, hospitais, consultórios e até mesmo museus em todo mundo têm usado essa tecnologia para receber visitantes e profissionais convidados de várias partes do mundo.

Além disso, o uso desse equipamento redimensiona o conceito de home office, pois proporciona o controle de diversas etapas do trabalho de gestores de empresas, sem que seja necessário estar presente no escritório.

Leia também: Telemedicina- Como os robôs estão revolucionando o contato entre médicos e pacientes.

FAQ – Perguntas e respostas sobre os robôs de telepresença

De quais plataformas posso controlar meu Double?

R: Você pode controlar seu Double do Google Chrome para iPad, iPhone, iPod touch ou desktop.

O vídeo está criptografado?

R: Sim. O aplicativo Double usa o padrão de vídeo criptografado AES de 128 bits WebRTC via OpenTok.

Quanto pesa o Double?

Aproximadamente 7kg (15 libras), incluindo o peso do iPad.

O Double vem com um iPad?

R: Não. O usuário precisa fornecer seu próprio iPad para Double.

Quais iPads são suportados?

R: Recomendamos usar um iPad de 9,7 “(2018) ou 9,7” do iPad Pro. Alguns iPads mais antigos não terão acesso a todos os recursos e serão executados em uma resolução mais baixa. Os iPads de primeira geração não são suportados devido à falta de câmera. O Kit de Câmera requer um iPad com um conector Lightning.

O Double funciona em uma conexão celular?

R: Sim, o Double funciona muito bem no celular / 4G / LTE, desde que você tenha uma boa conexão com a internet.

Vocês dão suporte e treinamento?

R: Sim. Nós da Wishbox damos todo o treinamento e suporte necessário aos clientes.

 

Benefícios da utilização dos robôs

Com valor cada vez mais acessível, esse recurso oferece a possibilidade de acesso e diálogo entre profissionais e estudiosos do mundo inteiro, ampliando as possibilidades de intercâmbio e diálogo entre pesquisadores. Médicos, educadores e cientistas têm usado com sucesso essa invenção.

Com o Double você tem possibilidade de andar por diversos setores, supervisionando e interagindo com todos que estão ao redor do robô, e até mesmo participar de reuniões, de onde quer que você esteja. Com isso você poupa um tempo e recursos em viagens e deslocamentos.

E você, o que achou do robô de telepresença? Quer saber mais? Então checa essa análise que o pessoal do blog TecMundo fez do robô Double!

 

Se você deseja ter um Double, entre em contato com a Wishbox e garanta o seu!

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS