Wishbox Technologies

Telemedicina: Como os robôs estão revolucionando o contato entre médicos e pacientes

O Brasil vem a cada dia implementando tecnologias para benefício da população. Mas você sabia, que hoje essa possibilidade está ainda mais próxima da medicina? Se você não sabe o que é telemedicina, e ainda não conhece um robô de telepresença, esse artigo será muito útil a você! Nós vamos te contar as novidades e os benefícios dessa inovação na área da saúde.

O que é telemedicina?

A telemedicina pode ser considerada um conjunto de recursos de comunicação a distância, através de robôs de telepresença, sensores, medidores, para melhorar o atendimento médico. Dessa maneira, os profissionais da saúde podem consultar e monitorar seus pacientes, e além disso, médicos podem instruir sua equipe, mesmo a distância.

Médico usa o Double para fazer acompanhamento remoto de paciente

A telemedicina já é possível no Brasil

O Conselho Federal da Medicina, órgão responsável por regularizar atividades na área da saúde, aprovou uma resolução que autoriza e incentiva o uso de robôs de telepresença para atendimentos médicos. Será possível agora trocar informações, laudos, e prescrições médicas a distância.

Assim como a Indústria 4.0 está para o setor industrial, a telemedicina promete revolucionar a área da saúde. A agenda brasileira de novos modelos para a medicina, já está ativa. Em 2019, será realizado o Robotic Care Brasil, primeiro evento que reúne pesquisadores, gestores, médicos, enfermeiros, cientistas e muitos outros profissionais que estão em busca de aprimorar os serviços na área da saúde aliado a tecnologia, como a telemedicina e impressão 3D.

Leia também: Como impressão 3D auxilia na análise pré-cirúrgicas.

Conheça o Robô de Telepresença Double

A adaptação do tradicional ao inovador ainda é novidade no Brasil, e algo que pode parecer estranho para muita gente. Mas o robô de telepresença já é realidade em muitos hospitais referência de países desenvolvidos. Veja abaixo o caso do Hospital Bon Secour, nos Estados Unidos.

“Antes em alguns casos que eu estava preocupado com algum paciente, era possível apenas eu falar com a enfermeira por telefone. Agora, posso olhar ao paciente mesmo a distância e ter uma noção de como as coisas estão”

Leia também: Como alinhar sua Instituição ao conceito da Indústria 4.0.

Veja alguns dos benefícios do robô de telepresença, que já estão funcionando em outros países e agora são possíveis no Brasil:

  • Realizar consultas a distância;
  • Fazer prescrições médicas a distância;
  • Fazer o acompanhamento dos pacientes a distância;
  • Monitorar a equipe médica a distância;
  • Passar instruções à equipe médica a distância;

O robô de telepresença ainda está restrito à certas funções, porém é muito útil para ampliar o alcance geográfico de profissionais da saúde, possibilitando realização de atendimento em diversos hospitais ou clínicas em regiões distantes. Com a telemedicina você consegue uma melhor comunicação entre médico e paciente de forma remota, e além disso, reduz tempo de viagem e custos em deslocamento e estadia.  

Paciente sendo monitorado pelo médico a distância através do robô de telepresença

O Double, não beneficia somente a medicina, mas empresas também podem realizar reuniões e em instituições de ensino os alunos podem assistir aula remotamente. Você interage com pessoas a quilômetros de distância, pode falar, ver e ouvir tudo, quando precisar e mesmo de longe. Conheça mais sobre o Double clicando aqui.

E aí, o que achou do Brasil adotar a telemedicina? Você quer incorporar essa tecnologia no seu trabalho? Clique abaixo e solicite um orçamento agora.

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS