Wishbox Technologies

Quando a Manufatura Aditiva “supera” a produção em escala?

A Manufatura Aditiva complementa os processos de fabricação convencionais, como a moldagem por injeção, fornecendo uma alternativa à produção em escala. A MA permite que os fabricantes obtenham um design melhor e coloquem o produto rapidamente nas mãos dos clientes, enquanto a fabricação convencional ainda está em fase de preparação. Ao encurtar o tempo entre a fase de protótipo e uma linha de fabricação em escala, a impressão 3D pode fornecer um valor significativo, mesmo que outro processo assuma a produção posteriormente.

Mas há cenários em que essa mudança não acontece, em que a Manufatura Aditiva pode e deve ser mais vantajosa que todo processo de produção convencional. Esses cenários incluem:

1. Peças com complexidade geométrica

Nos casos onde a impressão 3D pode entregar designs complexas com cavidades internas, como canais de resfriamento ou combinar várias peças em uma só, mudar para um processo mais convencional provavelmente tornará a fabricação mais complicada (e cara).

Uma peça como o bico de aspersão da Ambev, que consolida 5 peças, é mais adequada para impressão 3D do que um árduo processo de fabricação, incluindo montagem de componentes menores.

A MA também supera outros processos quando pode proporcionar novas funcionalidades que não seriam possíveis de outra forma, como malhas impressas em 3D com rigidez e flexibilidade variadas.

2. Personalização

Nos casos em que os produtos devem ser feitos para se adequar à anatomia ou aos gostos de consumidores individuais, a impressão 3D pode fornecer componentes exclusivos de forma super rápida em comparação com os processos convencionais.

O alto investimento da MA na produção de ferramentas significa que não há razão financeira para que cada produto seja idêntico, e o processo pode acomodar impressões únicas.

3. Cenários em que o custo da produção tradicional seria uma barreira financeira

Um molde de injeção que custa mais de R$ 50.000 pode estar fora do alcance de muitas empresas (sem mencionar o custo de projetar e operar a ferramenta), mas a mesma quantia compraria pelo menos uma impressora 3D desktop. Pode ser muito mais econômico entrar na produção de peças de plástico com impressão 3D se o volume de produção necessário está ao alcance da tecnologia.

4. Produtos de nicho não exigem alto volume de produção

Semelhante a situação que mostramos acima, alguns produtos nunca atingirão um estágio em que a demanda determine um processo de maior volume. Acessórios como capas de telefone ou suportes para eletrônicos domésticos podem ficar desatualizados, enquanto outros itens podem atrair apenas um nicho de mercado. Nesses casos, a MA pode oferecer suporte à produção sob demanda para limitar o estoque e corresponder ao que o mercado demandar.

5. Fabricação local

As vulnerabilidades da cadeia de suprimentos (supply chain) tornam a produção via impressão 3D uma opção atraente. Em vez de produzir grandes quantidades em uma estrutura centralizada, pode fazer sentido distribuir a impressão 3D entre diferentes espaços. A divisão da produção permitiria aos fabricantes reduzir os volumes até o que a capacidade de impressão 3D possa suportar e o que é necessário naquele local.

A fabricação local ainda permite contornar a falta de suprimentos devido alguma crise logística, como a que aconteceu recentemente com o COVID-19. Com a falta de uma peça essencial para o funcionamento de respiradores pulmonares, devido a alta demanda, uma empresa que presta serviços de impressão 3D entrou em ação e imprimiu as válvulas a curto prazo, salvando vidas.

E aí, gostou do nosso artigo? Para mais exemplos e detalhes sobre cada um desses pontos, inscreva-se na nossa Newsletter (preenchendo o formulário abaixo) e receba mais conteúdos!

Até a próxima.

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS