Wishbox Technologies

Os benefícios da impressão 3D para a indústria de plástico

A indústria de plástico ganhou uma série de benefícios com o surgimento da impressão 3D, tornando os seus processos mais rápidos e dinâmicos.

Esse tipo de solução está alinhada ao conceito da indústria 4.0. Com atual estágio de avanços tecnologicos, pode-se revolucionar o processo de produção de uma fábrica com baixo investimento.

As principais soluções que a Indústria 4.0 propõe estão relacionadas com: impressão 3D, Internet das Coisas (IoT), Big Data, Inteligência Artificial, entre outros.

Apesar dessas soluções parecerem desnecessárias para pequenas empresas, isso é totalmente equivocado.

Afinal, ao implementar esse tipo de tecnologia na sua linha de produção, há a oportunidade de aumentar o potencial do seu negócio.

Isso porque esses recursos agem oferecendo maior facilidade no desenvolvimento de novos produtos, além da redução de custos.

Não é à toa, que um grande número de fábricas hoje recorre aos serviços de empresas de automação industrial para implementação desses elementos, trazendo maior inteligência e eficiência para o seu pátio fabril.

Esse cenário ilustra bem a importância que a indústria 4.0 proporciona para o mercado, tornando estabelecimentos que tinham grande potencial de crescimento em empresas cada vez maiores e tecnológicas.

Nesse sentido, a impressão 3D é um dos elementos notáveis, que traz vantagens importantes para quem deseja garantir um lugar de destaque no mercado.

Quer entender mais sobre o tema? Então siga na leitura deste artigo.

Como a impressão 3D é utilizada na indústria?

A impressão 3D pode auxiliar uma indústria plástica de diversas maneiras.

Nesse sentido, é possível aplicar a impressão 3D para:

  • Prototipagem rápida;
  • Redução de custos na Fabricação de moldes;
  • Fabricação de produtos personalizados;
  • Produção de ferramentas; Entre outros.

Sendo assim, uma indústria de injeção plástica pode colher uma série de benefícios ao adquirir uma impressora 3D.

Isso permite que ela atenda a diferentes pedidos, sendo eles personalizados de acordo com a necessidade do cliente.

Afinal, com um equipamento que possibilita a criação de moldes facilmente, é possível oferecer um produto exatamente como o encomendado.

Em uma usinagem e ferramentaria, por exemplo, pode ser beneficiada com o uso de uma impressora 3D para a confecção de novos modelos de ferramentas, já que ao utilizar o software para produzir um novo item, ela desenvolve um artigo exclusivo no mercado.

Por isso, o uso dos recursos trazidos pela Indústria 4.0 podem ser fundamentais para o crescimento das fábricas e de outros estabelecimentos que utilizam a impressão 3D em diversas atividades internas.

industria de plastico e impressao 3d
Ferramenta impressa em 3D para linha de produção (Fonte: LEO Lane)

Os benefícios de utilizar uma impressora 3D na indústria

Existem várias vantagens para que o investimento em uma impressora 3D seja feito, principalmente em comparação aos processo de fabricação tradicional.

Independentemente do tamanho da empresa, os recursos tecnológicos se tornam indispensáveis para o crescimento de um negócio, e devem ser aplicados o quanto antes para que um estabelecimento se destaque no seu segmento.

A implementação de equipamentos como a impressora 3D traz benefícios de grande dimensões para a indústria de plástico, de modo que a sua atuação é otimizada, tanto em termos financeiros quanto de capacidade de produção.

Redução de tempo no processo de prototipagem

Criar protótipos sempre foi um desafio para indústrias de plásticos e para empresas de serviços de usinagem, principalmente quando o pedido de um cliente era bem específico.

Isso porque produzir um protótipo demandava um investimento inicial, tanto financeiro quanto de tempo, para que um item pudesse ser elaborado antes do fechamento de um pedido.

Com a impressão 3D, é possível elaborar um protótipo em pouco tempo, de modo que ele poderá ser visualizado pelo cliente em um prazo menor do que o convencional.

Isso influencia diretamente na produção, já que a aprovação é muito mais rápida.

Redução de custos no desenvolvimento de moldes

Confeccionar um molde envolve custos, que a depender da especificidade de projeto, podem ser altos.

Com uma impressora 3D, a indústria consegue ter maior facilidade na elaboração dos seus próprios moldes, sem depender de serviços terceirizados para isso.

Nesse sentido, o investimento de adquirir uma impressora 3D pode ser indispensável para um estabelecimento, já que esse tipo de compra pode fornecer meios de produção econômicos e rápidos.

O uso da impressão 3D para fabricação de moldes economiza dinheiro devido a possibilidade de evitar erros de projetos antes mesmo da confecção da peça final – e dependendo da aplicação, pode ser fabricado um molde para uso final a partir da impressão 3D.

Leia também: A eficiência de impressão 3D na metalúrgica Riosulense

A impressão 3D possibilita o design de peças mais complexas

A criação de um produto pode depender de uma série de ajustes. Além disso, criar um design complexo que traga cada detalhe solicitado pelo cliente pode ser um desafio para a empresa.

Ao utilizar a impressora 3D, o software de desenvolvimento pode ajudar na construção do elemento ideal, de maneira que produtos mais complexos possam ser feitos com facilidade.

Além disso, a precisão é outro aspecto importante desse tipo de impressão.

Em indústrias automobilísticas, por exemplo, a produção das partes que serão utilizadas na montagem de um veículo deve ser totalmente fiel ao projeto original, de modo que cada milímetro faz diferença no resultado final.

A impressão 3D permite uma maior customização

A customização de peças é um dos benefícios mais importantes da impressão 3D. Afinal, cada cliente possui as suas necessidades, de modo que a produção de modelos 3D possa atender ao que foi solicitado sem dificuldades.

Entender as características que um produto deve ter, é a melhor maneira de garantir a satisfação do comprador.

Nesse sentido, ao utilizar uma impressora 3D para fabricar uma peça, é possível customizá-la de maneira única, garantindo que o resultado da produção atenda às expectativas do que foi solicitado.

Carro customizado pela oficina TMC no Brasil com impressão 3D (Fonte: Tarso Marques Concept)

Leia o case da TMC e saiba como utilizar a impressão 3D para customização

A impressão 3D ajuda na produção de materiais mais resistentes

Ao elaborar o protótipo de um produto, é possível analisá-lo com maior precisão, de modo que qualquer ajuste que se faça necessário pode ser feito antes de aprovar a produção em alta escala.

Com essa facilidade, o desenvolvimento de novos itens pode ser feito de maneira a garantir que materiais mais resistentes sejam utilizados, encontrando o tipo de plástico ideal para a confecção de um artigo.

Desse modo, é muito mais fácil garantir que o produto final entregue ao cliente seja satisfatório.

A impressão 3D evita desperdícios

Se antes era comum que uma certa quantidade de material fosse desperdiçada para que se chegasse no protótipo ideal, hoje esse não é mais um problema.

Isso porque a impressora 3D utiliza o plástico por adição de material de forma precisa, o que quer dizer que cada camada impressa oferece a quantidade de material necessária para aquela unidade.

Além disso, a produção sob demanda também ajuda na redução do uso de plástico, evitando que a indústria perca uma determinada quantidade de material que não será utilizada.

Analisando esse cenário, é possível perceber que a tecnologia é essencial para que uma indústria possa crescer no seu segmento, de modo que investir em elementos atuais e que façam sentido para o negócio é indispensável para o sucesso.

Por isso, a impressão 3D se torna um recurso de grande importância para a indústria de plástico, e deve ser implementada o quanto antes para a melhoria dos processos e para a inovação da empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS