Personalização automotiva com impressão 3D na oficina TMC de Tarso Marques

Atualizado em: 4 de agosto de 2020 às 10:31

Você pode até não conhecer o Tarso Marques, mas certamente conhece um pouco do trabalho dele.

O ex-piloto de Fórmula 1 é responsável pelo famoso quadro “Lata Velha” do Caldeirão do Huck e faz participações regulares no programa AutoEsporte, da TV Globo.

Tarso decidiu explorar seu lado criativo e empreendedor e criou a TMC (Tarso Marques Concept).

A marca que se tornou referência mundial, sinônimo de qualidade na customização de carros e motos, e no desenvolvimento de projetos tailor-made para vários outros segmentos, incluindo aviões, barcos e helicópteros.

Para se manter à frente do mercado, Tarso Marques busca inovações tecnológicas, parcerias e as melhores ferramentas disponíveis no mercado.

Foi assim que chegou até à Wishbox para incorporar a impressão 3D no seu processo de fabricação customizada.

A seguir, Tarso revela alguns detalhes do projeto precursor no uso da impressão 3D para a customização de automóveis no Brasil.

Continue lendo para saber mais:

Impressão 3D na TMC

Processos inovadores exigem uma mudança de mindset e o desenvolvimento de novas habilidades, o que muitas vezes é uma barreira inicial nas empresas – mas esse não foi o caso na TMC.

Tiago Marin, Co-fundador da Wishbox, responsável pela implantação da impressora 3D explica: “O Tarso já utilizava outras ferramentas de manufatura digital, como fresa CNC, e a modelagem 3D, então isso facilitou a incorporação da tecnologia, mas eu diria que o grande fator responsável pelo sucesso com a impressão 3D foi o mindset de inovação que pude ver na TMC”.

Modelar peças feitas em aço, alumínio ou fibra de carbono ou ainda fabricar peças finais em plástico como faróis, filtros de ar, peças para luzes de freio ou ferramentas são algumas das aplicações com a impressão 3D para as customizações do estúdio, em São Paulo.

Após a incorporação de duas impressoras 3D da marca Ultimaker a TMC conquistou maior liberdade de design, precisão nos projetos e velocidade na entrega aos clientes.

“Desde que chegou nossa primeira impressora da Wishbox, os trabalhos da empresa passaram para um outro patamar em termos de qualidade e de agilidade. Uma pena não ter investido nisso antes!”

– Tarso Marques

impressao 3d na oficina tmc tarso marques concept tarso na moto

A impressão 3D na TMC é usada para:

  • Protótipos rápidos para validação de design e ergonomia;
  • Fabricação de peças finais únicas e customizadas;
  • Criação de matrizes para moldes;
  • Gabaritos e ferramentas de produção.

Liberdade de Design

A possibilidade de customizar detalhes com as impressoras 3D permite que Tarso e sua equipe alcancem designs diferenciados e exclusivos para seus projetos, além de poder recuperar peças de carros antigos que muitas vezes não existem mais.

A tecnologia permite criação de muito mais peças customizadas do que antes, a exemplo de faróis, filtros de ar, luzes de freio, detalhes de painel e outros acessórios, tudo com detalhes fiéis ao projeto digital.

A liberdade de design que se pode ter com uma impressora 3D é incrível, e um bom exemplo pode ser visto no projeto da moto TMC ARMATA, conforme foto abaixo.

impressao 3d na oficina tmc tarso marques concept personalizacao moto tmc armata
Moto com peças customizadas através do uso de impressoras 3D na TMC. Destaque 1; 2 e 3: detalhes imitando balas de fuzil ornamentais. Destaque 4: Farol duplo customizado.

A restauração de carros antigos também é muito comum na TCM, e a impressão 3D é usada para diversas partes, desde detalhes do painel até mesmo um Body Kit completo para alargar as rodas e paralamas, como no caso do Camaro 1974 do Lata Velha.

Leia também: Camaro 1974 do Lata Velha ganha body kit personalizado com impressora 3D

Precisão

O setor automotivo demanda precisão e desempenho. As grande indústrias do setor sabem disso e investem pesado em processos precisos e confiáveis. Mas se falando de fabricação mais personalizada em oficinas é muito mais difícil conseguir isso.

Podemos citar por exemplo a tarefa de alinhar e soldar os canos do guidão de uma motocicleta. Pode até parecer uma tarefa simples, mas seria quase impossível conseguir um alinhamento perfeito em ambos os lados visualmente e manualmente.

Como na TMC “quase” não é suficiente, a equipe desenvolveu e imprimiu um projeto de gabarito de fixação para os canos do guidão da moto, permitindo assim um alinhamento perfeito na soldagem, como mostra a imagem abaixo, por exemplo.

impressao 3d na oficina tmc tarso marques concept bmw
Destaque 1: Foi usado um gabarito impresso em 3D para fixar com precisão os canos do guidão da moto; Destaque 2: Painel customizado feito com impressão 3D.

Outra aplicação usada na TMC que garante maior precisão dos projetos é a criação de matrizes para moldes de peças, como por exemplo capas de carburadores.

Nos processos tradicionais como esculpir manualmente, seria impossível conseguir um espelhamento perfeito para as capas em ambos lados da moto.

Nesse caso a tecnologia foi usada para imprimir matrizes para os moldes que fabricaram as capas do “carburador” da Harley, com espelhamento idêntico do design para ambos lados, conforme foto abaixo:

impressao 3d na oficina tmc tarso marques concept gif

Leia também: Impressão 3D acelera fabricação de super carros

Velocidade é tudo

Não é só nas pistas que a velocidade importa. No setor automotivo a concorrência é acirrada, os clientes são exigentes e os prazos curtos, por isso cada dia a mais pode fazer a diferença.

Então, se um projeto não está no caminho certo, ou tem alguma falha, é bom descobrir isso logo!

Por isso, a produção de protótipos rápidos para validação de design, encaixes e ergonomia é muito importante.

Agora,com a impressão 3D os projetos podem ir do design na tela do computador às mãos do Tarso Marques em questão de horas!

“Com a impressora 3D é outro mundo, facilitou demais. Hoje a gente faz o projeto no computador e o que a gente levava uma semana, ou às vezes duas… Em poucas horas a peça já está pronta”

– Tarso Marques

A impressão 3D proporcionou até 90% de redução de tempo para validação de um protótipo na TMC.

impressao 3d na oficina tmc tarso marques concept volante
Em poucas horas, foram produzidos protótipos para teste de encaixe e ergonomia deste volante na TMC

O volante do carro modelo Charger, por exemplo, foi desenvolvido de forma 100% personalizada na TMC, e aconteceu muito mais rápido do que antes, graças ao uso da impressora 3D.

“Imprimimos as partes do projeto, montamos e encaixamos com precisão total. Imagine modelar isso à mão… seria muito difícil chegar na peça perfeita, com o diâmetro e com a anatomia que você quer. Com a impressora fica muito mais fácil!”

-Tarso Marques

Leia também: SEAT CUPRA acelera o desenvolvimento de veículos de corrida com manufatura aditiva

Conclusão

Uma impressora 3D é uma ferramenta incrível que pode trazer muitas vantagens e benefícios para a área automotiva.

No estúdio de customização Tarso Marques Concept (TMC) é possível observar o futuro do segmento de concepção e materialização de automóveis, além de entender como a tecnologia trouxe mais praticidade para executar cada processo.

Confira esta playlist no nosso canal no youtube e saiba mais sobre essa história:

E aí, gostou do nosso artigo? Não esqueça de se inscrever na nossa newsletter para receber mais novidades sobre tecnologia e impressão 3D.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Compartilhe!

Comentários:

  1. ..boa noite …

    …meu nome é Fernando Fabiano..

    .tenho um monza 89 classic álcool.
    Ele está está bom …

    …eu gostaria de saber o valor para se fazer uma reforma.
    Nele…
    …meu com contato 11.961485306..

    …deste de já deixo meus agradecimento….

    …..muito obrigado…..

    .

  2. Boa tarde sou de Curitiba e gostaria de uma oficina especializada pois tenho um Opala Comodoro ano 1980 e gostaria de uma reforma geral tudo mesmo por favor me ajudem pois dei esse carro para minha filha que errei de meu pai e agora está nescessitando de um trato e vc s são os cara adoro o serviço de vcs assisto o programa só pra ver o talento que vcs com amor fazem os veículos aguardo retorno obrigado

  3. Olá , Vou ser bem objetivo e rápido, eu tenho uma Caminhonete Cabine Dupla F1000 – SR – XK – Deserter 1995 – preciso fazer um trabalho de restauração de funilaria. Como faço para fazer contato.
    Poderia por gentileza passar o endereço de vocês ai em São Paulo. Grato.

    1. Olá Fernando, tudo certo? Nós não prestamos esse tipo de serviço, apenas comercializamos impressoras 3D. Você pode entrar em contato diretamente com a equipe do Tarso Marques pelo site deles clicando aqui. O endereço deles em SP é Rua Gomes de Carvalho, nº 551, Vila Olímpia. Telefone para contato deles é (11) 3853-7950. Esperamos ter lhe ajudado! Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *