Wishbox Technologies

Conheça 8 modelos de carros impressos em 3D

A impressão 3D é uma realidade inovadora que ganha cada vez mais espaço em diversas áreas da vida. Com a ferramenta de impressão, é possível usar a imaginação e criar produtos novos, como vemos acontecendo no mercado automobilístico. Nesse setor, indústrias estão produzindo carros impressos em 3D e, dessa forma, apresentando ao mundo as vantagens dessa tecnologia.

A rapidez na fabricação do carro é uma das vantagens desse método de produção. A indústria americana Local Motors conseguiu imprimir o carro elétrico Strati em 44 horas. E enquanto um automóvel feito da forma tradicional possui milhares de peças, o Strati tem apenas 49, ou seja, uma redução nos custos na produção.

Como os carros 3D são impressos e que modelos estão disponíveis no mercado? Descubra essas e outras informações sobre o universo 3D em nosso post. Temos certeza que ficará fascinado!

Como funciona a impressão de carros 3D?

A impressão ocorre depois dos profissionais especializados finalizarem todo o projeto em 3D do veículo, preparando os arquivos necessários para impressão dos componentes. No caso do Strati, foi utilizado um material termoplástico de fibra de carbono reforçado e a impressora atuou criando camadas durante o processo de produção da carroceria respeitando o design do projeto. As peças como motor, assentos, rodas e janelas foram produzidos da forma tradicional nesse modelo.

Quais os modelos de carros impressos em 3D?

O Strati é apenas um dos vários modelos de automóveis que já foram impressos em 3D. Vamos apresentar mais algumas dessas máquinas.

1. Strati

carros impressos em 3d

Com o título de primeiro carro elétrico impresso em 3D, o Strati carrega consigo o início de uma nova era de fabricação, tornando real a fabricação digital de carros, o modelo da Local Motors não poderia ser mais impressionante para entusiastas da tecnologia. Como já citado acima, o carro foi fabricado em um período de 44 horas e possuí menos peças que um modelo convencional, o que torna sua montagem mais ágil e sua integridade mais resiliente. A obra teve seu nascimento no show internacional de tecnologia de Chicago, em Illinois.

2. Blade

A Divergent Microfactories é uma startup que desenvolveu e imprimiu o modelo de carro chamado Blade. O design do veículo é incrível e o material utilizado na confecção foi uma mesclagem de alumínio com fibra de carbono — o que tornou o carro leve, pesando apenas 635 kg.

O motor turbo do Blade possui 4 cilindros e alcança a potência de 700 cavalos. A relação peso/potência do modelo é menor que 1kg/cv, por isso, não é de se admirar que esse potente carro chegue à velocidade de 96 km/h em apenas 2 segundos. Algo impressionante, não acha?

3. Urbee

carros impressos em 3d

A empresa KOR Ecologic conseguiu produzir um carro ideal para o meio urbano e ecologicamente correto. O projeto foi pensado para que o veículo tivesse um bloco de peças em vez de vários, como é o mais comum.

As peças são feitas de plástico ABS, que é um material bem firme, ao mesmo tempo leve o que faz que o veículo pese 544 kg. A leveza do carro o torna econômico — ele rende, em média, 100 km por litro. O motor híbrido do automóvel tem 8 cv de potência e atinge a velocidade máxima de 110 km/h.

O Urbee teve 80% de sua fabricação impressa em 3D e possui 3 metros de comprimento, 1 metro da altura e 1 metro de largura. A empresa KOR está trabalhando na produção do Urbee 2 e promete um modelo aerodinâmico e supereconômico.

4. Olli

O autocarro tem capacidade para transportar 12 pessoas, sendo conhecido como o primeiro veículo autônomo impresso em 3D com inteligência cognitiva IBM. A empresa Local Motors produziu o veículo com 30 sensores, por meio da computação cognitiva, em que o usuário pode conversar com o automóvel sobre o destino e pedir referências e recomendações sobre restaurantes e lugares para visitar.

O comprador pode adicionar recursos tecnológicos no veículo de acordo com suas necessidades. O carro é elétrico, 70% dele foi impresso em 3D e a maior parte dele foi produzida em 10 horas.

5. StreetScooter c-16

A Universidade de Aachen, por meio do sistema de produção 3D multimaterial objet1000 da marca Stratasys, produziu o StreetScooter c-16. A impressão 3D foi utilizada em 75% das partes do veículo desde as peças plásticas do exterior — como painéis frontais, traseiros e das portas, para-choques, para-lamas e máscaras para faróis — bem como diversos componentes internos.

O material aplicado na composição das peças foi ABS digital rígido e, assim, o veículo acabou pesando em torno de 450 kg. Além disso, ele alcança a velocidade máxima de 100 km/h e possui autonomia mínima de 100 km, ideal para cidades, já que é um carro elétrico.

6. LM3D

O projeto do carro LM3D foi o ganhador do concurso Project Redacted e por isso foi desenvolvido pela Local Motors em parceria com a Saudi Arabia Basic Industries Corporation (SABIC), que forneceu o material para fabricar a carroceria, e com a Siemens, que disponibilizou o software.

O veículo tem 75% de sua fabricação impressa em 3D, sendo composto de 80% plástico ABS e 20% fibra de carbono. Sendo confeccionado com a tecnologia BAAM (Big Area Additive Manufacturing), o LM3D pesa 500 kg e demorou 5 dias para ser impresso. Mesmo assim, a Local Motors já trabalha em uma nova versão do carro.

7. Genesis

Criado pela EDAG, o carro Genesis é, no mínimo, surpreendente e foi o resultado da cooperação entre uma equipe genial de designers, engenheiros e especialistas que desenvolveram o projeto baseado no biomimetismo — soluções para engenharia humana baseadas na natureza. Por isso, seu design imita o casco da tartaruga para proporcionar proteção e amortecimento.

Na composição da estrutura foram utilizadas técnicas como a fusão seletiva a laser (SLM), a sinterização laser (SLS), a estereolitografia (SLA) e a fused deposition modelling (FDM). A fibra de carbono deu resistência e rigidez para esse veículo que é produzido 100% por impressão 3D.

8. Shelby Cobra 56

carros impressos em 3d

O Oak Ridge National Lab (ORNL), que é um instituto americano dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias, fez o projeto em 3D da réplica do Shelby Cobra que levou 6 semanas para ficar pronto. Grande parte das peças da carroceria e do chassi foi feita com plástico reforçado com 20% de fibra de carbono.

A impressora customizada usada foi desenvolvida pelo laboratório da ORNL em parceria com a Cincinatti Technologies, empresa capaz de imprimir objetos maiores que 1 metro cúbico em grande escala e alcança uma velocidade na impressão surpreendente graças a suas camadas mais grossas, o que naturalmente as torna mais visíveis antes do pós-produção.

Assim, esse maquinário levou apenas 24 horas para imprimir os componentes da carroceria e produziu um veículo impresso 75% em 3D e com o peso de 638 kg.

Que tipo de empresas devem adotar a impressão 3D?

Essa tecnologia pode ser muito útil para os profissionais que trabalham com design no desenvolvimento de produtos para seu negócio. Por exemplo, antes de iniciar a criação de um produto, o designer poderá imprimi-lo em 3D e testá-lo para saber se está no molde ideal. Com isso, poderá fazer adaptações e reduzir custos.

Existem empresas que fornecem impressoras 3D que são compatíveis com o software CAD e dão o suporte necessário para que companhias de vários setores entrem na inovação da tecnologia 3D.

E aí? Este artigo ajudou você a conhecer os modelos de carros impressos em 3D? Leia também o post Impressão 3D e outras técnicas de fabricação digital e arte: surpreenda-se e até a próxima.

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS