Wishbox Technologies

Embraco acelera desenvolvimento com impressão 3D

A Embraco atua há mais de 40 anos com soluções inovadoras para refrigeração, e sua unidade brasileira, sediada em Joinville, Santa Catarina, decidiu confiar em impressoras 3D desktop profissionais para a fabricação de protótipos e testes de novos produtos.

Presente em mais 80 países, a multinacional tem uma forte cultura de inovação, dedicando de 3 a 4% da sua receita para Pesquisa & Desenvolvimento. Como resultado, são aproximadamente 1.200 patentes ativas e o reconhecimento como líder no segmento.

Uma de suas iniciativas inovadoras foi o investimento em uma impressora 3D desktop Ultimaker para seu Innovation Center, um espaço focado em prototipagem, simulação e melhorias, associados aos processos internos da organização.

Impressão 3D como solução para a Embraco

A empresa adotou uma impressora 3D desktop profissional para fabricação de protótipos rápidos e funcionais. O resultado disso foi um processo de desenvolvimento, produção e validação muito superior às abordagens tradicionais.

Com sua impressora 3D interna, toda a equipe pode projetar e testar peças e componentes para produção, fazer as alterações necessárias rapidamente, e então passar o projeto para a etapa de produção. 

Impressora 3D Ultimaker 2+ Extended fabricando protótipo na Embraco. 

Isso transforma totalmente a dinâmica do processo de produção, o tornando muito mais interativo, com uma maior chance de satisfação do cliente final, já que as impressoras desktop profissionais podem utilizar materiais de engenharia que possibilitam a criação de MVPs (minimal viable product).

Em entrevista a Wishbox, o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Fernando Schiessl de Souza, destacou alguns dos benefícios obtidos com a incorporação da impressão 3D.

“A mudança do processo de fabricação tradicional pela manufatura aditiva para produção de protótipos trouxe um entendimento claro que esse é um movimento sem volta. Com certeza essa tecnologia torna o cenário da indústria mais competitivo”

– Fernando Schiessl de Souza

Economia de tempo

Uma das vantagens do uso da tecnologia, segundo Fernando, é a resposta mais rápida para as próximas etapas do processo de fabricação.

Após o teste de conceito do projeto, levar as peças para linha de produção se torna muito mais ágil e rápido.

Na Embraco, além de ajudar no desenvolvimento de protótipos funcionais, a impressora 3D desktop profissional auxiliou nas demais etapas da linha de produção.

Com a tecnologia foi possível verificar parâmetros e padrões invariáveis de forma mais segura, e também criar processos, ferramentas e gabaritos otimizados para linha de montagem.

Protótipo fabricado com auxílio de impressão 3D

Sem retrabalho

De acordo com Fernando, o estudo no desenvolvimento de novos moldes para injeção de plásticos através da impressora 3D permitiu economizar tempo evitando retrabalhos.

Temos como exemplo o caso da impressão de compressores. Quando seus protótipos são fiéis ao projeto, agilizam muito os processos de fabricação, uma vez que tornam muito mais simples a criação de moldes para injeção e as ferramentas da linha de montagem.

Erros em processos de produção são comuns, mas não deveriam ser. Principalmente tendo em vista seu custo financeiro e de tempo, que são muito altos. 

A Embraco sai na frente no quesito inovação e versatilidade quando opta por internalizar uma impressora 3D no setor de pesquisa e desenvolvimento.

Redução no custo de impressão 3D

Apesar de já ter experiência prévia com impressão 3D, a empresa utilizava equipamentos de porte industrial que tinham altíssimo custo de operação, limitando seu uso frequente.

Para reduzir esse custo, a Embraco procurou junto à Wishbox uma impressora 3D desktop que pudesse proporcionar baixo custo, ao mesmo tempo que resultados confiáveis e uma variedade de materiais, além de um fácil manuseio.

Com esses objetivos alinhados, chegamos à solução da Ultimaker 2+ Extended.

Impressora 3D Ultimaker 2+ Extended usada pela Embraco

As impressoras 3D Ultimaker são conhecidas pela sua precisão, rapidez e confiabilidade, além de serem capazes de utilizar diversos tipos de materiais funcionais de engenharia, como PP (polipropileno), PC (policarbonato), TPU, Nylon e Fibra de Carbono.

Com baixo custo de utilização da impressora e sua gama de materiais disponíveis para uso, a Embraco passa a ter maior liberdade de descobrir cada vez mais aplicações em seu processo.

Devido aos altos custos das metodologias tradicionais, muitas vezes os engenheiros se limitam quando o assunto é testar novas soluções. 

Com a impressão 3D desktop profissional, essa barreira é vencida, uma vez que os custos são drasticamente reduzidos, trazendo liberdade para que a inovação de fato aconteça constantemente na empresa, através de testes de novas peças e ferramentas impressas.

 

Novas soluções

Muitos lançamentos recentes de produtos da Embraco já contaram com aplicações da impressão 3D em pelo menos alguma das fases do ciclo de projetos, seja na prototipagem e validação ou por meio da fabricação de ferramentas e gabaritos para produção.

Leia também: 6 maneiras de incorporar a impressão 3D na sua indústria ou empresa

A Wishbox é especialista em implementação de impressão 3D, tendo auxiliado muitas outras empresas como Ambev, Fortlev, Thyssenkrupp e Riosulense a sair do zero na manufatura aditiva para ótimos resultados, tudo isso em apenas 90 dias. 

Essas gigantes da indústria puderam ver o quanto a manufatura aditiva impacta beneficamente na produção, e também nos lucros de quem a adere com eficácia. 

Está se perguntando como uma impressora 3D pode ajudar seu negócio? Então você precisa ler o nosso e-book gratuito sobre como aplicar a impressão 3D na indústria, nele você vai encontrar informações valiosas para acelerar sua jornada na manufatura aditiva.

Seja você o embaixador da impressão 3D na sua empresa.

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS