Wishbox Technologies

6 maneiras de incorporar a impressão 3D na sua indústria ou empresa

A impressão 3D está causando grande impacto nos processos produtivos de várias Indústrias. Desde a etapa de desenvolvimento de produtos até a incorporação no próprio processo de fabricação, possibilita economia de tempo e dinheiro, impactando diretamente no modelo de negócios. Com isso, sua empresa tem muito a ganhar, concorda? Ao incorporar a impressão 3D na sua indústria ou empresa, a sua capacidade de personalização e inovação aumenta, tornando seu negócio mais competitivo. Rotinas internas passam a ser mais eficazes, a criação de protótipos, confecção de peças e ferramentas, se torna mais rápida e mais econômica, acelerando o desenvolvimento de novos produtos e possibilitando atender as demandas mais exigentes. Podemos levar a manufatura aditiva (impressão 3D) para uma série de iniciativas dentro de um negócio. Abaixo, listamos seis das mais populares:

1 – Prototipagem

A maioria das indústrias, de diversos setores, desde pequeno à grande porte, fazem protótipo antes da produção em série de um produto! Um protótipo permite testar seus conceitos, reduzindo riscos de falhas no seu projeto além de levar a melhorias no produto final.
Protótipo funcional de pistões (parte de um motor automotivo)
As empresas buscam constantemente maneiras mais eficientes para criar seus protótipos, de forma que atendam às suas necessidades. E é aí que a impressora 3D entra, pois você materializa seu projeto direto do CAD (projeto 3D digital) para a apresentação! Você testa suas ideias mais rapidamente, acelera o lançamento do seu produto no mercado (em alguns casos, o tempo para lançamento de um produto é reduzido de meses para dias), você tem liberdade de concepção em relação à forma, tamanho e complexidade de suas peças, e além disso, reduz custos de fabricação do seu protótipo (quando comparado à métodos tradicionais de fabricação). O Relatório Global de Impressão 3D da EY de 2016, analisou 57 estudos de caso de vários setores, e descobriu que a prototipagem rápida com impressão 3D reduziu o tempo médio de prototipagem em 63%, para melhorar o processo de desenvolvimento do produto. Os benefícios gerais incluem: As empresas, em específico as alinhadas ao conceito da Indústria 4.0, como a brasileira Embraco, já implementaram a impressão 3D para prototipagem! Desde 2016, eles imprimem protótipos de compressores em 3D, e garantem que a tecnologia é fiel aos projetos, trazendo qualidade e eficiência nos resultados. A economia que as impressoras 3D trazem, tanto de tempo, quanto de custos, já é validada! Você pode recriar seus modelos e alterações de projeto precisamente em questão de horas, significando mais produtos sendo lançados no mercado em menos tempo. Você pode ver outras empresas que estão usufruindo deste mercado em expansão aqui.

2 – Mais iterações

Toda área de produção possui um grande número de competidores, que por sua vez estão sempre em busca de ampliar cada vez mais seu espaço de mercado. Sabemos que a inovação define quem consegue a maior parcela no mercado, e com a tecnologia certa, você garante que seu produto lance primeiro, de forma mais refinada e com menos dificuldades. A importância de uma margem para erros, de uma forma barata e envolvendo menos tempo, influencia muito! Os testes estão intimamente ligados à aprimorar ou criar do zero um produto de qualidade. Dessa forma, a impressão 3D é acessível de modo que você pode criar vários protótipos antes de alcançar um modelo final, sem gastar uma vasta quantia de dinheiro ou tempo. Experimente, crie e recrie conforme achar melhor, seus projetos verão melhorias notáveis! Esse é o caso da empresa americana HoneyBee Robotics, que fabrica robôs para Nasa. Eles imprimem várias peças com novos designs em 3D, pois se essas peças fossem fabricadas em metal, por exemplo, consumiriam muito tempo além do alto custo. Eles exploram várias modificações nas peças e testam várias componentes antes da validação de seus projetos. A aplicação da manufatura aditiva em iterações, permite um método dinâmico de desenvolvimento, constituído de criar, testar, validar e reiterar enquanto o produto é validado. Assim, você trás um notável aumento de desempenho e permite mais versões de um produto, garantindo que ele chegue ao mercado em seu melhor estado possível.

3 – Personalização

A industrialização de produtos em larga escala possibilitou às indústrias atingirem uma maior massa de mercado, com diminuição de tempo e custo de produção. Porém, atualmente, os consumidores buscam itens de consumo mais personalizados aos seus gostos e necessidades. Em certos casos, surge a necessidade de uma produção reduzida, para um grupo mais seleto de indivíduos, por exemplo, para validação com clientes, ou ainda, atração de investidores em potencial que estão inseguros quanto ao seu negócio. E você, presta algum serviço que requer personalização? A impressão 3D pode ser uma solução interessante para sua empresa! Ela te permite criar itens totalmente únicos para cada cliente, de forma mais barata e sem grandes barreiras.
A Oficina do Tarso Marques, oferece serviços na personalização de automóveis. Os carros são totalmente customizadas e adaptados aos clientes.
Clique aqui para conhecer o case da Oficina de Customização do Tarso Marques. No mercado, a impressão 3D pode ser implementada para a fabricação simples e barata de produtos com características únicas. Esses itens lhe dão a oportunidade de atender nichos de mercado sem comprometer a produção habitual, o que garante mais clientes e maior taxa de satisfação com seus produtos.

4 – Processo de produção

Graças ao avanços das tecnologias, existem hoje uma gama de pequenas empresas até grandes indústrias apostando em inovação. A impressão 3D pode vir com uma série de soluções e melhorias à seus processos na linha de produção, como por exemplo, na fabricação de moldes ou peças em pequena escala. As impressoras 3D trazem aos fabricantes liberdade de criar moldes complexos e com a precisão necessária. Quando comparada a métodos tradicionais para fabricação de moldes, a impressão 3D mostra grande diferença em lead-time e baixo custo. Dessa maneira, você pode entregar um serviço / produto de qualidade e mais rapidamente no mercado e sem gastar tanto.
Praticamente todo setor de produção pode ser melhorado pela impressão 3D, como é o caso mostrado acima.
Outra utilização muito atrativa aplicada à processos de fabricação, é a produção de pequenos lotes de itens específicos. Você pode aproveitar a solução 3D na sua empresa para impressão de componentes úteis para sua equipe, isso pode acelerar processos e facilitar trabalhos na empresa. Leia o caso da Thyssenkrupp, que utiliza a impressão 3D para imprimir também pequenos lotes de peças.

5 – Confecção de peças e acessórios

Praticamente todo setor de produção precisa de estoque para peças de reposição, mas a impressão 3D pode mudar isso Além dos usos que a sua empresa pode definir para as impressoras 3D, em momentos ociosos elas podem lhe trazer ainda mais uma utilização: A confecção de peças e acessórios de utilização diária. Muitos produtos costumam ser utilizados por anos. Nesses casos, as empresas precisam lidar com fabricação prolongada de peças de reposição, de tal forma que os seus consumidores possam ser atendidos continuamente e até mesmo para suprir demanda interna de utilização. Você é capaz de imprimir em 3D, por exemplo, uma peça pequena e exclusiva sobre demanda, sem necessitar um estoque de peças de reposição. Se algum item se quebra, ou é necessária alguma peça em falta, a impressora 3D dá conta do recado! Veja como a gigante brasileira Electrolux obteve sucesso ao adotar as impressoras 3D para produzir suas peças de reposição!

6 – Ferramentas e acessórios

A indústria necessita diariamente de ferramentaria e acessórios para linha de produção. Geralmente, as empresas recorrem à terceirização para produção desses itens, que por sua vez, podem até exigir certa personalização para sua aplicação. Incorporando impressoras 3D na sua empresa, você tem em mãos a possibilidade de gerar gabaritos, ferramentaria, peças diversas para alguma aplicação específica, dentre outros usos. Seja para desenvolver uma nova solução interna ou para um cliente.
Ferramenta usada no controle de qualidade da Volkswagen impressa em 3D.
Foi dessa maneira que a Volkswagen deixou os fornecedores externos para suas ferramentas e acessórios, e conseguiu reduzir consideravelmente seus custos e tempo no processo de desenvolvimento de produtos. Clique aqui para saber mais.

Conclusão

Com a impressão 3D você tem os meios para desenvolvimento de produtos mais inovadores a médio e longo prazo. Hoje, empresas podem criar peças com designs mais ousados, atendendo às necessidades de diversos consumidores. Assim, você substitui processos de manufatura tradicional por rotinas mais ágeis e flexíveis, fiéis a visão de quem desenvolve. Dessa maneira, você pode adotar projetos mais complexos sem que isso implique em um aumento notável dos custos de produção. As possibilidades são variadas — produtos que não podem ser criados por métodos tradicionais são desenvolvidos em tempo recorde, com custos reduzidos e menos erros. Consequentemente, sua empresa pode atingir um número maior de mercados, atendendo nichos e trazer uma qualidade superior em seus produtos. Com novas ferramentas vem novas possibilidades, com novas possibilidades vem a sua chance de se destacar. Gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre as impressoras 3D? Assine a nossa newsletter e receba, em primeira mão, todas as notícias sobre o assunto!

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS