Filamento PVA: Explicado e comparado

Atualizado em: 10 de outubro de 2019 às 5:24

Neste artigo, você aprenderá sobre o filamento PVA solúvel em água. Além disso, você encontrará os materiais em PVA mais eficientes disponíveis no mercado.

O que é filamento PVA?

PVA ainda anexado à peça durante o processo de dissolução

O PVA é uma abreviatura para o álcool polivinílico, um material solúvel em água. É frequentemente usado em impressoras 3D FDM com dupla extrusora como material de suporte. A maior vantagem do filamento de PVA é sua capacidade de dissolver em água. Isso significa que não há marcas tão aparentes na impressão depois que o material de suporte for removido.

Algumas impressoras 3D, como a Ultimaker 3 e a Ultimaker S5, têm duas extrusoras, isso significa que dois materiais diferentes podem ser impressos. As impressoras 3D FDM “clássicas” (mais antigas) têm apenas uma extrusora, o que significa que o material de suporte é o mesmo que o material de construção usado para imprimir a peça. Após a conclusão da impressão, os suportes precisam ser removidos, o que pode ser um trabalho difícil, especialmente se a peça tiver geometrias complexas.

Quando os suportes são feitos do mesmo material da peça, é um problema comum que, depois de removidos, as marcas de suporte sejam deixadas na superfície da impressão. Com PVA esse problema é evitado, pois é um material que se dissolve na água. Como o filamento de PVA se dissolve na água, é uma ótima opção para imprimir geometrias complexas, grandes saliências e recursos detalhados nos modelos.

Giroscópio da Ultimaker impresso em 3D com filamento PVA e sem filamento PVA

Imagine imprimir uma estrutura muito complexa com uma impressora FDM que tenha apenas uma extrusora. Quando essa impressão termina, é necessário pós-processamento, mas antes de tudo, é necessário remover o material de suporte. Esse é o principal problema, porque o material de suporte é o mesmo material do qual a peça é feita! É extremamente difícil e desafiador remover manualmente o suporte da parte geométrica complexa. Já quando o filamento PVA é usado, se dissolve na água, então não há necessidade de alcançar estruturas internas de uma peça complexa manualmente para remover os suportes.

O PVA em geral funciona muito bem com os filamentos PLA e Nylon, uma vez que requer as mesmas condições operacionais, como a temperatura desejada.

Peças impressas com suporte PVA geralmente precisam ser colocadas na água por algumas horas (dependendo das especificações do fabricante), até que não haja material não dissolvido.

Lembrando que o PVA é um material hidrofílico, ou seja, ele “gosta de água”. Então, o material se conecta com moléculas de água, o que resulta na dissolução do PVA na água. Já o PLA, por exemplo, é um material hidrofóbico, por isso “não gosta de água”. O que significa que o PVA e o PLA são uma combinação perfeita, pois colocar uma peça de PLA na água não afeta, pois é feito de um material hidrofóbico – não absorve água.

Filamento PVA Ultimaker

Filamento PVA Ultimaker original

O primeiro filamento PVA que vamos ver é o filamento PVA da Ultimaker. A Ultimaker lançou o PVA em 2016 e, desde então, pessoas de todo o mundo começaram a usar e ficaram super felizes e satisfeitas com os resultados.

A Ultimaker projetou seu PVA para combinar com seus filamentos PLA, Tough PLA, Nylon e CPE. A fabricante holandesa afirma que o próprio PVA é menos sensível à umidade do que outros filamentos de PVA.

Segundo a Ultimaker, o PVA é 100% biodegradável; apenas a água da torneira é necessária para dissolver o material, sem necessidade de produtos químicos adicionais. Além disso, o material PVA da Ultimaker é conhecido por ter boa estabilidade térmica.

Disponível em bobinas de 350g ou 750g, vem em uma cor “natural” que é semelhante a um filamento claro. O PVA da Ultimaker imprime a 215-225 ° C com a plataforma de impressão aquecida, necessária para melhorar a aderência do material de construção.

Visite nossa página de filamento originais de Ultimaker e testa agora sua impressão 3D com o PVA.

Filamento Solúvel Makerbot

Filamento Solúvel Makerbot

Se você estiver usando uma impressora 3D Makerbot, este material de suporte solúvel é para você! O peso do filamento solúvel da MakerBot é de 1 kg e o diâmetro é de 1,75 mm.

Este filamento é compatível apenas com a impressora 3D Replicator 2X da MakerBot. Em comparação com o PVA da Ultimaker, a temperatura do bico (temperatura de impressão) é a mais alta; é indicado usar 250 ° C.

O filamento solúvel da Makerbot tem uma composição diferente do PVA, o HIPS (High Impact Polystyrene). Também requer uma plataforma de impressão aquecida, assim como o PVA da Ultimaker.

Atualmente, o filamento da Makerbot é uma das soluções de material solúvel disponível mais acessível. A única desvantagem é que o filamento da Makerbot requer uma substância química chamada limoneno para se dissolver – não se encontra com tanta facilidade quanto a água, e também exala um cheiro forte cítrico durante o manuseio.

Conclusão

Os filamentos solúveis em água são uma ótima solução para todos que possuem uma impressora 3D FDM de dupla extrusoras.

É perfeito se você quiser produzir modelos detalhados, precisos e com um acabamento de alta qualidade. Devido à sua característica impressionante de se dissolver na água da torneira – ou com ajuda de algum produto químico – os filamentos solúveis são uma solução perfeita para você dizer adeus à dificuldade de remoção do suporte.

Como você pode perceber, os valores e as propriedades físicas dos filamentos solúveis dependem de cada fabricante. Alguns filamentos são adequados para a maioria das impressoras 3D; outros estão vinculados a um modelo específico de impressora. Se você decidir experimentar o filamento PVA, certifique-se de ler o guia de segurança, especialmente se ele requer produtos químicos especiais.

Mas e você, já imprimiu alguma peça com filamento PVA? Gostou do resultado? Conte nos comentários. E não esqueça de se inscrever na nossa newsletter para se manter atualizado sobre o universo das impressoras 3D.

Compartilhe!

Comentários:

  1. Depois que lançaram estes materiais solúveis para a impressão a peça pode ser da mais alta complexidade, ainda assim é possível imprimir !!
    Ótimo conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados