Wishbox Technologies

Suporte de ventoinha da Schwartz Off Road Motorsportz

Aproveitando a impressão 3D de metal para peças personalizadas

O empresário e piloto, Erik Schwartz possui formação como engenheiro e passa todo o seu tempo livre consertando e mantendo seu veículo para competir no Campeonato Off Road Series. Adepto a transformar suas ideias em realidade para fazer melhorias, Schwartz faz uso das impressoras 3D Ultimaker.

Antes considerada uma novidade, a impressão 3D tornou-se uma ferramenta necessária para que essa equipe pudesse competir em alto nível. Com opções avançadas de filamentos disponíveis com a Ultimaker S5, a Schwartz Off Road Motorsportz (SORM) está economizando tempo dentro e fora da pista.

Desafio

Todos os anos, a Schwartz Off Road Motorsportz constrói um novo carro de corrida SxS Pro Mod do zero. Em seu veículo mais recente, eles usam um suporte personalizado para conectar um ventilador elétrico ao radiador.

Embora a peça tenha sido impressa anteriormente em 3D usando um material de fibra de carbono com Nylon, as temperaturas do compartimento do motor ultrapassavam a capacidade que esse material poderia suportar.

A peça impressa em 3D de metal para montagem da ventoinha antes e depois do processo de debinding e sinterização

Solução

Uma nova peça foi impressa usando o filamento BASF Forward AM Ultrafuse® 17-4PH para montagem. Este material metálico não apenas atendeu aos requisitos de temperatura, mas também ofereceu a resistência necessária para ser usado como peça final, permitindo que ele suportasse as demandas de uma corrida.

O novo design de montagem inclui um perfil personalizado que combina perfeitamente com os pontos de montagem OEM na caixa da ventoinha, permitindo que ela funcione de maneira adequada. O outro lado do suporte usa um slot, que permite que o suporte inserido seja ajustado para corresponder aos furos personalizados que a Schwartz Off Road Motorsportz projetou em seu motor.

Mais forte e resistente à temperatura, a nova peça metálica impressa em 3D pode suportar melhor as demandas da corrida
  • Tempo de impressão: 4 horas e 30 minutos
  • Peso: 154g
  • Custo: R$ 120,00 (US$ 22,92)

Resultado

A nova peça não é apenas mais confiável devido à sua resistência à temperatura aprimorada, mas também é personalizável. O que significa que pode ser ajustada mais facilmente para atender aos requisitos específicos do carro exclusivo projetado pela Schwartz Off Road Motorsportz.

Do plástico ao metal para impressão 3D

A Schwartz Racing é uma das muitas empresas que percebem a diferença que a impressão 3D de metal pode fazer em sua produção.

Se você quer entender como a produção de peças em metal com impressão 3D FFF pode ajudar seu negócio, fale agora com um consultor da Wishbox.

Leia Mais: Como imprimir em 3D com metal e quais escolher? Clique aqui e acesse o nosso artigo.

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS