Wishbox Technologies

Form 2 vs. Form 3: Comparando as impressoras 3D da Formlabs

Com o lançamento da mais recente impressora 3D à base de resina da Formlabs – a Form 3 – você pode estar se perguntando como a nova tecnologia de impressão 3D, a Low Force Stereolithography (LFS™) difere das impressoras 3D desktop de estereolitografia (SLA) como a Form 2, e como ela pode se tornar um item indispensável no fluxo de trabalho de milhares de designers e fabricantes em todos os setores. Vamos focar na diferença entre nossas impressoras 3D desktop, a Form 2 vs. Form 3. Neste artigo, vamos explicar as principais melhorias da Form 3, com seu processo de estereolitografia re-projetado, seu mecanismo óptico e quais foram as mudanças para tornar as novas impressoras 3D da Formlabs mais intuitivas ainda e confiáveis.

Estereolitografia Form 2 vs. Form 3 Low Force Stereolithography

Há cinco anos, a Formlabs foi a primeira a trazer impressão 3D SLA desktop (estereolitografia) de alta resolução, em uma configuração muito menor e mais acessível do que as máquinas SLA industriais existentes. Desde então, a Form 2 se tornou a impressora 3D SLA desktop líder de mercado, com mais de 40 milhões de peças impressas em 3D por engenheiros, designers, fabricantes, joalheiros e muito mais. Uma estação de impressão 3D da Form 2 no Centro de Pesquisa Avançada em Manufatura da Universidade de Sheffield (AMRC) apoia o trabalho de centenas de engenheiros. A Form 3 foi desenvolvida com a nova tecnologia de impressão 3D LFS (Low Force Stereolithography), uma forma avançada de estereolitografia que usa um tanque flexível e iluminação linear para oferecer um enorme salto à frente na qualidade da impressão e na confiabilidade da impressora 3D desktop.

Um processo de impressão 3D de baixa força

A Form 2 ocupa uma área consideravelmente menor do que as impressoras 3D SLA industriais, com seu processo de impressão 3D invertido. Você pode entender melhor como a impressora 3D SLA funciona clicando aqui. O SLA invertido possui um mecanismo de peel que afeta a impressão à medida que ela se separa da superfície do tanque, de modo que o volume de construção é limitado e são necessárias estruturas de suporte robustas. A Form 2 foi fortemente calibrada para dar conta do processo de peel e produzir peças de alta qualidade, colocando a qualidade industrial nas mãos de mais empresas a um valor mais acessível. A tecnologia Low Force Stereolithography da Form 3, foi desenvolvida especificamente para reduzir drasticamente os esforços do mecanismo de peel, para aumentos significativos na qualidade de impressão e na confiabilidade da impressora. Uma melhoria importante é a película flexível na base do tanque, que permite uma superfície mais suave entre as camadas durante a impressão. A tecnologia de impressão 3D Low Force Stereolithography, reduz significativamente os esforços de peel que podem criar superfícies ásperas, levando a um melhor acabamento da superfície e clareza das peças. Ambas as peças são impressas em Resina Tough em 100 mícrons. Essa redução de esforços no mecanismo de peel traz vários benefícios importantes:
  • Qualidade de superfície aprimorada, com linhas de camada menos visíveis e viscosidade reduzida, para um acabamento e clareza incríveis da superfície, mesmo a 100 mícrons.
  • Estruturas de suporte de toque suave com pontos de contato menores que se separam facilmente da peça para limpeza e acabamento mais rápidos.
  • Melhor sucesso de impressão com qualquer material, principalmente nos materiais com alta viscosidade e baixa resistência. Embora materiais compatíveis com ambas impressoras 3D devem continuar a ser lançados, algumas liberações futuras de materiais serão compatíveis apenas com a Form 3.
Os esforços de peel reduzidos levam a uma qualidade de superfície incrível, remoção mais fácil do suporte e possibilidades de utilização de materiais mais avançados. Escolhendo a Form 3, você consegue melhor acabamento da superfície e um pós-processamento mais fácil.

“As melhorias nos suportes com toque mais suave mudam o jogo. Não há como descrever a primeira vez que você retira o suporte da peça, e ele se solta completamente de forma fácil. Isso reduz o esforço de produzir e limpar as peças, e assim mantemos o nosso foco no design e na criação “ — Justen England, Diretor Administrativo da Delve Óptica

O mecanismo óptico de precisão da Form 2 provou – ao longo do tempo – atender aos requisitos de precisão das aplicações mais exigentes (por exemplo, clínicas odontológicas, que precisam produzir muitas peças altamente precisas repetidamente). A Form 2 usa dois galvanômetros para o posicionamento X e Y, direcionando a luz do laser da parte traseira da impressora 3D para um grande espelho estacionário que entrega o feixe ao plano de impressão. Para a Form 3, focamos em aprimorar ainda mais a precisão e a consistência, tornando o sistema mais completo. A impressão 3D da LFS comporta a ótica dentro de uma LPU (Light Processing Unit) que se move na direção X. Um galvanômetro posiciona o feixe de laser na direção Y, e o direciona através de um espelho dobrável e um espelho parabólico, para fornecer um feixe sempre perpendicular a plataforma de construção. A Unidade de Processamento de Luz (LPU) dentro da Form 3, contém um sistema de lentes e espelhos que garante um ponto preciso e consistente do laser. A Unidade de Processamento de Luz da Form 3 usa um filtro espacial para criar um ponto de laser limpo e nítido, com uma maior precisão e um galvanômetro de frequência mais alta, o que leva a alguns ganhos na velocidade de impressão em relação a Form 2. A LPU oferece uma óptica mais uniforme e precisa na Form 3 do que a Form 2, e é mais fácil de fazer manutenção nos casos raros em que surgem problemas ópticos. Escolhendo a Form 3, você consegue obter maior precisão óptica, qualidade de acabamento das peças e impressão mais consistente ao longo do tempo.

Impressão 3D sem interrupções

Durante o desenvolvimento da Form 2, criamos a impressora 3D SLA desktop mais confiável do mercado. Foi incrível ver empresas globais renomadas como a Gillette confiarem nas nossas impressoras 3D SLA para produção em um volume considerável. Com a impressão 3D, os projetistas da Razor Maker ™ – projeto da Gillette – são capazes de testar ideias rapidamente, passando de conceito a modelo 3D para produto físico em poucos dias. As impressoras 3D da Formlabs foram desenvolvidas para liberar seu tempo, para que você possa se concentrar mais no design e criação e menos na verificação e manutenção da impressora. A Form 3 introduziu vários novos recursos para aumentar o tempo de atividade máximo:
  • Sensores ainda mais integrados detectam e mantêm condições ideais de impressão e alertam quando a impressora 3D precisa de sua atenção. O sensor óptico pode até detectar poeira!
  • A Unidade de Processamento de Luz, o tanque de resina, os rolos e a janela óptica foram projetados para serem facilmente substituídos internamente. Alguns componentes da Form 2 são substituíveis pelo usuário, e aprendemos trabalhando com os clientes como tornar essas substituições ainda mais intuitivas.
  • A detecção de falhas e manuseio aprimorados significam que você pode experimentar geometrias desafiadoras com facilidade. Se uma impressão falhar, a Form 3 pode imprimir uma malha de limpeza para facilitar a remoção.
A Form 3 eleva a confiabilidade da impressora 3D à outro patamar, com mais recursos para ajudá-lo a gastar menos tempo verificando e manuseando ela, para que você possa se concentrar no design e na criação.

“A Form 3 reduz o número de coisas que você precisa saber para obter boas impressões. O acabamento da superfície é melhor e os tamanhos de suporte são menores, então tudo fica mais limpo. É necessário menos trabalho para obter boas peças. Isso acelera tudo, especialmente quando você está tentando obter algo como “queremos ajustar as dimensões aqui” para conseguir validar peças de um robô dentro de alguns dias. Você não pode executar os mesmos ciclos rápidos de design com processos externos” – Nick Payton, engenheiro mecânico, RightHand Robotics

Imprima de qualquer lugar com impressão remota

Para quem recebe solicitações de impressão 3D urgentes ou de última hora, a Form 3 apresenta a capacidade de iniciar impressões de qualquer lugar. Pré-prepare a impressora 3D antes de sair e inicie o próximo trabalho de impressão de qualquer lugar do mundo (não apenas na rede local). Inicie com a Form 3, imprima de qualquer lugar com o Remote Print.

Fluxos de trabalho familiares, novas maneiras de interagir

Se você já usou uma Form 2 antes, o fluxo de trabalho geral da Form 3 deve parecer bastante familiar. Mesmo que você nunca tenha usado uma impressora 3D Formlabs, é fácil começar com qualquer uma das máquinas. O processo básico de impressão é assim: Importe seu design para o PreForm, escolha um material da extensa biblioteca de materiais da Formlabs, insira o cartucho compatível e clique em imprimir. As máquinas de pós-processamento automatizado, Form Wash e Form Cure, são compatíveis com a Form 2 e a Form 3, que usam a mesma plataforma de construção. Algumas boas notícias para os usuários da Form 2: Atualizamos o software para todas as nossas impressoras, dando um visual renovado ao PreForm e à interface touchscreen! A Form 3 introduziu alguns novos recursos para facilitar ainda mais a interação com a impressora 3D:
  • Uma tela touchscreen maior e com maior resolução: A Form 3 pode ser controlada completamente digitalmente a partir da tela, enquanto a Form 2 inclui um botão adicional. Uma tela maior também permite futuras traduções da interface para novos idiomas.
  • Dois indicadores de status de LED e um alto-falante: Para alertas visuais e de áudio no ambiente, ideal para chamar a atenção de quem passa.
  • Hardware elegante e redesenhado: Com uma tampa que se abre contra a parede, lentes protegidas contra exposição à resina e componentes que são facilmente substituídos pelo usuário.
Com materiais e acessórios compatíveis com várias versões e o mesmo software intuitivo, é extremamente fácil gerenciar várias impressoras Form 2 e Form 3 lado a lado, quanto gerenciar uma frota.

Form 2 vs. Form 3: A Próxima Geração de SLA Industrial

Hoje, os usuários da Formlabs estão liderando o caminho para aumentar a impressão 3D de uma máquina para a fabricação digital 24/7 – da ferramenta de prototipagem ao driver indispensável dos negócios. A Form 3, é a impressora 3D desktop a base de resina que promete quebrar o padrão e as barreiras da impressão 3D à nível industrial. Já disponível no Brasil a um preço ainda mais acessível, trazendo internamente a impressão 3D de qualidade. Com o processo de impressão Low Force Stereolithography (LFS) por trás da Form 3, a Formlabs re-projetou o processo de impressão 3D para criar uma plataforma de fabricação interna mais confiável e versátil do que nunca. Vocês gostou do nosso artigo? Quer receber mais informações relevantes e novidades sobre o universo da impressão 3D? Então assine nossa newsletter!

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS