Wishbox Technologies

Galo Frito: Canal do Youtube usa fantasias idênticas impressa em 3D

A impressão 3D chama atenção de produtores audiovisuais por possibilitar a materialização de objetos customizados, atendendo a necessidade de elementos cenográficos e adereços de figurino, entre outras aplicações. Um notável exemplo de aplicação de impressão 3D à produção audiovisual é o vídeo “Homem de Ferro vs Capitão América” do canal Galo Frito. O resultado? Parece algo saído direto dos filmes.

Quem é Galo Frito?

Se você está na internet há algum tempo provavelmente já ouviu falar ou até mesmo já assistiu algum vídeo do canal Galo Frito. E não é para menos; eles marcam o Youtube brasileiro com seu humor “gorduroso” e satírico. Para os que não conhecem o “Programa Galo Frito” (uma criação de Mederi Corumbá), é um canal do Youtube com foco em paródias e humor do gênero “rir para não chorar”, que satiriza notícias e situações cotidianas. Junto de Tiago Cadore o canal produziu diversos vídeos virais como “Dancing Lula” e “Bacon Beer”. Situados em Balneário Camboriú – SC (assim como nós da Wishbox) e “no ar” desde 3 de outubro de 2007, mantém-se até hoje marcando o youtube brasileiro com seus curtas, animações e sátiras.

Entre seus esquetes se encontra uma série de batalhas de rap entre figuras da cultura pop, estereótipos ou até mesmo figuras históricas. Pensando em uma batalha de rap entre Tony Stark (Iron Man) e Steve Rogers (Capitão América) o pessoal do Galo Frito estava à procura de elementos de figurino que caracterizassem os personagens, mas não encontrava no Brasil as icônicas máscaras dos super heróis do filme “Civil War” (Guerra Civil) em qualidade razoável. Foi aí que entramos nós da Wishbox Technologies.

Capitão América vs. Homem de Ferro

O vídeo que foi ao ar, mostra um duelo de rap entre os titãs da HQ, e para dar mais autenticidade aos personagens foram impressas em 3D a máscara e o escudo do Capitão América, assim como o capacete e as luvas do Homem de Ferro.

Produção de itens em baixa quantidade (ou até mesmo únicos) sem uso de moldes, altamente customizáveis (inclusive na escala): Encomenda perfeita para impressão 3D!

 

Como foram feitas as impressões

A nossa parceria com o Canal Galo Frito é de longa data, mas desta vez o desafio foi bem maior (mesmo!). Produzir em tamanho real peças com acabamento primoroso, fiéis as dos filmes da Marvel, destinadas a aparecerem durante toda a extensão do vídeo.

Se quanto a impressão 3D, nós da Wishbox ficamos tranquilos, o acabamento necessário exigiu a entrada de um novo parceiro na equipe: a WPS (Water Print Store), uma empresa especializada em pinturas e acabamentos especiais que dá um “look” único à itens tão diversos quanto saltos de sapatos e automóveis inteiros (neste momento estão trabalhando no projeto visual de um carro para a Stock Car!).

O primeiro passo de produção então foi definir os projetos 3D (modelos), encontrados nos sites Thingiverse e Instructables, totalmente gratuitos. É importante citar que por mais que sejam projetos 3D “gratuitos” não é autorizada a comercialização dos itens baixados e impressos. A isenção de custos em geral está limitada ao uso pessoal dos itens baixados: Os itens produzidos neste caso específico não foram vendidos para o Galo Frito, mas sim cedidos para uso nos vídeos.

Os modelos utilizados neste projeto foram:

Captain’s Shield por IronQ.
3D Printing an Ironman Helmet por Samohtep.
Captain America Helmet.
Realistic MK 42 Iron Man Glove 3D Printed with Weathering por Saral Tayal.

Uma característica de projetos 3D é que podem (com o uso de softwares adequados) ser alterados com relativa facilidade: Uma modificação pode ser introduzida em um projeto sem necessidade de refazer tudo que não será modificado.

Este foi o caso aqui, onde algumas modificações foram introduzidas nos projetos baixados. Um exemplo foi o capacete do Iron Man, que ganhou um dispositivo de abrir e fechar mais autêntico.

Com os modelos modificados para nossas necessidades, transferimos o trabalho para as impressoras 3D transformarem os projetos digitais em objetos reais. Como os projetos exigiam várias horas de impressão, utilizamos diversas impressoras para impressão simultânea de partes diferentes dos mesmos.

As impressoras depositam camada após camada de material plástico fundido, criando as partes do projeto em execução. Após a impressão, estas partes recebem o primeiro acabamento, com a retirada do excesso de material em forma de suporte e raft.

Abaixo pode ser visto o timelapse de uma parte da máscara do Iron Man:

O processo de impressão pode levar várias horas de acordo com o volume da peça e resolução definida na máquina, abaixo segue a relação de tempo e quantidade de filamento utilizado na impressão de cada item:

Escudo Capitão América: 68h 53m/605g
Capacete Capitão América: 36h 48m/400g
Capacete Iron man: 65h 15m /930g
Manoplas Iron man: 18h 26m/230g
Total: 189h 30m/2,165Kg

Pós-processamento e acabamento nas impressões 3D

Após o processo de impressão estar finalizado e o primeiro acabamento ser realizado, levamos as peças para dar um acabamento profissional com nossos parceiros da WPS.

A WPS é uma empresa especializada em pinturas especiais, notadamente em pinturas por transferência em água (se você ainda não conhece esta técnica, vale a pena dar uma olhada, clicando aqui).  Eles também prestam serviços de pintura customizada de alta qualidade, que é justamente o que precisávamos para conferir às peças impressas um acabamento digno das produções de Hollywood.

O processo de “pós produção” exigiu várias etapas, para que fossem alcançadas tanto quanto qualidade quanto durabilidade na pintura final:

Após lixadas e completamente desengorduradas, as peças recebem um “promotor de aderência” especialmente desenvolvido para que o material de acabamento não descole do plástico que constitui as peças.

Depois vem uma camada de “primer” (ou base), lixa (outra vez), e massa de pintura. O processo é repetido diversas vezes até que o aspecto áspero e frisado típico de impressões 3D FDM seja completamente eliminado das peças.

Finalmente as peças recebem diversas camadas de tinta, cobertas por verniz automotivo de alto brilho para o aspecto final e proteção da pintura.

O resultado

O resultado de todo esse processo são peças únicas, não encontradas à venda e totalmente customizados para as necessidades de cada cliente. Tudo executado em um prazo relativamente curto.

É a tecnologia à serviço da criatividade, aplicada diretamente na obtenção de resultados rápidos e singulares, sem desperdício de tempo e materiais. Essa é a essência da impressão 3D.

Mas, já que imagens falam bem melhor do que palavras, confira abaixo o resultado final:

Agora que você conhece melhor as peças, por que não revê o vídeo sob uma nova perspectiva? Que outros adereços ou itens você faria? nos deixe saber nos comentários!

Obs: É importante ressaltar que nós fizemos apenas uma parceria com o canal Galo Frito para a confecção das peças para o vídeo, porém, não prestamos o serviço de confecção de peças em 3D! Nós da Wishbox Technologies trabalhamos com a comercialização de impressoras 3D e insumos, então, se o seu interesse é comprar impressora 3D, faça uma consultoria gratuita clicando aqui.

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS