Wishbox Technologies

Na UFSC, impressão 3D auxilia no tratamento de combate ao câncer

Conheça a pesquisa inédita realizada pela UFSC em Targeted Drug Release, e saiba como a impressão 3D de implantes farmacos poderá revolucionar o tratamento em pacientes com câncer.

Impressão 3D contra o Câncer

A equipe, precursora na investigação de implantes liberadores de farmacos (remédios) contra o câncer, desenvolveu tecnologia que poderá permitir a ação localizada dentro do tumor ou nas proximidades de onde foi retirado e, dessa forma, diminuir a agressividade a outros tecidos.

O estudo inédito realizado pelo Grupo de Pesquisa em Manufatura Aditiva do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estuda a possibilidade de customizar implantes através da impressão 3D.

Tais implantes são compostos de polímeros biodegradáveis, juntamente com componentes medicamentosos, com a proposta de reduzir a agressividade no tratamento de pacientes com câncer por meio da liberação localizada de fármacos.

“A impressora 3D trouxe grandes benefícios ao desenvolvimento do implante, em estudo, como a possibilidade de customizar geometrias e microestruturas à cinética do corpo para a liberação de remédios adequados a cada caso. Nesse sentido, a tecnologia 3D apresentou flexibilidade, bom controle de temperatura e de precisão”, explica o professor Gean Salmoria, coordenador do desenvolvimento do implante a partir da impressão em 3D.

A possibilidade de modelar os implantes de forma customizada, na forma de DIU, Stents e outras, poderá reduzir a agressividade do tratamento de pacientes com câncer que fazem quimioterapia pela ação localizada.

Além disso, a impressão 3D em polímeros biodegradáveis (PLA), permite que os dispositivos sejam absorvidos pelo corpo com o passar do tempo.

Colaborador do Centro de Pesquisa projetando dispositivo de implante para impressão 3D

Para Tiago Marin, diretor da Wishbox Technologies, representante Ultimaker no Brasil, as impressoras 3D da marca possibilitam a criação de peças com enorme precisão e resolução de camada para projetos detalhados como este.

“É muito gratificante acompanhar histórias de sucesso dos nossos clientes na área da saúde. Tenho visto a tecnologia de impressão 3D levar ganhos nessa área, como na impressão de próteses de mão de baixo custo, e com modelos para análises prévias à cirurgias complexas.”

Veja também:
– como a impressão 3D auxilia em operações cirurgicas
Proteses de baixo custo feitas com impressora 3D no Brasil

“No caso da pesquisa da UFSC, a possibilidade de ajustes de temperatura, velocidade, resolução, além do uso de bicos intercambiáveis das impressoras Ultimaker, contribuiu para o avanço da pesquisa para implantes de tratamento localizado câncer, e isso é realmente incrível”, conclui o diretor Tiago.

Se você se interessou por este tema, não deixe de se inscrever gratuitamente no nosso newsletter, peenchendo o campo abaixo, e continue recendo novidades da tecnologia de impressão 3D na sua área.

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS