Wishbox Technologies

O que fazer na quarentena? (com impressora 3D)

Com a recomendação geral de quarentena, o trabalho em home office é a principal iniciativa tomada pelas empresas e instituições para evitar a proliferação do coronavírus, e com isso, o tempo ocioso tende a ser maior. Mas e aí… O que fazer na quarentena com esse tempo livre?

Bom, se você tem acesso à uma impressora 3D, temos algumas sugestões de coisas que você pode fazer para tornar esse tempo mais produtivo.

Confira essa lista sobre o que fazer na quarentena com sua impressora 3D:

Ou se preferir, ouça este conteúdo no nosso #Wishcast:

1- Imprima ferramentas úteis

Durante a quarentena, experimente usar sua impressora 3D para imprimir ferramentas e acessórios úteis no dia a dia.

Existem plataformas de projetos 3D gratuitos, mas nós separamos alguns projetos de ferramentas que podem ser úteis se você trabalha com impressão 3D:

Razor scraper: Essa espátula de mão impressa em 3D com lâmina é perfeita para auxiliar na retirada de sua peça da impressora de forma mais rápida;

Sanding tool: Essa ferramenta permite você testar vários tamanhos de lixas;

Morsa: O projeto desta morsa possui todas as suas peças impressas em 3D, é super fácil de montar e pode ser útil fixar uma peça que necessite de acabamento;

Hand-screw Clamp: Essas garras podem servir para ajudar a colar duas peças juntas, por exemplo.

Tool Holder: Esta ferramenta é ótima para manter seu local de trabalho organizado, e pode ser pendurado diretamente na impressora 3D.

Você pode imprimir essa ferramenta na quarentena para organizar seu trabalho

2 – Aproveite para imprimir projetos legais

Se no dia a dia da empresa falta disponibilidade da impressora 3D, a quarentena pode ser a hora ideal para imprimir projetos legais para decorar sua mesa de escritório, a casa, ou presentes para a família.

Você pode navegar em sites de arquivos 3D e repositórios online e escolher entre milhares de projetos disponíveis na internet para imprimir em 3D.

Nesse outro post, separamos alguns projetos legais e úteis para você imprimir.

Projeto Mechanical Quick Grab/Release Phone Stand para imprimir em 3D

3- Desenvolva as habilidades de modelagem 3D

A modelagem 3D requer muita prática, e você pode aproveitar o tempo em quarentena para se dedicar a aprender ou aprimorar essa habilidade.

Existem cursos online de ferramentas CAD, inclusive alguns cursos gratuitos e muito bons que podem capacitar você para modelagem 3D em alto nível.

Vale lembrar que a demanda por profissionais bem qualificados em modelagem 3D aumenta conforme a tecnologia de impressão 3D se populariza nas empresas.

Se você puder modelar um projeto e em seguida imprimir ele, terá uma excelente curva de aprendizado.

Peça sendo modelada em 3D no software Modo

4 – Pesquisa & desenvolvimento de produtos

O escritório da empresa pode estar fechado e as equipes trabalhando em home-office, mas isso não quer dizer que a pesquisa & desenvolvimento de produtos da sua empresa precisa parar.

Pelo contrário, e equipe pode aproveitar o tempo em retiro para focar no desenvolvimento de algum projeto que esteja na linha de criação.

Apenas com acesso à uma impressora 3D, você poderá trabalhar na produção de protótipos e peças para se preparar para o lançamento de um novo produto.

Aliás, tratamos um tema interessante sobre lançamento de produtos após a crise nesta matéria: 6 dicas para superar a crise econômica.

Processo de pesquisa e desenvolvimento de um produto

5 – Manutenção preventiva

Uma impressora 3D desktop de qualidade não exige manutenção e intervenções constantes, mas de tempos em tempos é importante realizar alguns procedimentos de manutenção preventiva para garantir seu bom funcionamento.

Aproveite o tempo mais livre para:

  • Higienizar a impressora 3D: A área interna da impressora 3D tende a acumular resíduos de filamento, cola e poeira, por isso recomenda-se fazer a higienização. É especialmente importante limpar a plataforma de impressão, veja aqui como fazer isso.
  • Verificar a tensão das correias: As correias dentadas que movem os eixos, podem apresentar um pouco de folha, e recomenda-se ajustar isso. Caso haja desgaste nos dentes, será necessário trocar por correias novas.
  • Lubrificar os fusos do eixo Z: Com uma pequena quantidade de graxa azul
  • Lubrificar as guias dos eixos X e Y: Com uma gota de óleo de máquina Singer.
  • Atentar para possíveis ruídos e barulhos que possam acontecer durante a operação da impressora. Se não foi resolvido pelos procedimentos mencionados acima, pode haver a necessidade de substituir algum rolamento.
  • Limpeza do extrusor: É recomendável realizar um procedimento de método atômico ou cold pull, para eliminar resíduos de carbonização no bico do extrusor.
  • Substituir componentes do extrusor: O Bico (noozle) e o tubo PTFE são componentes consumíveis e é recomendável substituí los depois de muito tempo de uso. Se sua impressora 3D trabalha com unidade removível como print core ou smart extruder, você pode simplesmente trocar toda a unidade.
Engenheiro fazendo manutenção preventiva na sua Ultimaker (Fonte: Ultimaker)

Conclusão

Manter-se ativo e produtivo é uma ótima forma de passar por esse momento delicado de quarentena.

Aproveitar o tempo livre para desenvolver seus conhecimentos em impressão 3D, produzir ferramentas, protótipos e até mesmo alguns projetinhos legais para decorar sua casa, podem ser uma excelente idéia.

Agora é hora de colocar a mão na massa, ou melhor na impressora 3D.

Se você gostou da nossa lista sobre o que fazer na quarentena com sua impressora 3D, não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus colegas.

[contact-form-7 id=”12146″ title=”Newsletter footer”]

Ah! E se você sabe mais alguma forma de usar essa tecnologia durante o isolamento, deixe nos comentários!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

Entraremos em contato

Em breve você receberá uma ligação de alguém de nossa equipe.

Preencha seus dados para falar diretamente com a pessoa certa.

Área de Atuação*

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

Área de Atuação*

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

Área de Atuação*

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

Área de Atuação*