Wishbox Technologies

O que fazer na quarentena? (com impressora 3D)

Com a recomendação geral de quarentena, o trabalho em home office é a principal iniciativa tomada pelas empresas e instituições para evitar a proliferação do coronavírus, e com isso, o tempo ocioso tende a ser maior. Mas e aí… O que fazer na quarentena com esse tempo livre? Bom, se você tem acesso à uma impressora 3D, temos algumas sugestões de coisas que você pode fazer para tornar esse tempo mais produtivo. Confira essa lista sobre o que fazer na quarentena com sua impressora 3D: Ou se preferir, ouça este conteúdo no nosso #Wishcast:

1- Imprima ferramentas úteis

Durante a quarentena, experimente usar sua impressora 3D para imprimir ferramentas e acessórios úteis no dia a dia. Existem plataformas de projetos 3D gratuitos, mas nós separamos alguns projetos de ferramentas que podem ser úteis se você trabalha com impressão 3D: – Razor scraper: Essa espátula de mão impressa em 3D com lâmina é perfeita para auxiliar na retirada de sua peça da impressora de forma mais rápida; – Sanding tool: Essa ferramenta permite você testar vários tamanhos de lixas; – Morsa: O projeto desta morsa possui todas as suas peças impressas em 3D, é super fácil de montar e pode ser útil fixar uma peça que necessite de acabamento; – Hand-screw Clamp: Essas garras podem servir para ajudar a colar duas peças juntas, por exemplo. – Tool Holder: Esta ferramenta é ótima para manter seu local de trabalho organizado, e pode ser pendurado diretamente na impressora 3D.
Você pode imprimir essa ferramenta na quarentena para organizar seu trabalho

2 – Aproveite para imprimir projetos legais

Se no dia a dia da empresa falta disponibilidade da impressora 3D, a quarentena pode ser a hora ideal para imprimir projetos legais para decorar sua mesa de escritório, a casa, ou presentes para a família. Você pode navegar em sites de arquivos 3D e repositórios online e escolher entre milhares de projetos disponíveis na internet para imprimir em 3D. Nesse outro post, separamos alguns projetos legais e úteis para você imprimir.
Projeto Mechanical Quick Grab/Release Phone Stand para imprimir em 3D

3- Desenvolva as habilidades de modelagem 3D

A modelagem 3D requer muita prática, e você pode aproveitar o tempo em quarentena para se dedicar a aprender ou aprimorar essa habilidade. Existem cursos online de ferramentas CAD, inclusive alguns cursos gratuitos e muito bons que podem capacitar você para modelagem 3D em alto nível. Vale lembrar que a demanda por profissionais bem qualificados em modelagem 3D aumenta conforme a tecnologia de impressão 3D se populariza nas empresas. Se você puder modelar um projeto e em seguida imprimir ele, terá uma excelente curva de aprendizado.
Peça sendo modelada em 3D no software Modo

4 – Pesquisa & desenvolvimento de produtos

O escritório da empresa pode estar fechado e as equipes trabalhando em home-office, mas isso não quer dizer que a pesquisa & desenvolvimento de produtos da sua empresa precisa parar. Pelo contrário, e equipe pode aproveitar o tempo em retiro para focar no desenvolvimento de algum projeto que esteja na linha de criação. Apenas com acesso à uma impressora 3D, você poderá trabalhar na produção de protótipos e peças para se preparar para o lançamento de um novo produto. Aliás, tratamos um tema interessante sobre lançamento de produtos após a crise nesta matéria: 6 dicas para superar a crise econômica.
Processo de pesquisa e desenvolvimento de um produto

5 – Manutenção preventiva

Uma impressora 3D desktop de qualidade não exige manutenção e intervenções constantes, mas de tempos em tempos é importante realizar alguns procedimentos de manutenção preventiva para garantir seu bom funcionamento. Aproveite o tempo mais livre para:
  • Higienizar a impressora 3D: A área interna da impressora 3D tende a acumular resíduos de filamento, cola e poeira, por isso recomenda-se fazer a higienização. É especialmente importante limpar a plataforma de impressão, veja aqui como fazer isso.
  • Verificar a tensão das correias: As correias dentadas que movem os eixos, podem apresentar um pouco de folha, e recomenda-se ajustar isso. Caso haja desgaste nos dentes, será necessário trocar por correias novas.
  • Lubrificar os fusos do eixo Z: Com uma pequena quantidade de graxa azul
  • Lubrificar as guias dos eixos X e Y: Com uma gota de óleo de máquina Singer.
  • Atentar para possíveis ruídos e barulhos que possam acontecer durante a operação da impressora. Se não foi resolvido pelos procedimentos mencionados acima, pode haver a necessidade de substituir algum rolamento.
  • Limpeza do extrusor: É recomendável realizar um procedimento de método atômico ou cold pull, para eliminar resíduos de carbonização no bico do extrusor.
  • Substituir componentes do extrusor: O Bico (noozle) e o tubo PTFE são componentes consumíveis e é recomendável substituí los depois de muito tempo de uso. Se sua impressora 3D trabalha com unidade removível como print core ou smart extruder, você pode simplesmente trocar toda a unidade.
Engenheiro fazendo manutenção preventiva na sua Ultimaker (Fonte: Ultimaker)

Conclusão

Manter-se ativo e produtivo é uma ótima forma de passar por esse momento delicado de quarentena. Aproveitar o tempo livre para desenvolver seus conhecimentos em impressão 3D, produzir ferramentas, protótipos e até mesmo alguns projetinhos legais para decorar sua casa, podem ser uma excelente idéia. Agora é hora de colocar a mão na massa, ou melhor na impressora 3D. Se você gostou da nossa lista sobre o que fazer na quarentena com sua impressora 3D, não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus colegas. Ah! E se você sabe mais alguma forma de usar essa tecnologia durante o isolamento, deixe nos comentários!

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS