Primeiros passos com a Form 3

Atualizado em: 25 de novembro de 2019 às 11:30

Aprenda de forma simples os primeiros passos para começar a imprimir com a Form 3 lendo nosso artigo, ou se preferir assista ao vídeo – desde o software e materiais, até a impressão e pós-processamento.

Com a nova tecnologia avançada Low Force Stereolithography por trás da Form 3, a impressão 3D à base de resina foi completamente re-projetada.

Agora a tecnologia oferece uma qualidade ainda maior em acabamento de peça e confiabilidade da impressora 3D, oferecendo a todos, desde designers à grandes equipes de produção a capacidade de dar vida a suas idéias.

A Form 3 faz parte de um ecossistema de impressão 3D fácil de aprender e usar e requer pouquíssima intervenção ou manutenção.

Os primeiros passos com a Form 3 são basicamente:

1) Importar seu design para o software slicer da Formlabs, o PreForm;

2) Escolher um dos materiais da extensa biblioteca de materiais, inserir o cartucho de resina e clicar em “imprimir”.

3) Deixar as máquinas de pós-processamento automatizado trabalharem – o Form Wash e Form Cure (que são compatíveis com a Form 2 e a Form 3).

Assista ao vídeo abaixo ou continue lendo para aprender os primeiros passos com a Form 3, desde o software e os materiais, até a impressão 3D e o pós-processamento.

1. Design

 

Primeiros passos com a Form 3 Design

Nosso software slicer (de preparação de impressão), o PreForm, simplifica a configuração, o gerenciamento e o monitoramento da impressão 3D.

Para começar a imprimir, primeiro exporte seu design como um arquivo STL ou OBJ do seu software CAD favorito. Abra o arquivo no PreForm.

Clique aqui e faça com download gratuito do PreForm

Escolha o seu material: A Wishbox oferece uma ampla variedade de resinas de impressão 3D desenvolvidas especialmente para as impressoras 3D FormLabs – incluindo resinas padrão, de engenharia, e resinas para joias.

Escolha a espessura da camada desejada: Uma configuração de camada mais alta (como 100 mícrons) levará a uma impressão 3D mais rápida, enquanto configurações mais baixas (como 25 mícrons) oferecem melhores detalhes da superfície.

Use a impressão One-Click para configurar automaticamente os suportes, o layout e a orientação em uma só etapa, ou faça os ajustes manuais avançados, como tamanho, densidade e posição do suporte, conforme julgar necessário.

Quando a impressão estiver pronta, envie para a impressora 3D via USB, Ethernet ou WiFi.

Você também pode fazer o upload para uma impressora 3D conectada, via nuvem com a impressão 3D remota, permitindo trabalhar de qualquer lugar, a qualquer momento.

Durante a impressão, o Dashboard on-line permite monitorar o progresso da impressão e verificar os suprimentos de material, gerenciando efetivamente uma gama de impressoras 3D e usuários em vários locais.

2. Impressão 3D

 

Primeiros passos com a Form 3 Impressão 3D

Após o upload, você está pronto para imprimir!

O versátil sistema de cartucho e tanque da Form 3, permite que você troque facilmente os materiais sem ter que manusear a resina.

Antes de iniciar a impressão, verifique se a plataforma de construção, o cartucho de resina e o tanque de resina estão prontos dentro da impressora – a menos que você troque os materiais, precisará configurá-los apenas uma vez.

*Os cartuchos de resina e a plataforma de construção da Form 3 são iguais aos usados com a Form 2.

O cartucho de resina faz parte do sistema de resina “sem complicações”, que detecta automaticamente o nível da resina e enche o tanque enquanto você imprime, para que a impressão não seja interrompida.

O tanque de resina da Form 3 – que compõe a superfície de impressão – possui uma película resistente e flexível mantida em tensão.

Essa tecnologia de ponta reduz o esforço aplicado sobre sua peça durante o processo de remoção, produzindo peças detalhadas com acabamento superficial mais suave.

Para minimizar o erro do usuário, a Form 3 detecta automaticamente quando tudo estiver inserido corretamente e você estiver pronto para iniciar uma impressão.

Muitos sensores integrados em toda a impressora 3D ajudam a manter as condições ideais de impressão, e enviam alertas sobre o progresso da impressão e o estado da sua máquina.

Depois de pressionar imprimir, você pode deixar a impressora 3D trabalhando em sua peça e se concentra em trabalhos mais importantes.

3. Pós-processamento

Primeiros passos com a Form 3 Pós-Processamento

Após o término da sua impressão, há três etapas principais de pós-processamento nas suas peças: 1) Lavagem com álcool isopropílico (IPA); 2) Remoção de suportes e; 3) Pós-cura.

A Formlabs tornou cada uma dessas etapas o mais fácil possível para economizar tempo e aumentar o rendimento.

Para lavar a peça, insira a plataforma de construção diretamente no Form Wash após a impressão para obter um enxágue automático consistente.

Os suportes de toque suave da Form 3, foram projetados para serem removidos com facilidade, deixando marcas mínimas de suporte para facilitar o pós-processamento.

Dependendo da peça e do material escolhido, você pode remover os suportes antes ou depois da pós-cura.

Em seguida, coloque a peça na estação de pós-cura automatizada, o Form Cure.

O Form Cure inclui configurações personalizadas que maximizam as propriedades mecânicas de cada material da Formlabs.

Saiba mais: Confira os recursos da Form 3

Conheça a Form 3 e a tecnologia Low Force Stereolithography

Leia nosso artigo completo sobre as características da nova impressora 3D da Formlabs, a Form 3, e mergulhe profundamente na tecnologia por trás da Low Force Stereolithography.

Form 2 vs. Form 3: Comparando as impressoras 3D da Formlabs

Compare as especificações técnicas da Form 2 vs. Form 3 e descubra as diferenças entre as tecnologias SLA (estereolitografia) e LFS (Low Force Stereolithography).

Você está se preparando para adicionar a Form 3 ao seu fluxo de trabalho? Fale com um de nossos especialistas e descubra por que essa nova tecnologia é perfeita para os resultados que você precisa!

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados