Wishbox Technologies

Como a Impressão 3D está sendo usada na produção de respirador pulmonar

Enquanto os números de infectados por coronavírus sobe, um equipamento muito requisitado nas UTIs se torna ainda mais escasso: o respirador pulmonar. Como o vírus atinge os pulmões rapidamente, os pacientes infectados precisam de um modelo específico de ventilador pulmonar para tratamento. O aumento na demanda por essas máquinas acabou causando escassez de equipamentos na rede de saúde, preocupando os profissionais da área. Em alguns hospitais, há falta de respiradores pulmonares e alguns deles ainda estão paradas nos hospitais por falta de peças ou peças quebradas. Fazer o conserto dessas máquinas ou solicitar as peças que estão faltando com os fabricantes, poderia demorar muito e envolver um alto custo. Então qual a saída para a falta de respiradores nesse momento? Desde o início da crise gerada pela pandemia, muitos pesquisadores da área médica e da impressão 3D estão usando a tecnologia em prol da luta contra o COVID-19 e agora não seria diferente! Alguns projetos open source (de código aberto) surgiram nas últimas semanas com o objetivo de produzir respiradores que possam ser feitos de forma barata e localmente. Alguns desses projetos ainda estão em fase experimentais, sendo impressos em 3D e testados por profissionais da área da saúde para certificação da sua efetividade, segurança e enfim usabilidade. Confira alguns projetos de respiradores que estão sendo impressos em 3D e testados:

1- Respirador Open Lung Medical Ventilator

Em março de 2020, o irlandês Gui Calavanti iniciou o projeto open source Open Lung Medical Ventilator e divulgou em seu Facebook. Desde então, mais de 300 profissionais, entre médicos, engenheiros, designers, enfermeiros e investidores estão trabalhando no seu desenvolvimento, e os protótipos puderam ser impresso em 3D rapidamente. A velocidade com que esse projeto passou da idéia para o teste pelos profissionais da saúde destaca o poder do código aberto (open source), em conjunto com a impressão 3D, como uma maneira de resolver problemas.
respirador open lung ventilator
Respirador Open Lung Medical Ventilator impresso em 3D

2- Válvula para respirador

A Itália foi um dos lugares que mais sofreu com a superlotação dos hospitais, mas a tecnologia também entrou em cena para ajudar! As máquinas das UTIs possuem peças exclusivas para funcionar, e quando essas válvulas começaram a se esgotar porque o fornecedor não conseguia acompanhar a alta demanda, os médicos tiveram que encontrar uma solução rápida e apropriada. Em meio ao desespero da falta de peças do respirador, uma empresa chamada Isinnova usou suas impressoras 3D para redesenhar essas válvulas e imprimindo em 3D.
respirador coronavirus impressao 3d italia
Cristian Fracassi (à esquerda), fundador da Isinnova, com a válvula impressa em 3D
Leia a matéria na Integra: Impressão 3D salva vidas durante o surto de coronavírus na Itália

3- Respirador brasileiro

Um grupo de profissionais da saúde de Florianópolis, em parceria com a ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) estão se esforçando para encontrar soluções que amenizem os efeitos da pandemia no país. Leandro Matos, CEO na CogniSigns, está envolvido em um dos projetos para a criação de respiradores produzidos por impressoras 3D. Em entrevista para a CIMM, Leandro falou sobre o foco em criar soluções com agilidade e assertividade:

“Temos a informação de que o governo está comprando quase que a totalidade de aparelhos disponíveis para venda no Brasil e que, inclusive, está pagando à vista – dada a urgência na aquisição. Mas não há aparelhos suficientes. E uma das nossas startups, a Anestech, está bastante empenhada em ajudar”

respirador coronavirus brasil acate florianopolis
Foto ilustrativa do respirador desenvolvido pela ACATE em parceria com iniciativas privadas de Florianópolis

4- Mais projetos open source no Brasil

Falando ainda sobre iniciativas brasileiras, a Rede Brasil Contra o Vírus envolve soluções open source para auxiliar o Sistema de Saúde Brasileiro durante a crise. Profissionais, acadêmicos, cientistas, empresas e outras entidades privadas, instituições públicas e governamentais, também estão desenvolvendo respiradores para as UTIs e compartilhando nesta Rede. No site do projeto, é possível baixar 3 tipos de arquivos de respiradores diferentes, disponíveis para imprimir em 3D, montar e testar. Além dos respiradores, é possível imprimir máscaras de proteção individual (EPIs) e demais dispositivos de manutenção para UTIs.
respirador coronavirus spartan
Respirador open source Open Ventilator Spartan
*Obs: Não indicamos e/ou nos responsabilizamos por testes sem a supervisão de médicos.

Conclusão

Os projetos de respirador open source são como uma luz no fim do túnel. Em tempos de pandemia, onde a demora na entrega de equipamento pode significar vidas perdidas, a impressão 3D realmente pode ser a esperança para atender a alta demanda das UTIs. Além dos respiradores, a tecnologia também pode suprir outras demandas como equipamentos de proteção para os profissionais da saúde e outras peças de reposição das máquinas. Gostou do nosso artigo? Conhece algum outro respirador para impressão 3D que não citamos? Deixe nos comentários!  

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS