Integrar uma impressora 3D desktop no seu ambiente de trabalho pode produzir resultados impressionantes. Conceitos e protótipos podem ser impressos em questão de horas, múltiplas interações produzidas rapidamente com um custo acessível, e ideias complexas transmitidas através de um modelo físico que os membros do time e demais partes interessadas podem ver e tocar.
Aqui temos uma lista de cinco maneiras como a aplicação da impressora 3D pode melhorar a produtividade, reduzir o tempo de resposta, e dar a empresa uma vantagem competitiva.
É vital garantir que o seu novo produto esteja no mercado o mais rápido possível. No entanto, apressar o trabalho pode resultar em erros, ou não atender às expectativas do consumidor. A aplicação da impressora 3D permite você testar alternativas de uma forma rápida e econômica, fazer ajustes no design praticamente sem custo adicional, e aprimorar o seu produto em questão de horas, não de semanas.
Leia também: Por que usar impressora 3D no desenvolvimento de projetos?
Eficiência na produção é vital em um ambiente de negócios – e tempo é dinheiro. A impressão 3D torna fácil a produção de guias, gabaritos e outras ferramentas sem um curto período de tempo. Isso resulta em menos variação durante o processo de montagem e desmontagem, configurações mais rápidas de máquinas e um processo de produção mais suave.
Leia o case: Aplicação da impressora 3D na Wolksvagen para gabaritos de montagem.
A impressão 3D também pode ser usada para produzir peças de uso final personalizadas de baixo volume. Isso oferece maior flexibilidade; permitindo que as empresas produzam pequenos lotes de peças sem os riscos envolvidos na fabricação de um grande lote. Também há margem para “imprimir no local” e criar produtos para o cliente enquanto ele espera.
Aqui estão algumas outras formas de como a impressão 3D de peças de uso final pode melhorar o seu negócio:
Leia também: Oficina de Tarso Marques usa impressora 3D na produção de peças automotivas.
Transmitir conceitos arquitetônicos complexos aos clientes pode ser um desafio. Imprimir em 3D significa que designs iniciais podem ser avaliados, idéias complicadas comunicadas e conceitos arquitetônicos marcantes exibidos com facilidade. Os tempos de confecção de mock-ups encolhem de meses para dias, e mesmo geometrias complexas podem ser impressas, oferecendo aos arquitetos um escopo ainda maior de criação.
Outras vantagens incluem:
Leia também: Faulkner Arquitetos: Inovando no design arquitetônico com impressão 3D.
A aplicação da impressora 3D para produzir modelos anatômicos significa que os profissionais da área médica podem dar vida às imagens de exames dos pacientes; identificando exatamente o que é necessário antes de executar um procedimento. Isso resulta em menos tempo sob anestesia para o paciente e redução dos custos envolvidos na operação.
Essa aproximação personalizada à área da saúde ainda oferece:
Assista também: Hospital no RJ usa impressão 3D para análise cirúrgica.
Aviso legal: As impressoras 3D da Ultimaker são projetadas e criadas para Fusão de Filamento Fundido com termoplásticos de engenharia da Ultimaker dentro de um ambiente comercial/empresarial. A mistura de precisão e velocidade faz das impressoras 3D da Ultimaker máquinas perfeitas para criar modelos de conceito, protótipos funcionais e produção de pequena escala. Apesar de terem conquistado um padrão muito alto na reprodução de modelos 3D com o uso do Ultimaker Cura, o usuário remanesce responsável por qualificar e validar a aplicação do objeto impresso para seu uso intencionado, especialmente crítico para aplicações em áreas de uso regulado como serviços médicos e aeronáuticos.