4 razões para apostar na venda de produtos impressos em 3D

A primeira impressora fotocopiadora foi criada em 1938 pelo americano Chester Carlson e demorava horas para imprimir uma única página. Desde então, quase 80 anos se passaram e as coisas evoluíram de uma forma nunca antes imaginada. Impressoras não reproduzem mais apenas textos e imagens; elas são capazes de criar produtos impressos em 3D! Esses novos modelos de impressão vêm ganhando o mercado rapidamente.

Mas, será que dá para apostar na venda de produtos impressos em 3D?

Confira neste post quatro razões para você investir neste segmento e entenda como esses produtos estão ganhando um mercado cada vez mais amplo!

1. Atender a um mercado abrangente de forma flexível.

A diversidade de itens que podem ser produzidos pelas impressoras 3D é imensa, com aplicações em diversos segmentos do mercado. Observe alguns dos produtos que já estão sendo produzidos com essas máquinas.

Roupas e acessórios

Já pensou baixar na internet um modelo de adereço para uma festa, imprimi-lo préviamente e estar pronto para sair? Isso pode ser possível graças a novas tecnologias para impressão 3D. Grandes empresas no mundo da moda como o Ateliê Versace e Channel já produziram modelos que foram construídos totalmente ou em parte com produtos impressos em 3D.

Desfile da Channel mostrou peças com detalhes impressos em 3D

A marca Audaces de Santa Catarina, aliada das máquinas da Wishbox, vem inovando no mercado trazendo um software de visualização de modelos antes que estes sejam confeccionados, e tem mais, o software pode ser utilizado para se obter um modelo em 3D pronto para ser impresso. Você pode ver mais sobre a impressão 3D na moda clicando aqui.

Brinquedos e entretenimento

A impressão 3D pode trazer interessantes possibilidades na indústria de brinquedos e do entretenimento, protótipos, confecção de adereços e  até mesmo cosplays inteiros podem ser criados de forma fiel e impressionante.

Também no mundo do entretenimento, a impressão 3D se expande até mesmo ao cinema. A impressão de objetos usados nas filmagens e animações surpreende pela riqueza de detalhes, fiéis ao projeto feito no computador. Essa ferramenta já foi usada em filmes como RoboCop, Thor, Guardiões da Galáxia e muitos outros.

Muitos apaixonados por jogos aproveitam os recursos das impressoras 3D para trazer para o mundo real personagens — e até paisagens — dos games. Fãs do Minecraft, por exemplo, imprimiram cenários do jogo, incluindo casas e árvores.

Cidade do Minecraft totalmente impressa em 3D

Instrumentos musicais

Em 2014, universitários suecos tornaram-se a primeira banda a tocar com instrumentos produzidos em uma impressora 3D, e o som não fica atrás dos instrumentos tradicionais! O projeto foi do professor Olaf Diegel, que já havia criado o primeiro instrumento musical impresso: um saxofone.

Embora instrumentos como esse ainda não estejam sendo comercializados largamente, isso já mostra o grande potencial de mercado para essa tecnologia.

Ferramentas

A Impressão 3D traz também a possibilidade de criação de ferramentas sob demanda, permitindo ainda ferramentas personalizadas para se adequar à situações específicas que podem necessitar de uma ferramenta personalizada, diminuindo o custo da produção de tal ferramenta assim como o custo de tempo até se obtê-la.

A partir de modelos 3D previamente elaborados, é possível construir, totalmente ou em parte, praticamente qualquer ferramenta. Ao passo que novos materiais de impressão são testados, aumentam a qualidade e a usabilidade das ferramentas, assim como sua força, durabilidade e versatilidade.

Medicina

As possibilidades de aplicabilidade médica dos produtos impressos em 3D para tratamentos de enfermidades e para reabilitações são inúmeras. Muitas empresas inovadoras já têm investido pesado na venda desses produtos dentro da área médica, obtendo ótimos resultados em análise pré-cirúrgica, confecção de próteses e até mesmo criação de exoesqueletos.

2. Aumentar a capacidade de desenvolvimento e produção com custos menores

Muitos designers enfrentam o desafio dos altos custos para a criação de peças de teste e moldes, ou a espera do longo processo entre o desenho e a versão real. Além disso, sempre que precisam apresentar um novo projeto, demonstram-no através de um software 3D, o que detrai a verdadeira percepção do item.

Entretanto, os produtos impressos em 3D têm sido especialmente úteis para designers e engenheiros que podem testar rapidamente seus projetos, identificar falhas ou mesmo aprimorar produtos já lançados, chegando a uma economia de até 75% ao longo do processo de criação.

Os profissionais poderão dar asas à sua imaginação na impressão de produtos em 3D, uma vez que seu custo é indiscutivelmente menor se comparado aos custos de prototipagem convencional. Os protótipos produzidos podem ser diversos, dos mais simples aos mais complexos, de vários tamanhos e materiais. Essa flexibilidade permite a aplicabilidade de protótipos para inúmeros setores, desde indústria até a educação.

3. Fazer parte de um mercado em constante desenvolvimento

Quando as impressoras 3D, surgiram na década de 80, sua atuação era direcionada à indústria de grande porte. Desde então, o mercado de produtos impressos em 3D cresceu energicamente tornando-se muito mais abrangente. E não vai parar por aí!

As perspectivas do mercado de impressoras 3D são muito promissoras. Segundo a empresa de consultoria Gartner, até 2019, 10% das pessoas do mundo desenvolvido terão produtos impressos em 3D em suas casas e 10% dos fabricantes do mundo imprimirão peças para os próprios produtos que fabricam. São previsões que afetam as diversas áreas do mercado.

Pete Basiliere, vice-presidente de pesquisas da Gartner, acrescentou que a alta qualidade e o bom desempenho oferecido pelas impressoras 3D ampliaram a demanda dessas máquinas não só para o ambiente corporativo, mas também para o consumidor comum e sua base de mercado continua se ampliando.

Outra pesquisa, realizada pela International Data Corporation (IDC), apontou que o mercado de impressoras 3D continuará em rápida expansão pelo menos nos próximos três anos, com projeções de crescimento de até 27% em escala global composta, a previsão é para os próximos 3 anos.

O estudo afirma ainda que os preços mais acessíveis de materiais e valores de impressoras 3D mais baratos contribuíram para que a venda de serviços e produtos impressos em 3D se expandissem para diversos setores do mercado.

No final dos anos 80 e pela extensão dos anos 90, as impressoras 3D chegavam a custar um milhão de dólares e só eram encontradas no exterior. Hoje, o cenário mudou com máquinas bem mais baratas disponíveis em empresas nacionais, tornando o investimento bem mais compensador, num mercado de vendas muito mais atrativo.

4. Oferecer itens personalizados

Os produtos impressos em 3D podem ser ainda mais atrativos que os convencionais, já que são mais personalizáveis e podem ser facilmente impressos sob demanda, como no caso do serviço oferecido pela Wishbox.

Em nosso site, é possível materializar seu projeto por meio de um serviço de impressão 3D, criando produtos com as características que forem desejadas, como cor, tipo de material e tamanho, se adequando à suas ideias. Nos fornecendo as informações e o modelo em 3D, trabalharemos juntos para garantir um resultado perfeito para suas necessidades.

Agora que você tem razões de sobra para apostar na venda de produtos impressos em 3D, conte-nos sua opinião sobre quais produtos você acharia mais interessante que fossem vendidos neste mercado: deixe um comentário!

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