Wishbox Technologies

Embraco acelera desenvolvimento com impressão 3D

A Embraco atua há mais de 40 anos com soluções inovadoras para refrigeração, e sua unidade brasileira, sediada em Joinville, Santa Catarina, resolveu apostar na impressão 3D para a fabricação de protótipos e testes de novos produtos.

Presente em mais 80 países, a multinacional tem uma forte cultura de inovação, dedicando de 3 a 4% da sua receita para Pesquisa & Desenvolvimento. Como resultado, são aproximadamente 1.200 patentes ativas e o reconhecimento como líder no segmento.

Uma de suas iniciativas inovadoras foi o investimento em uma impressora 3D desktop Ultimaker para seu Innovation Center, um espaço focado em prototipagem, simulação e melhorias, associados aos processos internos da organização.

Impressão 3D como solução para a Embraco

A empresa adotou a impressão 3D para fabricação de protótipos rápidos, de maneira precisa e com o tempo de desenvolvimento, produção e validação muito inferior às abordagens tradicionais.

Com sua impressora 3D, toda a equipe pode projetar e testar peças e componentes para produção, fazer as alterações necessárias rapidamente, e então passar o projeto para a etapa de produção.

Impressora 3D Ultimaker 2+ Extended fabricando protótipo na Embraco.

Em entrevista à Wishbox, o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Fernando Schiessl de Souza, destacou alguns dos benefícios obtidos com a incorporação da impressão 3D.

“A mudança do processo de fabricação tradicional pela manufatura aditiva para produção de protótipos trouxe um entendimento claro que esse é um movimento sem volta. Com certeza essa tecnologia torna o cenário da indústria mais competitivo”
– Fernando Schiessl de Souza

Economia de tempo

Uma das vantagens do uso da tecnologia, segundo Fernando, é a resposta mais rápida para as próximas etapas do processo de fabricação.

É possível verificar parâmetros e padrões invariáveis de forma mais segura para estabelecer processos e ferramentas otimizados para uma linha de montagem.

Após o teste de conceito do projeto, levar as peças para engenharia para implantação de projetos torna-se muito mais ágil e rápido.

Protótipo fabricado com auxílio de impressão 3D

Sem mais retrabalho

De acordo com Fernando, o estudo no desenvolvimento de novos moldes para injeção de plásticos através da impressora 3D permitiu economizar tempo evitando retrabalhos.

É o caso da impressão de compressores, por exemplo, que quando seus protótipos são fiéis ao projeto, torna-se possível ter uma resposta da engenharia mais rápida.

Redução no custo de impressão 3D

Apesar de já ter experiência prévia com a impressão 3D, a Embraco utilizava equipamentos de porte industrial que tinham altíssimo custo de operação, limitando seu uso frequente.

Para reduzir esse custo a Embraco procurou junto à Wishbox Technologies uma impressora 3D desktop que pudesse proporcionar baixo custo, ao mesmo tempo que resultados confiáveis e uma variedade de materiais, chegando à solução da Ultimaker 2+ Extended.

Impressora 3D Ultimaker 2+ Extended usada pela Embraco

As impressoras 3D Ultimaker são conhecidas pela sua precisão, rapidez e confiabilidade, além de utilizarem diversos tipos de materiais funcionais de engenharia como PP (polipropileno), PC (policarbonato), TPU, Nylon e Fibra de Carbono.

Com baixo custo de utilização da impressora e grande liberdade de materiais, a Embraco passa a ter mais liberdade e descobrir cada vez mais aplicações em seu processo, gerando inovação.

Novas soluções

A equipe de pesquisa e desenvolvimento de produtos, traz novas soluções com a impressão 3D para a empresa constantemente.

Muitos lançamentos recentes de produtos da Embraco já contaram com aplicações da impressão 3D em pelo menos alguma fase do ciclo dos projetos, tanto nos testes ou por meio da fabricação de ferramentas e gabaritos para produção.

Leia também: 6 maneiras de incorporar a impressão 3D na sua indústria ou empresa

A Wishbox é especialista em implementação de impressão 3D, tendo auxiliado muitas outras empresas como Ambev, Fortlev, Thyssenkrupp e Riosulense a sair do zero para ótimos resultados em apenas 90 dias.

Se você identificou que sua empresa também pode aproveitar os benefícios da impressão 3D, agende uma reunião com um de nossos especialistas gratuitamente.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

Entraremos em contato

Preencha seus dados para falar diretamente com a pessoa certa.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

Preencha seus dados

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

Preencha seus dados

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.