Wishbox Technologies

Impressão 3D: Como conseguir boa aderência na primeira camada

Neste artigo vamos abordar as melhores práticas para melhorar ainda mais a adesão na primeira camada da sua impressão 3D e, consequentemente, reduzir os riscos de erro na sua peça.

Melhorando ainda mais a adesão na primeira camada

Ao usar materiais de engenharia, imprimir com a temperatura ideal da plataforma de impressão e usar um adesivo ainda pode não ser suficiente para evitar empenamento.

Embora para alguns materiais seja necessária uma impressora 3D fechada que reduza a pressão térmica, os métodos a seguir também ajudarão a evitar problemas com warping (empenamento) e melhorar a adesão da primeira camada. Confira a seguir:

Aplicando cola

Aplicação de uma camada de cola bastão (padrão escolar) ou uma cola especial para impressão 3D, irá ajudar a garantir uma boa adesão das peças na plataforma de impressão.

Antes da aplicação, você precisa se certificar que a plataforma de impressão esteja limpa e sem óleos, gordura e/ou produtos de limpeza que possam afetar negativamente a adesão. Também deve-se ter cuidado para aplicar a cola uniformemente, em alguns casos, aplicar uma camada dupla ou tripla de cola melhorará a adesão da primeira camada. (Figura 1)

Figura 1: Aplique uma camada uniforme de Magigoo na área da plataforma de impressão onde a peça será construída. Confira nosso vídeo de instruções de aplicação.

Saiba mais sobre a cola especial Magigoo: O QUE É MAGIGOO E POR QUE DEVO USAR PARA IMPRIMIR EM 3D?

Usando temperatura mais altas para a impressão da primeira camada:

Adicionar 5, 10 ou até 15°C nas configurações da plataforma de impressão acima da temperatura base para impressão pode ajudar a melhorar a adesão na primeira camada. A plataforma de impressão pode então ser reduzida para a temperatura base para evitar problemas associados com a mesa estar muito quente. O mesmo princípio também pode ser aplicado para a temperatura do bico, adicionar de 5 a 15 °C para a primeira camada geralmente ajuda a melhorar a adesão da primeira camada.

Figura 2: Ajuste as configurações de temperatura da primeira camada em sua impressora ou software de fatiamento para melhor adesão da primeira camada.

Usando brim

Ao usar certos materiais como PP, Nylon, Policarbonato e PP, o brim é uma necessidade absoluta na maioria das peças (Figura 3). Por exemplo, materiais de polipropileno e nylon apresentam baixa adesão, são flexíveis e têm uma alta taxa de retração – a receita perfeita para deformar. Isso significa que usar o brim será necessário para evitar que a peça se desprenda da plataforma de impressão. 

Por outro lado, peças impressas com o policarbonato são muito duras e grudam na plataforma de impressão com muita força, o brim ajudará a distribuir essa força na plataforma de impressão e, assim, reduzir as chances de deformação. Ao usar o brim, também é recomendado usar a maior altura de primeira camada possível, pois uma camada de brim mais grossa é mais forte e, portanto, mais eficaz contra o empenamento.

Figura 3: O uso do brim ajuda a evitar deformação de peças impressas com materiais mais propensos ao empenamento.

Ajustando outras configurações da primeira camada

Diminuir a velocidade de impressão da primeira camada ajuda a melhorar a adesão do plástico derretido com a camada de cola e, portanto, ajuda na impressão da primeira camada. (Figura 4).

Figura 4: Ajustar as configurações de extrusão da primeira camada pode ajudar a melhorar a adesão.

Desligando o aquecimento da plataforma de impressão e usando o resfriamento por ventilador (para alguns materiais)

Alguns materiais avançados, como polipropileno com fibra de vidro e alguns materiais flexíveis, se comportam de maneira diferente de outros materiais. Esses materiais se comportam de forma contraintuitiva e precisam de um ambiente mais frio durante a impressão. Isso pode ser feito desativando o aquecimento da plataforma de impressão após a conclusão da impressão da primeira camada, ou usando um ventilador de resfriamento. Como esses materiais são um pouco flexíveis, a tensão térmica provocada pelas camadas superiores terão um grande efeito na parte inferior da impressão.

Ao resfriar o plástico, tanto a base da impressão quanto a cola na plataforma de impressão ficarão mais sólidas e, assim, impedirão as camadas superiores de deformarem ainda mais a impressão por baixo. Embora esta solução seja altamente eficaz para alguns tipos de filamentos, pode ser desastrosa para outros filamentos, como ABS e policarbonato, que tendem a se desprender quando a plataforma de impressão esfria.

Estas foram as nossas dicas sobre como melhorar a adesão na primeira camada da sua impressão. Se você ficou com alguma dúvida ou quer dar mais sugestões sobre este assunto, deixe um comentário abaixo.

Boas impressões. Até a próxima!

Quer saber mais dicas de configuração no software de impressão 3D?
Faça o Download Gratuito do E-book: RECURSOS IMPORTANTES NO SOFTWARE DE IMPRESSÃO 3D.

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS