A impressão 3D induziu um enorme impacto na maneira como as pessoas fazem negócios. Em um período relativamente curto, milhares de empresas em todo o mundo implementaram a tecnologia em seu fluxo de trabalho diário, usando suas impressoras 3D para criar protótipos, ferramentas e produtos de uso final.
Mas você sabe se a impressão 3D fará parte do futuro do seu setor?
Reunimos algumas informações sobre como a manufatura aditiva beneficiou diversos setores – e como continuará a fazê-lo nos próximos anos.
As impressoras 3D desktop foram vistas pela primeira vez como ferramentas para entusiastas e hobistas. Poucos poderiam prever como a tecnologia seria adotada por profissionais e suas empresas ao redor do mundo.
A tecnologia agora é usada em indústrias e diversos setores, incluindo educação, saúde e automobilística. Confira alguns destes benefícios:
A impressão 3D transformou as indústrias nos últimos anos. Aqui estão algumas das principais inovações de 2018 e 2019:
2018 foi um ano decisivo para a manufatura aditiva. Nesse ponto, as pessoas se perguntavam se a impressão 3D seria o futuro, de repente, perceberam que realmente era.
Em 2019, um número crescente de empresas adotou a impressão 3D – estabelecendo a tecnologia como um dos desenvolvimentos mais significativos do século XXI.
Leia também: A bioimpressão de órgãos é realidade?
A impressão 3D já fez uma grande diferença para as indústrias ao redor do mundo. Ela acelerou processos importantes, aumentou a produtividade e, em alguns casos, até melhorou a saúde e o bem-estar.
Qual o próximo patamar que a tecnologia levará as indústrias? Leia algumas previsões:
Usando a impressão 3D, empresas como a Gerhard Schubert GmbH estão revolucionando a maneira como operam, criando “armazéns digitais” de peças e ferramentas que podem ser impressas sob demanda pelas próprias empresas e por seus clientes.
Além disso, os fabricantes podem fazer uso de um crescente número estável de materiais para impressão 3D, o que permite a criação de peças resistentes ao calor e a produtos químicos, retardadores de chama, seguras contra ESD (descarga eletrostática) e muito mais.
Alguns dos progressos mais interessantes podem estar no setor de saúde.
As próteses provavelmente se tornarão ainda mais viáveis mecanicamente, sem mencionar que ainda podem ser mais atraentes esteticamente.
A bioimpressão também deve decolar em breve – com cientistas usando impressoras 3D para criar órgãos e outros tecidos humanos.
Prevemos que nos próximos anos as empresas de engenharia e construção adotarão a impressão 3D em grande escala.
O ano de 2018 já trouxe o desenvolvimento de uma impressora 3D capaz de fazer uma casa simples.
A capacidade das empresas de construção de imprimirem as casas rapidamente do zero, então, poderá ser uma virada no jogo.
Além disso, acessórios e artigos de decoração personalizados para impressão 3D podem ser uma opção.
Obviamente, os arquitetos já estão à frente do jogo, usando a impressão 3D para criar modelos de design e maquetes para mostrar aos clientes.
A sustentabilidade e a consciência ecológica estão se tornando cada vez mais importantes.
A KLM Royal Dutch Airlines, por exemplo, usa plástico reciclado para criar peças funcionais para uso em engenharia e manutenção.
Outras organizações estão imprimindo corais artificiais para restaurar alguns dos recifes do mundo.
Filamentos flexíveis como TPU permitem que empresas automotivas criem peças que se comportam como borracha.
Eles também usam a impressão 3D para criar rapidamente as ferramentas necessárias para trabalhos específicos.
Parece provável que um número crescente de fabricantes também criará peças de uso final, como os Tucci Hot Rods.
É notável o progresso sobre a adoção das impressoras 3D nos últimos anos ao redor do mundo.
No Brasil, apesar do cenário ser mais lento, muitas empresas e instituições estão apostando na tecnologia e saindo à frente da concorrência.
Uma coisa é fato: O quanto antes a impressão 3D for implementada, mais rápido o consumidor final notará seu efeito positivo.
E aí gostou do nosso artigo? Não esqueça de comentar e compartilhar nas redes sociais!
Obrigado pelo post, a possibilidade de aplicações é enorme!
Como sempre trazendo informações de qualidade