Wishbox Technologies

O futuro da impressão 3D afetará seu setor?

A impressão 3D induziu um enorme impacto na maneira como as pessoas fazem negócios. Em um período relativamente curto, milhares de empresas em todo o mundo implementaram a tecnologia em seu fluxo de trabalho diário, usando suas impressoras 3D para criar protótipos, ferramentas e produtos de uso final. Mas você sabe se a impressão 3D fará parte do futuro do seu setor? Reunimos algumas informações sobre como a manufatura aditiva beneficiou diversos setores – e como continuará a fazê-lo nos próximos anos.

Os benefícios atuais da impressão 3D

As impressoras 3D desktop foram vistas pela primeira vez como ferramentas para entusiastas e hobistas. Poucos poderiam prever como a tecnologia seria adotada por profissionais e suas empresas ao redor do mundo.
futuro da impressao 3d desktop
As impressoras 3D desktop agora estão sendo adotadas por empresas e profissionais em todo o mundo
A tecnologia agora é usada em indústrias e diversos setores, incluindo educação, saúde e automobilística. Confira alguns destes benefícios:
  • Testes mais rápidos e econômicos: Os projetos podem ser impressos e testados rápido e facilmente. Se necessário, novas iterações podem ser criadas a preços acessíveis. Isso é especialmente útil para empresas que desejam criar protótipos internamente.
  • Ferramentaria: As empresas podem imprimir rapidamente gabaritos, acessórios e ferramentas para suas máquinas ou veículos. Podem também personalizá-los para atender às suas necessidades específicas.
  • Apresentação de conceito: Muitas vezes, as representações de projetos em 2D não são suficientes para transmitir conceitos complexos. A impressão 3D permite que as ideias sejam visualizadas em três dimensões e exploradas em maior profundidade.
  • Auxílio na área da saúde: A impressão 3D pode ser usada para criar membros protéticos, ferramentas para odontologia, guias cirúrgicos e muito mais.
  • Educação e pesquisa: As escolas usam impressoras 3D para incentivar crianças a projetar, testar e refinar os conceitos de design. Modelos 3D podem ser criados para explicar aspectos dos currículos das escolas.
  • Fabricação de produtos de uso final: As impressoras 3D apresentam novas possibilidades para varejistas, designers e muito mais. Até produtos de metal (como jóias) podem ser impressos e personalizados feitos para os clientes.

Como a impressão 3D está mudando as indústrias

A impressão 3D transformou as indústrias nos últimos anos. Aqui estão algumas das principais inovações de 2018 e 2019:

Inovações na impressão 3D em 2018

2018 foi um ano decisivo para a manufatura aditiva. Nesse ponto, as pessoas se perguntavam se a impressão 3D seria o futuro, de repente, perceberam que realmente era.
  • Imprimindo uma casa em 3D: O Instituto de Tecnologia de Massachusetts criou uma impressora 3D que pode imprimir um edifício inteiro em apenas 14 horas. Sua impressora era capaz de fabricar concreto ou material isolante, criando um espaço básico de moradia.
  • Impressão 3D no espaço: A Estação Espacial Internacional imprimiu a primeira ferramenta no espaço, usando uma impressora 3D de baixa gravidade. Isso permitiu que os funcionários acessassem as ferramentas necessárias para a manutenção muito mais rapidamente, em vez de esperar que fossem entregues da Terra.
  • Próteses impressas em 3D: Essa é uma área que progrediu significativamente em 2018. Engenheiros desenvolveram membros protéticos projetados para fins específicos (como tocar instrumentos, por exemplo). No ano anterior, a Open Bionics usou sua impressora 3D Ultimaker para criar membros de substituição para amputados.

Inovações na impressão 3D em 2019

Em 2019, um número crescente de empresas adotou a impressão 3D – estabelecendo a tecnologia como um dos desenvolvimentos mais significativos do século XXI.
  • Criando vestidos de gala: O estilista Zac Posen uniu forças com a GE Additive para vestidos de impressão 3D para o evento Met Gala. Embora essa não tenha sido a primeira vez que a impressão 3D foi usada na moda, ela foi a mais destacada até o momento. O Cincinnati Art Museum explorou a relação entre manufatura aditiva e moda em uma exposição.
futuro da impressao 3d moda
Roupas impressas em 3D por Iris van Herpen no Museu de Arte de Cincinnati
  • Impressão com materiais orgânicos: A gama de materiais para impressão 3D continuou a se expandir, com um exemplo notável sendo a introdução de materiais orgânicos. Isso significava que as práticas médicas poderiam imprimir efetivamente usando tecido biológico, ao usar bio processadores especialmente adaptados.
Leia também: A bioimpressão de órgãos é realidade?

Como a impressão 3D transformará as indústrias?

A impressão 3D já fez uma grande diferença para as indústrias ao redor do mundo. Ela acelerou processos importantes, aumentou a produtividade e, em alguns casos, até melhorou a saúde e o bem-estar. Qual o próximo patamar que a tecnologia levará as indústrias? Leia algumas previsões:

O futuro da impressão 3D na fabricação

Usando a impressão 3D, empresas como a Gerhard Schubert GmbH estão revolucionando a maneira como operam, criando “armazéns digitais” de peças e ferramentas que podem ser impressas sob demanda pelas próprias empresas e por seus clientes. Além disso, os fabricantes podem fazer uso de um crescente número estável de materiais para impressão 3D, o que permite a criação de peças resistentes ao calor e a produtos químicos, retardadores de chama, seguras contra ESD (descarga eletrostática) e muito mais.

O futuro da impressão 3D na área da saúde

Alguns dos progressos mais interessantes podem estar no setor de saúde. As próteses provavelmente se tornarão ainda mais viáveis mecanicamente, sem mencionar que ainda podem ser mais atraentes esteticamente. A bioimpressão também deve decolar em breve – com cientistas usando impressoras 3D para criar órgãos e outros tecidos humanos.

O futuro da impressão 3D na construção

Prevemos que nos próximos anos as empresas de engenharia e construção adotarão a impressão 3D em grande escala. O ano de 2018 já trouxe o desenvolvimento de uma impressora 3D capaz de fazer uma casa simples. A capacidade das empresas de construção de imprimirem as casas rapidamente do zero, então, poderá ser uma virada no jogo. Além disso, acessórios e artigos de decoração personalizados para impressão 3D podem ser uma opção. Obviamente, os arquitetos já estão à frente do jogo, usando a impressão 3D para criar modelos de design e maquetes para mostrar aos clientes.
futuro da impressao 3d arquitetura
A empresa de arquitetura Killa Design, com sede em Dubai, cria modelos 3D com um Ultimaker S5

O futuro da impressão 3D para o meio ambiente

A sustentabilidade e a consciência ecológica estão se tornando cada vez mais importantes. A KLM Royal Dutch Airlines, por exemplo, usa plástico reciclado para criar peças funcionais para uso em engenharia e manutenção. Outras organizações estão imprimindo corais artificiais para restaurar alguns dos recifes do mundo.

O futuro da impressão 3D na indústria automotiva

Filamentos flexíveis como TPU permitem que empresas automotivas criem peças que se comportam como borracha. Eles também usam a impressão 3D para criar rapidamente as ferramentas necessárias para trabalhos específicos. Parece provável que um número crescente de fabricantes também criará peças de uso final, como os Tucci Hot Rods.
futuro da impressa 3d automotiva
Peças de uso final impressas em 3D criadas por Tucci Hot Rods

Conclusão

É notável o progresso sobre a adoção das impressoras 3D nos últimos anos ao redor do mundo. No Brasil, apesar do cenário ser mais lento, muitas empresas e instituições estão apostando na tecnologia e saindo à frente da concorrência. Uma coisa é fato: O quanto antes a impressão 3D for implementada, mais rápido o consumidor final notará seu efeito positivo. E aí gostou do nosso artigo? Não esqueça de comentar e compartilhar nas redes sociais!

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS