Wishbox Technologies

5 Principais Defeitos na Impressão 3D e Como Resolver

As possibilidades de produção com a impressão 3D são incríveis e trazem muitas vantagens, no entanto, qualquer usuário da tecnologia já passou por algum momento frustrante de falhas no seu projeto.

Erros de impressão 3D podem fazer com que você perca tempo, filamento e, dinheiro! – E claro, ninguém quer passar por isso.

Como qualquer entusiasta em impressão 3D, já tivemos nosso repertório de defeitos na impressão 3D aqui na Wishbox.

Mas você sabia que a maioria desses erros poderiam ser facilmente evitados? Para isso a solução está no conhecimento!

Com base em nossas experiências e no benchmarking de outros usuários, reunimos esta lista para ajudar a diagnosticar e corrigir problemas comuns de impressão 3D.

Defeitos comuns na impressão 3D FDM:

Para ajudar a garantir a qualidade dos seus projetos, resumimos abaixo os 5 principais defeitos na impressão 3D, com suas prováveis causas e caminhos para solucionar.

Acompanhe!

1 – Defeitos na primeira camada de impressão

A primeira camada desempenha um papel importante no sucesso de uma impressão, pois ela forma a base sobre a qual mais plástico deve ser depositado.

Se a primeira camada aderir mal à superfície de impressão, a impressão pode se deslocar antes de ser concluída, levando a uma falha!

defeitos impressao 3d primeira camada de impressao

Prováveis causas

  • Bico extrusor muito perto da plataforma
  • Bico extrusor muito longe da plataforma
  • Plataforma de impressão está suja (engordurada)
  • Não está usando o material de adesão necessário para o seu filamento
  • Temperatura da mesa

Como resolver

A primeira etapa para garantir uma primeira camada bem-sucedida é limpar a plataforma de impressão, para isso você pode usar água e sabão ou um pano com álcool.

Dependendo o tipo de filamento que você estará imprimindo você pode utilizar uma fina camada de cola bastão para ajudar na adesão, ou uma fita de adesão (ex. kapton tape; blue tape; adesion sheet).

Segundo passo importante é refazer o processo de nivelamento da plataforma de impressão, seja sua impressora com processo automático ou manual.

Otimizar as configurações de impressão da primeira camada no software de fatiamento (slicer) também é uma boa ideia. Configure parâmetros como “Temperatura da plataforma” e “Velocidade de impressão da primeira camada” – recomendamos diminuir a velocidade de impressão da primeira camada.

Além disso, você ainda pode aderir a alguns recursos como raft, skirts e brim, que ajudam na adesão, preparando o bico para garantir um fluxo regular do plástico e também proporcionam uma área de superfície maior para melhor aderência.

Uma dica importante aqui é sempre acompanhar visualmente a impressão das primeiras 3 camadas do seu projeto. Se identificar algum defeito, pare, refaça os procedimentos acima, e recomece.

2 – Algumas camadas estão faltando (Sub-Extrusão)

A sub-extrusão acontece quando pouco filamento é aplicado durante uma impressão.

Isso pode resultar em lacunas, camadas ausentes e até mesmo pequenos pontos ou buracos nas camadas.

defeitos impressao 3d sub extrusao

Prováveis causas

  • Mal armazenamento do filamento
  • Entupimento parcial do bico
  • Sujeira ou obstruções no feeder (alimentador) ou no bowden (tubo guia)

Como resolver

A maioria dos filamentos para impressão 3D são sensíveis à umidade e podem perder qualidade quando armazenados em um ambiente úmido ou com poeira, sendo assim, o armazenamento dos filamentos em local seco e limpo é muito importantes para não ocorrer a sub-extrusão e outros problemas.

Quando o filamento não apresenta um fluxo adequado através do tubo de bowden e do bico de extrusão, provavelmente você tem um desses problemas: 1 – entupimento (total ou parcial) no bico; 2 – Obstrução no tubo de bowden; 3 – Sujeira nas engrenagens do alimentador (feeder).

Para resolver esse problema faça uma limpeza no bico, no tubo bownden e no alimentador.

Por isso, manter a manutenção periódica em dia, de acordo com as recomendações do seu fornecedor, vai solucionar e evitar esse tipo de problema.

3 – Buracos na superfície superior da impressão (Pillowing)

Chamam-se de pillowing o defeito de buracos ou irregularidades na camada superior da impressão 3D.

defeitos impressao 3d pillowing

Prováveis causas

Esse problema é causado principalmente pelo resfriamento inadequado das camadas superiores.

Se a superfície não esfriar de forma apropriada, as camadas deformam ao redor da estrutura de preenchimento, causando as deformações aparentes.

Como resolver

Como acontece com a maioria dos problemas de impressão, existem várias maneiras de consertar o pillowing. Uma combinação dos métodos a seguir é a melhor maneira de resolver o problema:

  • Aumente as camadas superiores: Aumente a espessura superior da peça em até seis camadas ou seis vezes a altura da camada no software de fatiamento. Isso deve ser suficiente para encobrir qualquer pillowing que ocorra.
  • Ajuste o resfriamento: Se o problema ainda estiver acontecendo, o resfriamento precisa ser melhorado. Primeiro, certifique-se de que os ventiladores de resfriamento estejam ligados e verifique se eles estão girando enquanto as camadas superiores estão imprimindo.
  • Imprima mais devagar: Diminuir a velocidade de impressão das camadas superiores no software de fatiamento, assim como aumentar a porcentagem de preenchimento pode ajudar a resolver o problema de pillowing.

4 – Fios soltos na impressão (Stringing / Cabelos de Anjo)

Conforme um bico da impressora 3D FDM se movimenta por um espaço aberto para chegar ao próximo ponto, ele pode às vezes vazar plástico derretido, que então se solidifica e gruda nas partes impressas.

Este problema deixa suas peças impressas com fios finos de plástico que se assemelham a teias de aranha ou fios de cabelo, que podem ser chamados “cabelos de anjo” ou “stringing”.

defeitos impressao 3d stringing

Prováveis causas

As principais causas de stringing são o uso de configurações de retração incorretas e a configuração de temperatura do bico muito alta.

Como resolver

Habilitar a “retração” no software de fatiamento é o método mais comum usado para combater este problema de impressão.

Essa configuração permite que, onde a extrusora tiver que cruzar um espaço vazio, o filamento será puxado para trás – só um pouquinho – pelo alimentador.

Isso evita que o plástico derretido fique para trás à medida que o cabeçote de impressão se move, porque a ação de “puxar para trás” serve como uma medida contra o escape de material.

Na maioria dos softwares de fatiamento, como o Cura, a retração geralmente é habilitada automaticamente de forma padrão.

No entanto, é sempre uma boa ideia confirmar que esta funcionalidade está habilitada, especialmente quando você começar a ver os cabelos de anjo aparecerem.

5 – Empenamento das bordas (Warping)

O empenamento (warping) ocorre devido ao encolhimento do material durante a impressão 3D, o que faz com que os cantos da impressão se levantem e se soltem da plataforma de impressão.

defeitos impressao 3d warping

Prováveis causas

No processo de impressão 3D, quando o plástico é derretido ele se expande, mas se contrai à medida que esfria.

Se o material se contrair muito, a impressão poderá ficar empenada nas bordas tocantes da plataforma de impressão.

Como resolver

Quando sua peça estiver empenada, reinicie a impressão e certifique-se de verificar o seguinte:

  • Nivele a plataforma de impressão corretamente
  • Aplique uma fina camada de cola bastão na superfície da plataforma (ou outra técnica de adesão referente ao filamento escolhido)
  • Use as configurações de temperatura indicadas para a mesa e o material escolhido
  • Se estiver imprimido em ABS ou outro material propenso ao warping procure manter sua impressora protegida de vento, fluxo de ar do ar-condicionado, ou ainda, mantenha ela enclausurada.

Conclusão

Agora que você já conhece os cinco principais erros, poderá investigar e corrigir os seus problemas de impressão com mais facilidade.

Uma dica é que uso de um equipamento e filamentos de boa qualidade irão economizar seu tempo e assegurar melhores resultados, por isso procure um fornecedor confiável e especializado, como a Wishbox.

Ainda assim, recomendamos que todos os cuidados preventivos sejam tomados periodicamente de acordo com a especificação do equipamento, pois dessa forma você pode evitar os problemas e custos decorrentes das falhas de impressão.

Para ficar sempre por dentro do mercado da impressão 3D, siga acompanhando as postagens do nosso blog e inscreva-se na newsletter.

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS