Embraco acelera desenvolvimento com impressão 3D

Nosso cliente Embraco, multinacional com foco em soluções inovadoras para refrigeração, tem apostado na impressão 3D para a montagem de mockup’s (modelos) para a avaliação de mecanismos.

A Embraco é uma multinacional com mais de 40 anos no mercado e atua com foco em soluções inovadoras para refrigeração. Estabelecida em Joinville – Santa Catarina e também em diversos países, a empresa mantém o compromisso de investir cerca de 3% a 4% da receita líquida anualmente em pesquisas e desenvolvimento. Além disso, a companhia é pioneira no uso de gás natural de refrigeração e em ações voltadas à logística reversa com o propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A impressora 3D tem se tornado cada vez mais conhecida pelas empresas e a sua aplicação aos processos de manufatura tem contribuído para impulsionar a indústria 4.0. Na opinião de equipes de desenvolvimento de mecanismos da Embraco, multinacional com foco em soluções inovadoras para refrigeração, a mudança da manufatura de protótipo tradicional para o novo modelo de desenvolvimento é um entendimento claro que esse é um movimento sem volta e que será competitivo no futuro quem conseguir aplicar essas tecnologias de forma econômica e em larga escala.

No caso da Embraco, a experiência já se soma mais de 10 anos de aplicações em manufatura aditiva (impressão 3D), algo que teve início muito antes da multinacional adquirir seu próprio equipamento. Com essa vivência do uso da manufatura aditiva teve a contribuição mais assertiva para a escolha do melhor modelo a ser implantado internamente.

ultimaker
Impressora Ultimaker 2 Extended, utilizada pela Embraco.

Sempre em busca de novas tecnologias para a inovação em seus mecanismos, tanto para a manufatura quanto para o desenvolvimento, a indústria adquiriu a aclamada impressora 3D Ultimaker 2+ Extended. O produto foi escolhido pela Embraco por ser a melhor solução em impressão 3D Desktop do mercado. As impressoras da Ultimaker são precisas, rápidas, silenciosas e utilizam todos os tipos de materiais do mercado, inclusive PP (Polipropileno), PC (Policarbonato) Nylon e TPU (material flexível), além de ter uma ótima relação custo benefício.

Com base na ampla experiência e constantes avanços tecnológicos do principal polo de pesquisa e desenvolvimento da multinacional Embraco, que está localizado no Brasil com 11 laboratórios e um grande time de engenharia de ponta. 

embraco
Fernando Schiessl

 

Conversamos com Fernando Schiessl de Souza, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento. Ele ressaltou os principais benefícios obtidos pela empresa com a incorporação da impressão 3D.

 

 

 

 

Veja as vantagens que a empresa teve ao implantar a impressora 3D internamente:

Verificação de parâmetros

Uma das vantagens do uso da impressora 3D segundo Fernando é a resposta mais rápida para as próximas etapas do processo de fabricação, onde se verifica parâmetros e padrões invariáveis para estabelecer processos e ferramentas otimizados para uma linha de montagem.

Economia de tempo

Outra facilidade está no processo de implantação de projetos. De acordo com Fernando, o estudo no desenvolvimento de novos moldes para injeção de plásticos através da impressora 3D permitiu economizar tempo e evitar o reprocesso, ou seja, o retrabalho.

Novas soluções aplicadas aos produtos

Lançamentos recentes dos produtos da Embraco contaram com o uso e aplicações em impressão 3D em alguma fase ou ciclo dos projetos, tanto nos testes ou em ferramentas e gabaritos. Além disso, através da equipe de pesquisa e desenvolvimento de produtos, novas soluções são trazidas para a empresa constantemente.

Leia também: Como alinhar sua Empresa ao conceito da Indústria 4.0.

Testes de conceitos na Embraco

Após o teste de conceito do projeto, levar as peças para engenharia para fazer os possíveis ajustes torna-se muito  mais ágil. É o caso da impressão de compressores, por exemplo, que quando são impressos protótipos fiéis ao projeto, torna-se possível ter uma resposta da engenharia mais rápida também.

Ultimaker 2 Extended
Embraco utilizando a Ultimaker 2 Extended para desenvolver seus mockup’s

Depois de saber que as resposta rápidas dentro dos processos, a economia de custos e de tempo e a possibilidade de aplicação da impressora 3D em alguma fase do projeto foram as grandes mudanças vistas pela Embraco, a Wishbox sugere que você e sua empresa também dê esse grande passo e veja a grande transformação que uma impressora 3D pode causar, afinal, a melhor forma de inovar uma empresa e permitir sua sobrevivência no mercado é com a inserção de novas tecnologias!

Leia também o caso de sucesso da Fortlev.

indústria

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados